Chamada cientificamente de Hordeum vulgare, da família Poaceae, a cevada é uma gramínea cerealífera maravilhosamente versátil, com um rico sabor e uma atraente massa cheia de consistência.
Sua aparência se assemelha às bagas de trigo, embora tenha uma cor ligeiramente mais clara. A cevada germinada é naturalmente alta em maltose, um açúcar que serve de base para o edulcorante de xarope de malte. Quando fermentada, a cevada é usada como ingrediente na cerveja e outras bebidas alcoólicas.
Originou-se na Etiópia e no Sudeste Asiático, onde foi cultivada por mais de 10.000 anos. A cevada foi usada por civilizações antigas como alimento para humanos e animais, bem como para fazer bebidas alcoólicas.
A primeira receita conhecida para o vinho de cevada remonta a 2800 a.C, na Babilônia. Além disso, desde a antiguidade, a água da cevada era usada para vários fins medicinais.
A cevada desempenhou um papel importante na cultura grega antiga como o grão da criação do pão e também como um alimento importante para os atletas, que atribuíram grande parte de sua força às dietas de treinamento contendo cevada.
Como o trigo era muito caro e não estava vastamente disponível na Idade Média, muitos europeus nessa época faziam pão de uma combinação de cevada e centeio. No século XVI, o espanhol introduziu cevada na América do Sul através de plantações, enquanto os colonos ingleses e holandeses do século XVII levaram para os Estados Unidos.
Hoje, os maiores produtores comerciais de cevada são o Canadá, Estados Unidos, Federação Russa, Alemanha, França e Espanha. A cevada é uma fonte muito boa de molibdênio, manganês, fibra dietética e selênio. Ela também serve como uma boa fonte de cobre, vitamina B1, cromo, fósforo, magnésio e niacina.
A cevada é comumente comprada de duas formas: descascada e perolada. A cevada descascada sofreu um processamento mínimo para remover apenas o invólucro exterior não comestível, deixando o farelo e o germe intactos. A cevada perolada teve a camada de farelo removida juntamente com o casco.
A cevada é um grão de cereais importante, geralmente encontrado em pão, bebidas e várias receitas de todas as culturas. Foi um dos primeiros grãos cultivados na história e, até hoje, continua a ser um dos alimentos mais amplamente consumidos, globalmente.
A cevada e outros derivados de grãos integrais estão rapidamente ganhando popularidade ao longo dos últimos anos, devido aos vários benefícios que eles fornecem para a saúde.
Os grãos integrais são fontes importantes de fibras alimentares, vitaminas e minerais que não são encontrados em grãos refinados ou “enriquecidos”.
Quando refinados, os grãos perdem certos componentes (especificamente, farelo e germe), que também removem a maioria das fibras e nutrientes naturalmente encontrados em grande parte dos grãos.
A cevada é relativamente baixa em calorias, alta em fibras e embalada com vitaminas e nutrientes. Sua casca é especialmente benéfica, devido ao seu teor de farelo.
A escolha de grãos inteiros em vez dos processados reduz o risco de diversas doenças crônicas como obesidade, diabetes, doença cardíaca e câncer.
Embora a cevada não seja tão popular como outros grãos inteiros tal qual a aveia, trigo ou mesmo a quinoa (o grão do momento), a cevada tem benefícios impressionantes para nutrir e prevenir doenças.
A cevada é um grão simples que a maioria de nós conhece pela cerveja, mas poucos sabem dos diversos benefícios para a saúde e beleza.
Meia xícara de cevada descascada contém:
Como todos os grãos, antes de cozinhar a cevada, enxague-a totalmente em água corrente e, em seguida, remova qualquer sujeira ou detrito que você possa encontrar.
Após o enxágue, adicione uma parte de cevada para três partes e meia de água fervente ou caldo.
Depois que o líquido voltar a ferver, abaixe o fogo, mexa e tampe a panela. A cevada perolada deve ser cozida durante cerca de uma hora, enquanto a cevada descascada deve ser cozida por cerca de 90 minutos.
Com essas dicas você pode aumentar seu consumo de cevada em mais de uma maneira, descobrindo de muitas formas práticas para que serve o grão.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…