O frango é a ave, e por consequência a carne branca, mais popular entre os brasileiros, que gostam de comê-lo cozido, frito, assado ou grelhado – nem é preciso dizer que é extremamente versátil na culinária.
Outras razões para essa preferência nacional é por ser uma opção bem barata de carne, além da fama de ser mais saudável que a carne vermelha no geral, e por ter menos gordura. Além disso, é um dos principais produtos que exportamos, o que também envolve falar de quais produtos são usados para fazê-lo criar mais carne, assunto que causa muita controvérsia.
Aqui, neste texto, falaremos dos benefícios da carne de frango, dos seus nutrientes, de quanto tempo a carne de frango pode ficar na geladeira, e daremos algumas receitas com carne de frango para você fazer em casa. Continue a leitura!
A carne de frango é considerada mais leve e, portanto, de mais fácil digestão, por ter menos gordura. Associando isso à quantidade de vitaminas e proteínas que possui, fica fácil explicar a sua fama de saudável. Vejamos as vitaminas.
Existe uma discussão científica sobre o uso dos chamados promotores de crescimento nas aves em geral para que desenvolvam mais carne em menos tempo. Apesar de os efeitos serem os mesmos dos hormônios, ambos não devem ser confundidos, porque os promotores de crescimento são produzidos pela indústria farmacêutica.
A questão é que estes produtos podem contribuir para a resistência de bactérias aos antibióticos, o que prejudica a cura de muitas doenças nas pessoas, além de potencializar o surgimento de versões mais fortes delas. Além disso, os criadores argumentam que a carne de frango hoje é mais saudável do que antigamente, por causa das rações dadas aos animais, que fazem com que suas carnes criem mais proteínas e vitaminas e menos gordura.
Além disso, se a carne de frango for consumida com pele, frita ou mergulhada em molhos gordurosos ou queijo, perde-se sua vantagem de ter muito menos gordura que a carne de boi. Para quem quer preservar este benefício, ela deve ser comida sem pele e cozida ou grelhada.
O corte considerado mais saudável é o peito (um dos preferidos dos brasileiros, junto com a coxa e a sobrecoxa). E, apesar de ter vitaminas que ajudam a controlar o mau colesterol e aumentar o HDL, que é o colesterol bom, tem praticamente a mesma quantidade de colesterol que a carne de boi. Isto é um paradoxo que alguns especialistas explicam assim: se a carne de frango não tivesse o colesterol ruim (LDL), também não poderia ter o bom colesterol para fornecer.
Portanto, pessoas com problemas cardiovasculares ou renais crônicos devem consultar um nutricionista para saber com que quantidade e frequência comê-la, respectivamente pela gordura e pelas proteínas.
Esta é uma daquelas perguntas cuja primeira resposta sempre deve ser: “depende”. Se você acabou de chegar das compras, guarde imediatamente a carne de frango no congelador, depois de retirá-la da embalagem e colocá-la num recipiente. Temperá-la nessa hora é opcional, mas é mais uma dica para ajudá-la em sua conservação. De qualquer forma, se congelada, ela pode durar até seis meses. E nunca deve ser recongelada, porque isso provoca alterações na sua cor e textura.
Já numa geladeira comum, ela fica sem problemas entre três e cinco dias.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…