Com uma aparência muito semelhante à da nossa já conhecida jabuticaba, a Grumixama é uma frutinha muito versátil e extremamente saborosa. A árvore que dá origem à fruta recebe o mesmo nome e serve de matéria-prima para diversos tipos de produtos.
Já a sua aparência faz com que ela possa ser confundida com a jabuticaba, porém o seu parente mais próximo é a pitanga. Logo quando a fruta nasce, a sua casca apresenta uma cor amarela, porém, ao amadurecer, sua casca adota uma coloração roxa/cor de vinho bem escuro e o seu interior possui uma semente globulosa.
Embora seja uma fruta pequena, é rica em componentes essenciais para manter a saúde do nosso organismo e que vem ganhando cada vez mais adeptos de seu consumo regular. Quer conhecer mais sobre a grumixama? Então acompanhe as informações que trouxemos a seguir.
Embora não seja uma fruta tão popular em algumas regiões do Brasil, a grumixama é uma fruta de origem totalmente brasileira. Sua primeira aparição se deu na mata atlântica e o seu cultivo se estende desde a Bahia até Santa Catarina, sendo uma planta que se adapta muito bem a diversos tipos de climas.
Além do nome grumixama, a fruta pode receber diversos outros tipos de denominações, podendo ser conhecida em outras regiões do país como cumbixaba, ibaporoiti, comicha ou cereja brasileira.
Os componentes presentes nessa pequena fruta fazem com que ela possa ser considerada por muitos como uma pequena notável. Isso porque ela é composta por diversas vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
Além disso, esses nutrientes estão todos presentes em altas concentrações, fazendo com que a grumixama seja ainda mais especial. Confira a seguir os seus principais componentes:
Como dissemos anteriormente, a grumixama é uma fruta muito rica em benefícios para a saúde. Outra curiosidade sobre a fruta é que ela pode ser totalmente aproveitada, sendo que até mesmo a sua casca pode trazer pontos positivos a sua saúde.
Além de proteger as células pancreáticas, a grumixama também melhora a sensibilidade do organismo à insulina, ajudando assim a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente após as refeições.
Outro benefício que o consumo de grumixama pode trazer para a saúde é devido ao seu grande poder diurético, além de auxiliar aumentando a eliminação dos líquidos corporais que estão em excesso no nosso organismo e ajudando a diminuir o inchaço e todo o desconforto causado pelo acúmulo de líquidos.
Por ser rica em antioxidantes, a fruta possui uma função muito importante na manutenção da saúde dos olhos. Tudo isso porque, ao ficar em constante exposição à luz solar, os olhos passam a produzir uma quantidade maior de radicais livres, ficando mais propensos ao desenvolvimento de doenças, como a catarata, por exemplo.
Sendo assim, devido à grande quantidade de vitamina C e antioxidantes presentes na fruta, a grumixama se torna um aliado poderoso quando o assunto é a saúde dos olhos.
Já não é novidade para a maioria das pessoas que a vitamina C é um amigo e tanto do sistema imunológico. A ingestão regular desse nutriente é essencial para manter um sistema imune forte e saudável para combater doenças e infecções.
Por ser uma fruta de sabor doce extremamente agradável, a grumixama pode ajudar na sua dieta, sendo uma substituta perfeita para aqueles dias em que você só consegue pensar em doce. Além disso, seus nutrientes ajudam a manter o corpo mais saudável e em plena forma.
A vitamina C e os antioxidantes em conjunto são ótimos aliados para prevenir e retardar os efeitos nocivos do envelhecimento para a nossa pele. Isso porque essas substâncias presentes em grandes concentrações na grumixama contribuem para manter a pele mais lisa e livre de manchas.
Além disso, o consumo da fruta é capaz de estimular a produção de colágeno, contribuindo assim para uma pele de aparência mais jovem, firme e cabelos e unhas mais fortes e saudáveis.
Como já dissemos a casca da grumixama também possui propriedades que podem ajudar na manutenção da sua saúde. Uma dessas funções é justamente o seu efeito expectorante, mantendo o sistema respiratório livre de secreções e diminuindo o risco de infecções mais graves. O consumo da fruta in natura também se mostra altamente eficiente para prevenir doenças do trato respiratório.
Por ser uma fruta tipicamente brasileira, encontrar locais que comercializem a grumixama não é algo muito difícil dependendo da região. Porém, se você deseja ter uma muda da fruta em sua casa, é necessário se atentar a alguns fatores.
É possível encontrar a muda sendo vendida em alguns locais especializados, e o seu plantio é fácil, uma vez que a planta possui certa resistência a mudanças climáticas. Entretanto, o seu crescimento é lento, sendo que a árvore passa a dar frutos cerca de 3 a 4 anos depois, mais especificamente entre os meses de novembro e dezembro.
A grumixama é um fruto muito versátil, podendo ser consumida in natura ou como base para receitas de doces e geléias.
Já se você adquiriu a grumixama com a intenção de utilizá-la como forma de tratamento para tosse produtiva, o ideal é retirar somente a casca da fruta, dispensando a sua polpa e semente, e fervê-las em água, obtendo uma espécie de chá a partir delas.
Se interessou pelas propriedades da grumixama? Embora seja uma fruta pouco conhecida, é inegável que os benefícios que o seu consumo traz para a nossa saúde são verdadeiramente incríveis, não é mesmo?
Então corra para o mercado mais próximo e comece a aproveitar o quanto antes todas as propriedades que essa deliciosa fruta pode nos oferecer.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…