Quinoa é um dos alimentos saudáveis mais populares do mundo. Ela não tem glúten, é rica em proteínas e é um dos poucos alimentos vegetais que contêm todos os nove aminoácidos essenciais.
Também é rica em fibras, magnésio, vitaminas B, ferro, potássio, cálcio, vitamina E, fósforo e vários antioxidantes benéficos.
Os grãos antigos são referidos como tais porque permaneceram praticamente inalterados por centenas ou milhares de anos. Quinoa era conhecida pelos Incas como “a mãe de todos os grãos” e foi cultivada pela primeira vez há mais de 5.000 anos.
Embora haja centenas de tipos cultivados de quinoa, as versões mais comuns encontradas nas lojas são quinoa branca, vermelha e preta.
Aqui estão algumas informações relevantes sobre a quinoa que serão expostas com mais detalhes no decorrer do texto.
Tem como nome científico Chenopodium quinoa, da família Amaranthaceae. Os pequenos flocos que você conhece como quinoa são sementes da planta de quinoa de Chenopodium, uma planta de folhas largas que produz sementes em vez de frutas. Ao contrário dos grãos reais, como trigo e cevada, que crescem em gramíneas, as plantas de quinoa cultivam sementes comestíveis.
Enquanto a maioria de nós está acostumada a ver a quinoa branca mais comum, existem cerca de 120 variedades em todo o mundo.
Quinoa fornece uma maior quantidade de antioxidantes do que outros grãos comuns utilizados em uma dieta sem glúten. A maioria dos produtos sem glúten consiste em farinha de milho, arroz ou batata e não possuem os nutrientes que os produtos que incorporam quinoa podem fornecer.
As sementes de pseudocereais podem ser moídas em farinha, tal como outros grãos e cereais.
No entanto, nutricionalmente, a quinoa é considerada um grão inteiro. Os grãos inteiros incluem toda a semente de grãos intactos sem remover nenhuma das suas partes.
Consumir 2-3 porções de alimentos integrais por dia pode reduzir o risco de Doença Cardiovascular, Diabetes Tipo 2, Pressão Alta, Câncer de Colo e Obesidade. Muitos estudos mostraram que, à medida que aumenta a ingestão de grãos inteiros, o risco para as 5 dessas condições relacionadas ao estilo de vida diminui. Recomenda-se o consumo de 48 gramas de grãos integrais por dia para grandes benefícios à saúde do homem.
Este é o teor de nutrientes em 1 xícara (185 gramas). Isto aplica-se a quinoa cozida:
Atualmente, você pode comprar quinoa e produtos feitos com ela no mundo todo, especialmente em lojas de alimentos saudáveis, supermercados e restaurantes que enfatizam alimentos naturais, por preços bem atraentes.
Dependendo do tipo de quinoa, pode ser importante enxaguar com água para se livrar das saponinas, que são encontradas na camada externa e podem ter um sabor amargo.
No entanto, algumas marcas já foram enxaguadas, então isso pode não ser necessário.
A quinoa pode ficar pronta para comer em apenas 15-20 minutos:
Quando absorver a maior parte da água, a quinoa deverá ter uma textura esponjosa. Se for feita direito, ficará com um sabor suave e satisfatório de noz.
É fácil incorporar quinoa em sua dieta, basta usá-la no lugar do arroz em qualquer receita. Seus grãos pequenos cozinham em apenas 15 minutos.
Quinoa tem um sabor de noz sútil que a torna um ingrediente versátil na cozinha. Pode ser usada no cozimento ou como flocos no café da manhã.
Também funciona bem em pratos quentes, saladas frias e até mesmo em hambúrgueres.
Primeiramente, é importante saber que:
Quinoa branca – Esta é a variedade de quinoa mais vendida, e leva a menor quantidade de tempo para cozinhar. Às vezes é conhecida como quinoa de marfim.
Quinoa vermelha – Porque não perde a forma facilmente, os cozinheiros preferem usar este tipo de quinoa em saladas frias ou outras receitas onde a textura de um grão distinto é preferida.
Quinoa preta – O sabor da quinoa preta é diferente das variedades branca e vermelha, com um perfil de sabor terroso e doce. Demora mais tempo para cozinhar, precisando cerca de 15-20 minutos para ser completamente feita.
Tempo de Preparação: 20 minutos.
Cozimento: 45 minutos.
Rendimento: 4 porções.
Calorias: 522
Este jantar engloba 7 gramas de fibras e 48 gramas de proteína anuladora de barriga em cada porção, além de sustenta-lo.
Ingredientes: quinoa branca, caldo de galinha de baixo teor de sódio, feijão verde, peito de frango desossado, sal, pimenta preta, folhas de salsa, folhas de hortelã, limão, suco de limão, azeitonas pretas, azeite.
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a 176ºC. Coloque a quinoa na base do forno. Enquanto isso, em uma panela, leve o caldo de galinha em fogo médio. Despeje sobre a quinoa. Cubra e asse por 10 minutos. Mexa a quinoa, coloque o frango e o feijão e polvilhe com sal e pimenta. Cubra o prato firmemente com papel alumínio e asse até que a quinoa esteja macia e o frango esteja cozido, de 25 a 30 minutos.
Faça gremolata: Em uma tigela, misture salsa, hortelã, suco de limão, o limão, azeitonas e o azeite até ficarem bem combinados. Divida o frango e a quinoa entre 4 pratos. Coloque o gremolata sobre eles e sirva.
É possível ter uma alergia alimentar à quinoa. Os sintomas comuns desta alergia seriam dor de estômago e pele com coceira.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…