Um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas que estão em dieta é adequar um cardápio saudável às necessidades diárias. Os lanches entre as refeições tendem a ser uma das dificuldades, visto que o consumo de alguns alimentos prejudica a busca pela boa forma.
Nesse sentido, o pistache tem se tornado um grande aliado para manter a boa forma e contribui para o pleno funcionamento do organismo. Conhecer os benefícios do pistache ajuda a inseri-lo na dieta de maneira adequada e a potencializar os efeitos das atividades físicas.
O pistache é a semente de uma árvore originária da Ásia Central, a pistácia. Pode ser usada no preparo de sorvete, salada, chocolate, pudim e outros pratos.
Considerando que é fonte de vitaminas e minerais, o pistache é um tipo de noz frequentemente consumido e proporciona diversos tipos de benefícios à saúde.
As fibras contidas no pistache podem auxiliar no funcionamento do trato intestinal. Além disso, é uma excelente fonte de potássio e vitamina K.
Esse alimento pode auxiliar na manutenção do peso e da saúde cardiovascular, por exemplo. As vitaminas no complexo B dispostas no pistache podem fazer um grande bem ao corpo, sem mencionar a presença significativa de magnésio e ferro, minerais altamente importantes para a saúde óssea e controle do nível glicêmico.
É fundamental destacar que o pistache contempla gorduras insaturadas. Isso não o torna prejudicial à saúde, entretanto, o consumo deverá ser moderado para que não haja comprometimento na dieta.
Observe abaixo alguns dos benefícios proporcionados pelo pistache:
O consumo regular de pistache pode auxiliar na eliminação das toxinas, haja vista a presença de fibras. Sendo assim, pode auxiliar no bom funcionamento da flora intestinal e promover a sensação de saciedade por mais tempo.
Cabe mencionar que, a cada 100 gramas de consumo de pistache, 562 calorias são acrescentadas ao seu plano alimentar. Nessa perspectiva, visando que o consumo de pistache não resulta em prejuízos na dieta, sugere-se que o consumo seja equilibrado.
Uma vez que seja acrescida uma porção média de pistache no seu dia a dia, 60% do consumo diário de fósforo está garantido. Vale enfatizar que esse mineral é fundamental para a prevenção de diabetes, além de colaborar com a síntese de proteínas e ação dos aminoácidos.
É sabido que o colesterol está presente em uma dentre dez preocupações com a saúde, sobretudo as pessoas que não seguem um plano alimentar adequado. Um estudo efetuado acompanhou um grupo de pessoas que incluíram o pistache em suas respectivas dietas por um mês. Os resultados comprovaram que o alimento, além de contribuir com a redução do colesterol, é fonte de L-Arginina, um nutriente essencial para coagulação do sangue.
Uma vez que o pistache seja incluído na alimentação, ele reduz os níveis de colesterol LDL e eleva o índice de LDL.
A presença do pistache na alimentação pode ajudar a reduzir os efeitos causados por acnes e espinhas. O fruto pode diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, que interfere na produção de óleo. A partir do momento em que são combinados, o selênio e a vitamina E presentes no pistache podem ajudar no tratamento de espinhas e, também, no tratamento de cicatrizes.
Entendemos que cuidar do bem-estar não deve estar limitado apenas às medidas do corpo. Diante disso, o consumo de pistache pode, também, acarretar benefícios para a pele. A pistache pode ajudar a proteger a pele contra raios UV e previne doenças que acometem os tecidos.
Ademais, o pistache reduz os efeitos da idade sobre a pele, logo, tornando-se uma excelente opção de hidratante natural.
Como todas as oleaginosas dispostas na natureza, o pistache contém gorduras em sua composição, no entanto, são saudáveis se consumidas moderadamente.
Entretanto, gostaríamos de ressaltar que nenhum alimento sozinho deverá ser a base de sua dieta. Qualquer mudança no cardápio e/ou iniciação à prática de atividades físicas devem ser acompanhadas, respectivamente, por um nutricionista e profissional da área de educação física.
Tanto o pistache com casca quanto o sem devem ser armazenados em um local seco e em pote de vidro limpo e vedado. Para maior preservação dos nutrientes, sugerimos que o pistache seja guardado com casca.
Há diversas formas de consumir o pistache, sejam elas: torrado, cru, com ou sem sal.
O pistache é um dos frutos mais utilizados em receitas de doces e salgados devido à versatilidade, visto que combina com diversas opções.
Para preparar essa receita, muito refrescante na época do verão, você deverá reservar:
– 1 lata de creme de leite
– 1 lata de leite condensado
– A mesma medida de leite
– 2 claras
– 1 xícara de pistaches se, casca (aproximadamente 100 gramas)
O modo de preparo é muito simples.
Primeiramente, coloque no liquidificador o leite condensado, o leite e o pistache. Bata bem e reserve.
Bata as claras em neve e acrescente o creme de pistache. Mexa delicadamente.
Por fim, coloque em taças e leve ao congelador por quatro horas, no mínimo.
O tempo mínimo para o preparo dessa receita é vinte minutos. Para prepara-la você deverá reservar:
– 1 lata de leite condensado
– 50 gramas de pistache sem casca e sem sal
– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
– 100 gramas de creme de leite fresco
Uma vez que esses ingredientes tenham sido separados, com o auxílio de um processador, triture o pistache até formar uma farinha bem fina.
Em uma panela grande, reúna todos os ingredientes, com exceção do creme de leite. A seguir, coloque no fogo e mexa continuamente.
O fogo deverá ser desligado quando começar as desgrudar totalmente do fundo da panela.
Acrescente o creme de leite fresco e cozinhe por mais alguns minutos. Antes dele esfriar, coloque em copinhos e acrescente uma pequena colher de plástico.
Quando estiver fria, decore com um pistache cortado ao meio. Sirva-se à vontade.
Para preparar uma deliciosa pasta de pistache você precisará de:
– 175 gramas de pistaches sem sal e sem casca
– 100 gramas de açúcar refinado
– 50 gramas de água
– Essência de amêndoas (a gosto)
Primeiramente, faça uma calda com o açúcar e a água. Deixe esfriar o tempo suficiente para que possa ser levada ao processador.
Em seguida, bata os pistaches com a calda no processador. Despeje com calma até obter uma pasta homogênea e cremosa. Por fim, acrescente a essência de baunilha e misture bem. Guarde um recipiente de vidro e armazene bem.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Caju
Benefícios e Propriedades da Amêndoa
Benefícios e Propriedades da Noz
Benefícios e Propriedades da Avelã
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades da Macadâmia
Benefícios e Propriedades da Castanha do Pará
Benefícios e Propriedades da Granola
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…