A carne moída é um ingrediente muito popular em qualquer culinária, graças à facilidade de cozimento, versatilidade e rendimento que apresenta. Basta lembrar que ela está presente em molhos para acompanhamento (bolonhesa), massas (macarrão, panqueca, pastel, rocambole, escondidinho) e até em receitas de carne (hambúrguer, quibe, guisado).
Ao mesmo tempo em que é tão usada, muita gente ainda tem perguntas sobre ela: qual o melhor corte para se fazer carne moída? O que é carne moída de primeira e de segunda? Quantas vezes é preciso passar no moedor? Por que forma aquela água esbranquiçada na panela, e o que fazer para evitar isso?
Aqui neste texto, vamos procurar sanar todas estas dúvidas, e ainda apresentar os benefícios da carne moída e algumas receitas com carne moída. Continue lendo!
Quando se fala em carne moída, leia-se a carne do boi, portanto ela contém as vitaminas, proteínas e gorduras dos bovinos, veja só.
A primeira resposta para esta pergunta é: depende. O que você está pretendendo fazer com a carne moída? Qual o gosto pessoal seu e das demais pessoas que vão comer?
Segundo: os critérios para a divisão dos cortes do boi em carne de primeira, de segunda e de terceira são principalmente a maciez e a presença da gordura, e mesmo de nervos.
Vamos ver em detalhes as características de cada uma delas a seguir.
São tidas como as de melhor qualidade, e são encontradas nas regiões do animal quem enos se exercitam, não tendo, assim, tantos músculos, portanto sendo mais macias, o com quase nenhuma gordura.
Por esse motivo, são as carnes mais bem aproveitadas e costumam ser cortadas em bifes, assadas ou no churrasco. Até porque, como a tendência delas é ser mais magra, se moídas elas podem ressecar.
Estes cortes são:
De qualquer forma, os tipos mais usados para fazer carne moída deste grupo são patinho, lagarto, maminha e picanha (hambúrguer).
Estas já são mais encontradas em áreas mais expostas a exercícios físicos no animal, sendo mais duras e dispondo de mais músculos e gorduras, mas ainda são muito apreciadas. São ótimas para o preparo de tortas, guisados, ensopados e escondidinhos.
As melhores carnes moídas desta lista são a fraldinha, o braço (paleta), o coxão duro, a costela e o acém.
São as partes do boi mais cheias de músculos e nervos. Apesar disso, podem ser usadas para acompanhar feijoadas e fazer ensopados, sopas, cozidos e picadinhos. Não é aconselhável fazer carne moída com elas, porque rendem muito pouco.
Muita gente já tem dúvida na hora da compra: como saber escolher uma boa peça para moer? Em primeiro lugar, pense que comprar carne para isso é como comprar pão, isto é: o melhor é que você possa ver a peça sem estar na embalagem, o que inclusive te dá a opção de pedir ao açougueiro para limpar a carne da gordura e pelanca e moer na hora, tudo isso na sua frente (ou você mesmo pode fazer isso em casa).
É a gordura que forma aquela água esbranquiçada na panela, então o ideal é tirá-la. Portanto, uma das primeiras coisas a observar no corte é a quantidade de partes brancas que ele contém; se forem muitas, deixe-o de lado. E, como as carnes estocadas no balcão não permitem fazer esse exame, não as compre. Carnes muito gordurosas não rendem quando moídas.
No entanto, não confunda essa gordura esbranquiçada com um corte naturalmente gorduroso, como picanha ou fraldinha, que serve para receitas como hambúrguer e misturas de carnes. Estes cortes são melhores para estes usos porque a gordura atua para dar a liga, e no sabor.
Para saber se não está estragada, verifique se não há manchas verdes ou amarelas. Mas o principal indício é o odor: se estiver cheirando muito forte, e se esse cheiro não se dissipar em até cinco minutos, jogue-a fora.
Se não for usar no dia, coloque-a no congelador, mas, antes de preparar, descongele-a na geladeira, e depois deixe que atinja a temperatura ambiente; isto tudo deve ser planejado com antecedência, porque leva pelo menos uma hora.
O melhor é temperar depois de fritar, porque assim é mais fácil ajustar a quantidade de tempero.
Moer quantas vezes? Depende da receita:
Ingredientes:
Massa:
Recheio:
Modo de preparo:
Massa:
Recheio:
Montagem:
Ingredientes:
Modo de preparo:
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…