Tem muita gente que sente água na boca e outros que fazem aquela cara de “azedo” só de ouvirem falar no nome dessa fruta: o tamarindo.
Apesar de comum em várias regiões do Brasil, outras tantas nunca ouviram falar dele. É aquilo o que podemos chamar de fruta exótica. Alguns amam e outros não passam nem perto.
Seu sabor agridoce é considerado selvagem para alguns tipos de paladar, porém faz muito sucesso quando consumido em receitas de doces, sucos e até mesmo em receitas salgadas.
A árvore do tamarindo é o tamarindeiro, sua origem vem de bem longe, do outro lado do oceano, em meio às savanas africanas.
Foi o comércio escravo o que o fez se espalhar pelo mundo todo, mas especialmente nas regiões tropicais, sejam elas úmidas ou áridas. Foi exatamente esta característica que o fez se adaptar muito bem aqui no Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Nestes lugares, o consumo do tamarindo, seja como suco, ou mesmo in natura, é muito popular.
O tamarindo até mesmo ganhou um festival próprio, a “festa do Tamarindo”. Essa festividade acontece anualmente no sertão de Pernambuco e já passou atualmente de sua 14ª edição. Se você quiser conhecê-la, a festa acontece todos os anos no município de Afrânio, no sertão pernambucano. A primeira edição da ‘Festa do Tamarindo de Caboclo’ foi em 1995, com o objetivo de reunir os moradores em torno do tamarindeiro, árvore centenária do povoado.
A árvore do tamarindeiro é bem impressionante, pode alcançar até 30 metros de altura e dar frutos por até – pasme – dois séculos inteiros! É isso aí mesmo que você leu. Quando vir um tamarindeiro bem grande, saiba que ele já pode ter tido seus frutos saboreados pelos habitantes de 200 anos atrás.
O pé de tamarindo também exige paciência de quem se dispõe ao seu cultivo, pois os primeiros frutos só surgem após 4 ou 6 anos. Então, se você quiser ter um tamarindeiro no quintal de casa, muita paciência nessa hora.
Arrancar um tamarindo do pé e saboreá-lo é o que todo mundo quer – até aqueles que fazem cara de azedo acabam não resistindo – mas, você sabia que a madeira e as sementes do tamarindo e, até suas folhas, também possuem várias utilidades?
A madeira do Tamarindo pode ser utilizada na fabricação de móveis, mas apenas os que aceitem pequenos empenamentos (partes internas, decorativas…) pois costuma apresentar pequenos defeitos oriundos da secagem.
Suas sementes são bastante utilizadas como estabilizantes de sucos industriais e como cola para tecido. Sim, é verdade!
As folhas são usadas para fazer o famoso chá de folha de tamarindo, têm propriedades medicinais anti-inflamatórias e combatem infecções. Também por isso são muito utilizadas em compressas.
A primeira impressão que se tem do tamarindo é que ele é uma espécie de vagem, só que quebradiça. Mas, assim que você quebra a casca que o envolve, encontra a fruta avermelhada e bastante fibrosa. É essa polpa a parte comestível do tamarindo. Dentro dela ficam suas sementes.
O tamarindo contém em sua composição uma boa dose de vitaminas, dos tipos C e E, também vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, fósforo, manganês e muitas fibras.
As propriedades anti-inflamatórias do tamarindo advêm de seus compostos orgânicos que o tornam antioxidante, antiácido e uma ótima ferramenta para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue.
E ainda muito mais…
Auxilia na cura de hemorroidas; é fonte de ácido fólico (importante para gestantes); ajuda os rins a eliminar substâncias tóxicas; estimula a produção de colágeno, o que deixa sua pele e seus cabelos mais bonitos e, graças às suas proteínas, ajuda na reparação e construção dos músculos.
Se você quer perder peso, o tamarindo é imprescindível na sua dieta, sabe por quê?
Ele é uma grande fonte de fibras e nutrientes. Estes nutrientes te dão a sensação de estar saciado, por conta disso você acaba comendo menos. Mas não é só isso.
Além de ajudar a controlar o apetite e armazenar menos gordura no corpo, suas propriedades laxantes ajudam o seu intestino a trabalhar melhor, consequentemente a perda de peso acontece com muito mais facilidade e de forma natural.
Algumas coisas devem ser observadas, por exemplo, o tamarindo diminui a pressão arterial, então quem tem pressão alta se beneficia disso, mas, se você já tem pressão baixa, é bom não consumi-lo em excesso.
Outra coisa que se deve observar é que o tamarindo dilui o sangue. A aspirina tem o mesmo efeito, assim como alguns outros medicamentos. O que acontece é que o sangue fica mais fino e isso pode dificultar o estancamento de algum um sangramento.
Evite comer tamarindo se estiver fazendo uso de medicamentos que também possuam essa propriedade.
Nos mercadões de sua cidade, feiras e supermercados em geral, você pode encontrar o tamarindo. Aqui vão alguns endereços populares:
O que você vai precisar
Como fazer
O que você vai precisar
Como fazer
O que você vai precisar
Como fazer
Receita de Molho de Tamarindo
O que você vai precisar
Como fazer
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Açafrão
Benefícios e Propriedades do Coentro
Benefícios e Propriedades da Cebola
Benefícios e Propriedades do Cominho
Benefícios e Propriedades do Mamão
Benefícios e Propriedades do Gengibre
Benefícios e Propriedades do Coco
Benefícios e Propriedades do Alho
Benefícios e Propriedades do Feno Grego
Benefícios e Propriedades da Jaca
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…