Muitas pessoas já passaram por um pé de ingá e ficaram se perguntando o que seria aquela planta. Algumas até a ignoram por não saberem que o ingazeiro dá origem a uma fruta comestível e que pode trazer diversos benefícios para a sua saúde.
O ingá, cujo nome científico é Ínga edulis Mart, é fruto de uma árvore chamada ingazeiro, e ele possui uma aparência um pouco fora do convencional .
A fruta possui um formato de vagem, e sua casca tem uma coloração verde que tende a ficar amarelada. Já a sua polpa é bem branca, envolvendo suas pequenas sementes, sendo dividida em pequenos gomos que se estendem por toda a casca, apresentando um sabor adocicado e uma textura mais mole e aquosa.
Apresenta um tamanho variável dependendo da variedade da fruta. Além de sua aparência e sabor, o que ingá costuma chamar muita atenção pelos benefícios que pode oferecer à saúde de quem o consome.
Quer saber mais sobre essa fruta? Então continue acompanhando as informações que trouxemos para você.
Embora tenha se adaptado muito bem ao clima do nosso país, o Ingá é uma fruta nativa dos países da América Central. Além de dar origem ao fruto que nos serve como um tipo de alimento, o ingazeiro é muito utilizado por esses povos como uma espécie de protetor para plantações de café, já que a árvore é capaz de produzir uma grande sombra.
Com o passar dos anos, o fruto foi trazido para o Brasil e começou a ser cultivado aqui também com grande sucesso. Embora possa ser encontrado em diversas regiões do país, o ingá é visto com mais facilidade na região da Amazônia. Em algumas regiões do país a fruta pode ser conhecida como:
O ingá é uma fruta que tem se mostrado extremamente benéfica ao nosso organismo, devido às suas propriedades advindas da combinação de vitaminas e nutrientes que a compõem. Entre os diversos nutrientes que o fruto possui podemos destacar a vitamina A e o grande teor de cálcio presente em sua polpa.
O consumo de ingá traz inúmeros benefícios para quem o consome de forma regular. Sendo assim, confira a seguir de que forma essa fruta pode melhorar a sua qualidade de vida:
O ingá é uma fruta que possui um alto nível de substâncias antioxidantes, que são famosas por combater os chamados radicais livres. Sendo assim, além de ajudar a combatê-los, esse fruto também se mostra como um aliado poderoso, uma vez que também auxilia na recuperação de células danificadas pela presença dessas substâncias prejudiciais à nossa saúde.
Só quem sofre com as crises de enxaqueca sabe o quanto é ruim, ainda mais nas situações onde alguns medicamentos encontrados na indústria farmacêutica não são capazes de aliviar as dores.
O que muitas pessoas não sabem é que o ingá, tanto in natura, como na forma de suco, pode ser um poderoso remédio natural, ajudando a amenizar de forma muito eficiente os sintomas causados pelas crises de enxaqueca.
A presença de vitamina A e outros nutrientes com poder antioxidante também contribui muito positivamente para manter o nosso sistema imunológico mais forte e preparado para combater infecções e outras patologias que podem atingir o nosso organismo.
Devido ao grande teor de cálcio presente em sua composição, o ingá é um excelente aliado na manutenção da saúde dos ossos. Além disso, esse alimento também se mostra como um excelente meio de prevenção para doenças que atingem essa estrutura, como, por exemplo, a osteoporose.
Uma das utilizações mais famosas do ingá com fins de promover melhora da saúde e do bem-estar em geral é justamente o seu poder cicatrizante. É comprovado que a casca do ingá pode ser uma ótima forma de cicatrizar ferimentos mais superficiais.
O chá feito a partir do ingá já se mostrou como um excelente medicamento natural para o tratamento de algumas doenças que podem atingir o nosso sistema respiratório, como, por exemplo, a bronquite.
A combinação de vitaminas e minerais presentes no ingá fazem com que essa fruta atue de forma assertiva no tratamento de algumas doenças crônicas que podem trazer sérios riscos à nossa saúde, como o diabetes.
Embora seja uma fruta que pode ser encontrada facilmente, o ingá não costuma ser encontrado para comercio em feiras e mercados. Sendo assim, é possível conseguir o acesso à fruta através da colheita em árvores encontradas no meio ambiente.
O ingazeiro costuma ser encontrado próximo à margem de rios e brejos, devido à sua preferência por solos mais úmidos. Além disso, o seu cultivo se mostra bem simplificado e, dentro de até dois anos de seu plantio, já é possível constatar o seu amadurecimento e a presença de frutos que tendem a aparecer entre os meses de dezembro e fevereiro.
Normalmente o consumo do ingá se dá em sua forma in natura ou na realização de sucos, vitaminas ou chás a partir do mesmo. Por ter um sabor mais adocicado, a sua ingestão costuma agradar até mesmo os paladares mais exigentes.
E então, você já tinha visto ou provado o ingá alguma vez? Os benefícios que o seu consumo regular pode oferecer a nossa saúde são realmente incríveis. Sendo assim, dê uma maior atenção da próxima vez que encontrar um pé de ingá por ai e usufrua de todas as suas propriedades!
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…