Benefícios da Cevada para a saúde

Chamada cientificamente de Hordeum vulgare, da família Poaceae, a cevada é uma gramínea cerealífera maravilhosamente versátil, com um rico sabor e uma atraente massa cheia de consistência. 

Sua aparência se assemelha às bagas de trigo, embora tenha uma cor ligeiramente mais clara. A cevada germinada é naturalmente alta em maltose, um açúcar que serve de base para o edulcorante de xarope de malte. Quando fermentada, a cevada é usada como ingrediente na cerveja e outras bebidas alcoólicas. 

Originou-se na Etiópia e no Sudeste Asiático, onde foi cultivada por mais de 10.000 anos. A cevada foi usada por civilizações antigas como alimento para humanos e animais, bem como para fazer bebidas alcoólicas. 

A primeira receita conhecida para o vinho de cevada remonta a 2800 a.C, na Babilônia. Além disso, desde a antiguidade, a água da cevada era usada para vários fins medicinais.

A cevada desempenhou um papel importante na cultura grega antiga como o grão da criação do pão e também como um alimento importante para os atletas, que atribuíram grande parte de sua força às dietas de treinamento contendo cevada.

Como o trigo era muito caro e não estava vastamente disponível na Idade Média, muitos europeus nessa época faziam pão de uma combinação de cevada e centeio. No século XVI, o espanhol introduziu cevada na América do Sul através de plantações, enquanto os colonos ingleses e holandeses do século XVII levaram para os Estados Unidos.

Hoje, os maiores produtores comerciais de cevada são o Canadá, Estados Unidos, Federação Russa, Alemanha, França e Espanha. A cevada é uma fonte muito boa de molibdênio, manganês, fibra dietética e selênio. Ela também serve como uma boa fonte de cobre, vitamina B1, cromo, fósforo, magnésio e niacina.

A cevada é comumente comprada de duas formas: descascada e perolada. A cevada descascada sofreu um processamento mínimo para remover apenas o invólucro exterior não comestível, deixando o farelo e o germe intactos. A cevada perolada teve a camada de farelo removida juntamente com o casco.

A cevada é um grão de cereais importante, geralmente encontrado em pão, bebidas e várias receitas de todas as culturas. Foi um dos primeiros grãos cultivados na história e, até hoje, continua a ser um dos alimentos mais amplamente consumidos, globalmente.

A cevada e outros derivados de grãos integrais estão rapidamente ganhando popularidade ao longo dos últimos anos, devido aos vários benefícios que eles fornecem para a saúde.

Os grãos integrais são fontes importantes de fibras alimentares, vitaminas e minerais que não são encontrados em grãos refinados ou “enriquecidos”.

propriedades da cevada

Quando refinados, os grãos perdem certos componentes (especificamente, farelo e germe), que também removem a maioria das fibras e nutrientes naturalmente encontrados em grande parte dos grãos.

A cevada é relativamente baixa em calorias, alta em fibras e embalada com vitaminas e nutrientes. Sua casca é especialmente benéfica, devido ao seu teor de farelo.

A escolha de grãos inteiros em vez dos processados reduz o risco de diversas doenças crônicas como obesidade, diabetes, doença cardíaca e câncer.

Embora a cevada não seja tão popular como outros grãos inteiros tal qual a aveia, trigo ou mesmo a quinoa (o grão do momento), a cevada tem benefícios impressionantes para nutrir e prevenir doenças.

Benefícios da Cevada

A cevada é um grão simples que a maioria de nós conhece pela cerveja, mas poucos sabem dos diversos benefícios para a saúde e beleza.

  • Ótima para o café da manhã – A cevada é rica em nutrientes e faz uma refeição satisfatória. É reforçada com fibras e minerais essenciais, tais como: selênio, cobre, triptofano e manganêsIsso dá a quem ingere energia, além de manter a satisfação por boa parte do dia. O manganês na cevada ajuda a sentir-se feliz e enérgico. Também acalma o sistema nervoso.
  • Ajuda a perder peso – A cevada ajuda a reduzir o peso, em parte devido a vários tipos de aminoácidos essenciais, e em parte devido ao seu teor de fibras. A cevada modula os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos e as gotas geralmente associadas ao processo de armazenamento de gordura. A cevada, em comparação com outros grãos, é baixa em calorias, não engorda e, ao mesmo tempo, faz uma refeição satisfatória, ajudando a sentir-se mais disposto, sem comer com tanta frequência.
  • Ajuda a estabilizar a pressão arterial – Um estudo de cinco semanas de duração comparou diferentes combinações de grãos e mostrou que os adultos que aumentaram a ingestão de cevada sofreram uma redução na pressão arterial.
  • Reduz o risco de câncer e doença cardíaca – A cevada é rica em lignanas, vegetais que protegem contra câncer de mama e outros cânceres hormonais dependentes, bem como doenças cardíacas. Ao reduzir os radicais livres e gorduras viscerais, e estabilizar a pressão arterial, a cevada minimiza nossas chances de câncer e doenças cardíacas.
  • Reduz os sintomas da artrite – Pode ser útil na redução dos sintomas da artrite reumatoide. O cobre retira os radicais livres, ajudando assim a regeneração celular. O cobre é essencial na reticulação de colágeno e elastina, tornando os ossos e as articulações flexíveis.
  • Ajuda a desenvolver e reparar o tecido do corpo – A cevada também é rica em fósforo, que auxilia na regeneração celular e na formação de osso. É um componente essencial do código genético e desempenha um papel importante nas membranas celulares saudáveis ​​e no nosso sistema nervoso.
  • Ajuda a prevenir a osteoporose – Cevada contém manganês, fósforo e cobre, que são bons para ossos saudáveis. O suco de cevada é muito rico em cálcio, tornando seus ossos mais fortes.
  • Ajuda a curar a anemia – O ferro contido na cevada aumenta o volume sanguíneo, o que evita a anemia e a fadiga.
  • Melhora a imunidade – A cevada é rica em lignanas de plantas, que são boas para a flora amigável no intestino. Por sua vez, a cevada auxilia na imunidade. Além disso, a cevada é rica em vitamina C, que também ajuda o sistema imunológico. A cevada faz você se sentir cheio, satisfeito e relaxado.
  • Contribui para a pele saudável – A cevada é composta de vitamina C, antioxidantes e minerais. Tudo isso é excelente para sua pele. Também é provado que reduz a inflamação no corpo. Você conhece a expressão: corpo saudável, pele saudável.
  • Melhora a elasticidade da pele – A cevada é rica em selênio, que preserva a elasticidade da pele. O selênio também melhora muitas funções em seu corpo, muitas vezes refletidas em sua pele.
  • Tem propriedades antienvelhecimento – Os antioxidantes da cevada ajudam você a parecer mais jovem. A cevada ajuda a eliminar as toxinas do corpo, dando-lhe a aparência de uma pele mais jovem e saudável.
  • Cabelo saudável – As deficiências nutricionais são muitas vezes refletidas em seus cabelos. A cevada contém minerais vitais, vitaminas e antioxidantes necessários para a produção de cabelos saudáveis.
  • Grande fonte de Niacina – A cevada é uma ótima fonte de niacina (vitamina B), que oferece inúmeros benefícios ao nosso sistema cardiovascular. A niacina pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, a lipoproteína (a) e os radicais livres. Também reduz o risco de coágulos sanguíneos.
  • Reduz o colesterol ruim – O ácido propiônico produzido a partir de fibra insolúvel de cevada também pode ser parcialmente responsável por suas propriedades de redução do colesterol. Abaixa a atividade da enzima e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
  • Inibe a formação de cálculos biliares – A cevada ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos. Alguns podem evitar cálculos biliares com uma ingestão aumentada de cevada. Além disso, a cevada é rica em fibras insolúveis. Existe uma hipótese de a fibra insolúvel reduzir a secreção de ácido biliar que contribui para a formação de cálculos biliares.
  • O suco de cevada é ótimo para a digestão – O suco de cevada ajuda os sucos digestivos a trabalhar mais. Aumenta o metabolismo e faz você se sentir mais leve. É especialmente benéfico para pessoas que se sentem inchadas.

Propriedades da Cevada

Meia xícara de cevada descascada contém:

  • 326 calorias;
  • 11,5 gramas de proteína;
  • 2 gramas de gordura;
  • 0 gramas de colesterol;
  • 68 gramas de carboidratos;
  • 16 gramas de fibra dietética;

Como preparar Cevada

Como todos os grãos, antes de cozinhar a cevada, enxague-a totalmente em água corrente e, em seguida, remova qualquer sujeira ou detrito que você possa encontrar. 

Após o enxágue, adicione uma parte de cevada para três partes e meia de água fervente ou caldo. 

Depois que o líquido voltar a ferver, abaixe o fogo, mexa e tampe a panela. A cevada perolada deve ser cozida durante cerca de uma hora, enquanto a cevada descascada deve ser cozida por cerca de 90 minutos.

Receitas com Cevada

Com essas dicas você pode aumentar seu consumo de cevada em mais de uma maneira, descobrindo de muitas formas práticas para que serve o grão.

  • Faça um saboroso mingau de cevada no café da manhã;
  • Use farinha de cevada para assar pães;
  • Adicione a cevada às suas sopas, cozidos ​​e saladas;
  • Use malte de cevada como adoçante;
  • Prefira macarrão de cevada;
  • Adicione o pó de cevada ao seu suco de frutas;
  • Experimente o suco de cevada.