O chuchu, Sechium edule pertence à categoria “hortaliça fruto”, assim como o tomate. Ser um vegetal fruto significa que as sementes estão na parte comestível. Pertence à família Cucurbitácea, como o pepino, a abóbora, a melancia e o melão. Nos Açores (Portugal), é chamado de caoita ou machucho. Na Ilha da Madeira, também em terras lusitanas, é conhecido como pepinela ou pimpinela e é servido cozido com feijão e batatas.
O tipo mais conhecido é o formato de pera, medindo entre 10 e 20 cm, em vários tons de verde e com pequenos espinhos. Há também chuchus arredondados esverdeados e brancos semelhantes a miniabóboras. Sua origem remete ao Panamá e Costa Rica, mas há indícios do cultivo do chuchu no Caribe, à época do descobrimento da América.
O cultivo do chuchu é fácil. Ele cai após amadurecer e logo após forma-se o umbigo, de onde sairão o broto e as raízes. Autossuficiente, essa hortaliça fruto possui reserva extra de água e nutrientes para seu desenvolvimento. As poucas exigências em relação ao solo incluem solos com fósforo, adubação com nitrogênio, potássio e boro, além de irrigação frequente. Com tais requisitos, germina até mesmo em solos ácidos.
Abra uma cavidade de 50 x 50 e coloque 1 kg de adubo animal e 100 gramas de adubo NPK com fórmula 4-14-8. Plante o chuchu com o broto para baixo e finalize com condicionador de solo classe A. O adubo e o condicionador deverão ser reaplicados a cada três meses. O desenvolvimento começa com ramas que sustentarão os frutos, em seguida, flores brancas e pequenas e, por fim, pequenos frutos ovais em tons de verde ou creme. A colheita demora entre 80 e 110 dias e deve ser realizada antes do amadurecimento total, ou seja, quando estiverem grandes e pesados.
São conhecidas desde a Antiguidade, por isso era uma das hortaliças mais cultivadas. Para começar, quase 96% do chuchu é água. Rica em nutrientes, o fruto é fonte de fibras, cálcio, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, vitaminas A, do complexo B, C, E e K, além dos antioxidantes como luteolina, polifenólicos e flavonoides. Você é um desses que não veem graça no fruto? Sua opinião mudará após conhecer os 11 benefícios do chuchu.
O cálcio, o magnésio, o fósforo e a vitamina K mantém os ossos saudáveis. Por isso, deve ser consumida para evitar a osteoporose e por quem já apresenta problemas ósseos.
O chuchu tem mais de 10% das necessidades diárias de fibras. Ele previne e ajuda no combate à prisão de ventre, pois torna as fezes mais maleáveis e fáceis de serem eliminadas.
A glândula tireoide regula funções como ciclo menstrual e sono. Ela é regida pelos hormônios T3 (triiodotironina) e a T4 (tiroxina), responsáveis pelo metabolismo. O iodo é o mineral que age diretamente nessa glândula e sua ausência provoca sobrepeso. O chuchu deve ser consumido por quem possui o hipotireoidismo, pois ajuda o organismo a produzir mais T4, hormônio que acelera o metabolismo.
Poucas pessoas sabem, mas a vitamina C auxilia na absorção de ferro. O zinco também possui essa função. A vitamina B9 aumenta a produção de glóbulos vermelhos, item que costuma diminuir nos quadros de anemias. Portanto, inclua chuchu e outros alimentos com esse nutriente no cardápio.
O composto químico homocisteína está relacionado aos problemas cardiovasculares. A vitamina B9 (ou ácido fólico) evita o excesso de homocisteína. As fibras reduzem o nível de açúcar no sangue. Já o potássio, mantém a pressão em nível normal e o magnésio aumenta o colesterol bom.
O chuchu tem 17% das necessidades diárias de vitamina C. O consumo diário auxilia na prevenção de tumores.
O manganês converte proteínas e gordura em energia. Que tal comer uma salada de chuchu no almoço para terminar o dia com muito pique? Você malha? Então saiba que a vitamina C e o magnésio desse fruto ajudam na recuperação muscular.
Na gestação, a vitamina B9 evita más formações cardíacas, cranianas e do sistema nervoso central.
As vitaminas do complexo B são importantíssimas para o sistema nervoso. A B6, por exemplo, atua na produção e liberação de serotonina, o famoso neurotransmissor do bem-estar.
Os antioxidantes do chuchu removem as toxinas da pele. A vitamina C age na produção de colágeno, substância que deixa a pele firme. Já o zinco, atua a equilibras os níveis de oleosidade. Quem possui manchas na pele deve investir no fruto. Seus cabelos estão sem vida? O chuchu tem vitamina E, nutriente responsável por nutrir os fios.
A porção de 100 gramas de chuchu cozido tem apenas 24 calorias. Quer mais um motivo para incluí-lo na dieta? O alto teor de água e as fibras removem toxinas e conferem saciedade, ou seja, retarda a sensação de fome. O suco de chuchu é uma ótima receita para perder peso, confira:
Ingredientes
Modo de preparo
Bata o chuchu, o suco de laranja e a água de coco no liquidificador. Consuma sem coar e se quiser adoçar, use estévia.
Vamos começar com a tradicional salada de chuchu incrementada com camarões.
Ingredientes
Modo de preparo
Cozinhe o chuchu até ficar al dente. Coloque o camarão em uma frigideira com o suco, raspas de limão, a pimenta, alho e azeite e refogue. Coloque em uma tigela o chuchu, o tomate, a cenoura, a cebola, o kani, o cheiro verde, o sal, as raspas de limão e misture bem. Junte o camarão refogado, mexa e sirva em seguida.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata os ovos, o leite, o óleo e o sal no liquidificador. Adicione a farinha de trigo e bata mais um pouco. Coloque essa mistura em um recipiente e junte o chuchu, que deve estar frio, o cheiro verde e o fermento. Transfira para uma forma untada com manteiga e asse por 30 minutos ou até dourar.
Que tal um chuchu refogado? Aqui, uma versão diferente com alho-poró e alho.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata os ovos e reserve. Numa panela, frite a cebola com manteiga até ficar dourada. Junte os ovos e os demais ingredientes e mexa até dourar.
O tradicional chuchu gratinado ganha outro ar com queijo e presunto.
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 220o. Unte um refratário com manteiga e coloque os chuchus e o presunto. Adicione o sal, a pimenta e a salsa ou salsinha. Bata os ovos, o leite, o creme de leite e o queijo cortado no liquidificador. Transfira essa mistura sobre a base do gratinado. Leve para assar por 25 minutos ou até dourar. Polvilhe o gratinado com o queijo ralado.
O famoso suflê de chuchu não poderia ficar de fora das nossas receitas com chuchu:
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180o. Cozinhe os chuchus e tempere. Escorra a água, pique e reserve. Bata as claras até atingir o ponto de neve e reserve. Coloque em uma vasilha o queijo, o amido e o leite. Mexa essa mistura até obter um creme homogêneo. Adicione o chuchu e misture bem. Acrescente as claras e mexa mais um pouco de forma delicada. Transfira para uma forma untada com manteiga e asse por 35 minutos ou até dourar.
E aí, vai dar uma chance aos benefícios do chuchu? Leia nossos conteúdos e descubra curiosidades sobre legumes, verduras e frutas.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Quiabo
Benefícios e Propriedades da Mandioca
Benefícios e Propriedades da Vagem
Benefícios e Propriedades do Inhame
Benefícios e Propriedades do Pepino
Benefícios e Propriedades da Berinjela
Benefícios e Propriedades da Batata-doce
Benefícios e Propriedades da Graviola
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…