O Filé Mignon provavelmente é o corte do boi mais conhecido e apreciado ao redor do mundo. Isso acontece porque é uma carne que se destaca por sua bela coloração e maciez, resultado do fato de estar localizada no lombo, região que não se exercita fisicamente. Então, não tem músculos que a endureçam.
Além disso, não tem quase nenhuma gordura, e assim costuma ser muito recomendada para quem não pode comer muita por questões de saúde ou dieta. Por tudo isso, e mesmo estando perto dos ossos, o filé mignon não tem um sabor tão acentuado quanto outros cortes na mesma situação, como o contrafilé.
Mas, como já foi dito, é mais macio que todos eles. Além disso, é um tipo de carne muito fácil de se preparar, tanto nos restaurantes mais luxuosos quanto em casa; por isso, é considerado uma segurança em qualquer cardápio.
Aqui neste texto, vamos conferir a tabela nutricional do filé mignon, seus benefícios, como prepará-lo e algumas receitas. Continue lendo!
Falar de filé mignon é falar de carne de boi, ou seja, ele tem todos os nutrientes e propriedades encontrados na carne bovina. Ele é rico em proteínas e vitaminas, veja só.
A peça de filé mignon tem 2 kg, e corresponde a apenas 2% de toda a carcaça do boi. Por estar numa área não exposta a esforço físico, é uniformemente macia e suculenta. Mas, visualmente falando, é possível dividi-la em três partes: cabeça, coração e rabo. Cada uma delas dá variados tipos de corte, que diferem entre si apenas pela altura (espessura) e peso.
Do coração é que são retirados os considerados mais nobres (nesta ordem, sua altura e peso médio vão decrescendo): chateaubriand, que pesa 400g; tournedos (200g); medalhões (100g) e os escalopes (50g). Eles costumam ser vendidos dentro de plásticos para que mantenham seu formato. Considera-se que, quanto mais espesso o pedaço, melhor para se preparar.
A cabeça e o rabo, que são as partes mais pontudas da peça, dão o paillard, que deve ser socado até chegar a uma espessura de menos de 1 cm, o estrogonofe (em tiras) e o goulash (em cubos).
Pela falta da gordura não dá para comparar o sabor com, por exemplo, uma picanha. Mas, se bem preparado, tem um sabor característico, apesar de suave. Por ser menos forte, deve ser levemente temperado, para que ele seja realçado, e não mascarado pelos temperos.
É uma carne que aceita os mais variados molhos e de acompanhamentos. Alguns exemplos de molhos: mostarda, quatro queijos, roquefort, gorgonzola, funghi. Alguns exemplos de acompanhamentos: saladas, fritas, purê de batata, mandioquinha, massas frescas ou recheadas, arroz de forno ou branco, risotos, ovo, cebola.
O filé mignon também é famoso por ser muito fácil de preparar e extremamente versátil. Há quem goste de simplificar ao máximo: temperar com sal e pimenta-do-reino e dourá-lo em todos os lados numa frigideira com um fio de óleo. Mas aqui vai uma receitinha um pouco mais elaborada de como preparar esta carne para, por exemplo, as receitas que vêm a seguir.
Deixe-o fora da geladeira 30 minutos antes de cozinhá-lo, para que ele atinja a temperatura ambiente. Tempere com sal e pimenta. Com a frigideira em fogo alto, adicione umas colheres de óleo ou azeite – o objetivo deste cozimento em alta temperatura é o de obter uma boa camada seladora do lado de fora: saborosa, crocante e com boa aparência.
Então, coloque o filé mignon na frigideira e deixe-o lacrar por 3 a 4 minutos, dependendo da espessura. Não toque, não mexa e não corte a carne durante esse processo, pois pode fazê-la secar pela perda do seu suco. Apenas deixe-a selar. Vire o bife e deixe selar o outro lado por mais 3 ou 4 minutos.
Perto do final desse segundo tempo, adicione duas colheres de sopa de manteiga e a erva de sua escolha (alecrim, tomilho etc.). Nunca deixe tempo demais na frigideira, para o bife não secar. Para filés mais bem passados, após esse processo, recomenda-se levar ao forno já bem quente por mais dois minutos para terminar o seu cozimento.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…