Oriunda da planta de papoula (nome científico: Papaver somniferum) ou Papoila-dormideira, essas sementes não contêm propriedades narcóticas.
Elas são minúsculas e desformes em forma de ardósia azul, com textura nítida e gosto semelhante à noz.
São comumente servidas com pão aromatizado, bolos, pãezinhos e biscoitos. As sementes de papoula são geralmente enfarinhadas em cima dos pratos, utilizadas como decoração ou especiarias no queijo, ovos, crosta de torta, biscoitos, bolos, saladas, molho, molhos para carne e peixe, vegetais e macarrão.
Fritá-las delicadamente em uma frigideira seca faz com que fiquem crocantes e reforcem o sabor agradável de nozes. Na Índia, sementes de papoula são usadas para temperar ou como condimento.
Sementes de papoula são cultivadas há mais de 3.000 anos. Durante o século II, mulheres utilizavam as flores da planta como substância controlada com a finalidade de medicação.
Países muçulmanos e árabes já usavam compostos controlados como drogas e narcóticos durante o século VI. As sementes de papoula são plantadas em muitas nações europeias e em países como Austrália, Índia e Turquia.
Além de utilizadas como ingrediente em diferentes alimentos, essas sementes são comprimidas para fabricar o óleo da semente de papoula aromatizado com propriedades nutritivas.
Esclarecendo:
As pessoas comumente expressam preocupação com as substâncias narcóticas encontradas nas flores da planta cujas sementes de papoula são originadas.
Embora seja verdade que a semente pura da planta possui alcaloides como a morfina, um analgésico que provocar dependência, as sementes maduras usadas para os preparativos contem apenas rastros que não aparentam promover qualquer tipo de vício.
No entanto, devemos ter no pensamento que apenas os vestígios dos alcaloides resultam um falso positivo nos testes de drogas.
Uma vez ingeridas, os alcaloides ficarão no interior do corpo até 2 dias e, portanto, as averiguações contínuas dos resultados precisam ser realizadas.
A planta da papoula é uma erva bienal de origem leste mediterrânea e Ásia menor pertencente à família Papaveraceae, no gênero: Papaver.
Antigos egípcios sabiam da colheita de sementes de papoula das flores. Através dos comerciantes árabes, o cultivo do ópio se espalhou para a Pérsia.
Hoje, as sementes de papoula são uma cultura comercial bem estabelecida em muitas partes do mundo, incluindo República Tcheca, Alemanha, Turquia, França, Índia e regiões da Europa Oriental.
A planta da papoula cresce até 1,5 metros de altura. Exige plena luz solar e solo fértil para florescer. Dependendo da sua variedade, as flores lilás, azuis, vermelhas ou brancas aparecem durante a primavera em pedúnculos longos que posteriormente se transformam em frutas de forma globular ou oval (cápsulas de sementes).
Cada cabeça de fruta de papoula globular (cápsula) mede cerca de 4-6 cm de comprimento e 3-4 cm de diâmetro, contém inúmeras sementes pequenas, em forma de feijão, que chocalham quando agitadas dentro das cápsulas secas.
Cada 100 gramas de sementes de papoula contêm:
A seleção certa de itens comestíveis é fundamental, principalmente no cenário atual, quando a modificação de alimentos é um episódio comum. No que diz respeito às sementes de papoula, existem diversas variedades que se diferenciam nas cores de marfim a bege, cinza claro a cinza escuro, preto ou azulado dependendo do tipo de cultivo.
A variedade europeia chamada Maw é de cor cinza escuro, a variedade indiana é marfim para bege, enquanto a variedade turca é de cor marrom-tabaco. As sementes de papoula estão disponíveis na forma fresca e moída.
Têm um alto teor de gorduras poli-insaturadas e, portanto, são vulneráveis à oxidação. Assim, podem ficar rançosas facilmente. Certifique-se de comprar sementes inteiras de ótima qualidade em uma loja autêntica com venda adequada para ter garantias que estejam frescas. Elas devem ser pequenas e leves.
A melhor forma de guardar sementes de papoula é mantê-las em um lugar fresco, seco e escuro num recipiente hermético. Elas podem continuar frescas por até 6 meses. E devem ser mantidas longe da umidade.
Muita gente se pergunta sobre as sementes de papoula e para que servem. As sementes de papoula são usadas em várias culturas para transmitir o rico sabor de noz às receitas.
Antes de usá-las, limpe as sementes adequadamente para remover qualquer tipo de pedra. Elas devem ser embebidas em água morna ou leite durante 2 horas. Elimine o líquido e deixe secar. Estas sementes embebidas podem ser usadas sozinhas ou unidas com outras especiarias para engrossar os molhos.
A papoula, em geral, é usada na forma de sementes inteiras, moídas, além de pasta grossa ou fina em receitas.
Os efeitos alérgicos às sementes de papoula são raros. Elas podem ser utilizadas com segurança, mesmo em mulheres grávidas e crianças.
Esportistas, no entanto, precisam ter em mente que podem atestar falsos positivos quando consumem itens alimentares contendo sementes de papoula por substâncias opiáceas proibidas, como morfina, codeína, etc.
No entanto, esses compostos podem não ser suficientemente altos para produzir efeitos colaterais de drogas narcóticas.
O óleo da semente de papoula possui um sabor de noz agradável e está a salvo de qualquer um dos efeitos colaterais sinistros de vários outros produtos vegetais da papoula, como o ópio.
Cerca de metade das sementes da papoula contém óleos voláteis essenciais e ácidos graxos saudáveis. O ácido linoleico e ácido oleico são dois destes dignos de menção.
O ácido oleico suporta menor colesterol ruim e maior colesterol bom, LDL e HDL, respectivamente. Isso ajuda a garantir uma boa digestão das fibras e diminui o colesterol ruim no sangue.
Ao longo do século XIX, utilizou-se o óleo da semente de papoula para diferentes funções, incluindo óleo para combustível de lâmpada, para cozinhar, fazer verniz e para fazer sabão e tinta.
Hoje o óleo da semente de papoula é usado para as mesmas coisas, e adiciona a isso inúmeras aplicações farmacêuticas e culinárias. Ele é usado como item farmacêutico para várias drogas e também é adicionado aos óleos de azeitona e amêndoa.
Não podemos esquecer os usos culinários mais importantes, que são como molho de salada ou base de molho. O óleo da semente de papoula faz um fabuloso curativo de gordura saudável.
Durante décadas, o óleo tem sido usado para tratar tumores, este óleo tem propriedades semelhantes ao lipiodol, que é integral no tratamento do carcinoma hepatocelular (Câncer primário no fígado – HCC).
O óleo da semente de papoula é mais estável que muitos outros óleos, sendo assim é menos provável que fique rançoso.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…