A possível origem do centeio (Secale cereale) é o sudoeste da Ásia, região onde também surgiu o trigo e a cevada, parentes do centeio. Mais precisamente, o cereal é proveniente das áreas ao leste da Turquia, norte e oeste do Irã e norte do Afeganistão.
Era considerado praga das plantações de trigo e cevada. Foi entendido como cereal por volta do ano 3.000 a.C. À época, o cultivo foi com sementes de espécies selvagens de centeio, como a Secale anatolicum da Síria e Irã e Secale montanum do sul da Europeu e Ásia.
O centeio chegou à Europa no primeiro milênio depois de Cristo. Rússia, Polônia e Alemanha foram as primeiras paradas. Desembarcou nas Américas Central e do Sul nos séculos XVI e XVII pelas mãos dos colonos europeus. A chegada ao Brasil, Argentina, África do Sul e Austrália foi entre os séculos XIX e XX.
Atualmente, o centeio é cultivado em todo mundo, sendo o 8o cereal mais cultivado. Ele representa apenas 2% da produção mundial de cereais. Rússia, Polônia, Canadá, Dinamarca e China são os maiores produtores. Segundo a Embrapa, o grão suporta climas secos e frios. É resistente a pragas e pode ser cultivado em solos com pouca acidez.
Eles pertencem à mesma família. Por serem fisicamente parecidos, muita gente pensa que centeio e trigo são a mesma coisa. Porém, são alimentos diferentes. Em relação à aparência, o centeio tem talo mais fino e comprido e suas espigas são flexíveis e claras. Seus grãos são compridos e levemente dourados.
Outra diferença entre os cereais é a resistência do centeio ao frio e pragas. Ele ainda é usado puro como ração animal e na produção de vodca, alguns uísques e cerveja. O trigo é empregado na produção de ração animal e de cerveja misturado a outros ingredientes. Interessante particularidade do centeio é a utilização da palha para fabricar papel.
O centeio é rico em nutrientes. Ele é fonte de fibras, cálcio, proteína, carboidrato, vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, manganês e cobre. Infelizmente, o cereal é pouco consumido no Brasil. Na Europa, é muito popular, tanto que o pão de centeio é importante na gastronomia da Finlândia, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Rússia, Bielorrúsia e Polônia. Nos Estados Unidos, as padarias fazem pães, bolos e brownies com a farinha desse cereal. Não sabe nada sobre o cereal? Conheça todos os benefícios do centeio e entenda por que incluí-lo na dieta.
Diabéticos e hipertensos devem consumir centeio. No caso da diabetes, o cereal é composto por moléculas grandes que demoram a ser digeridas. Isso faz o organismo liberar pouco açúcar, evitando, consequentemente, o acúmulo. Em relação à hipertensão, as vitaminas do complexo B, as fibras e o magnésio atuam na regulação das contrações cardíacas. Não à toa, o centeio reduz em 30% o risco de complicações cardíacas.
Os fenólicos são antioxidantes e sua função é eliminar substâncias nocivas, incluindo aquelas com potencial cancerígeno. O centeio reduz os riscos de câncer de mama, próstata e de cólon.
As fibras do centeio estimulam a produção de bactérias benéficas ao intestino, como a Bifidobacterium. As fibras também hidratam o intestino, aumentam e facilitam a saída o bolo fecal. O alimento previne prisão de ventre e outros problemas relacionados ao sistema digestivo, como o câncer de cólon. Porém, como o centeio tem glúten, deve ser evitado por intolerantes a lactose para não haver prisão de ventre.
O centeio tem lignina, composto que equilibra os níveis do hormônio estrogênio. O estrogênio cai drasticamente nos períodos pré-menopausa e na menopausa. Essa queda provoca ressecamento vaginal e queda capilar. Outro benefício do centeio para as mulheres é diminuir os riscos de câncer de mama e doenças cardiovasculares durante essas fases.
O centeio tem fibras complexas. Isso significa que permanecem mais tempo no organismo. Portanto, ele retarda a sensação de fome. Comer uma fatia de pão ou biscoito feito com farinha de centeio são ótimas alternativas para o café da manhã e lanches. O melhor é que dá para fazer em casa, basta bater os grãos no liquidificador ou processador.
A farinha de centeio pode substituir a farinha de trigo em pães, bolos, tortas, massa de pizza e macarrão. Ela também serve para engrossar sopas e caldos. Essa troca beneficia os intolerantes à lactose. Quem pratica esportes tem na farinha de centeio uma importante fonte de energia. Quer mais razões para usá-la? O triptofano ajuda a produzir a serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Aprenda receitas com centeio e dê novo sabor a sua vida:
Ingredientes
Modo de preparo
Misture as farinhas, o sal e o açúcar. Adicione as sementes e o fermento, misture bem e reserve. Coloque água morna e azeite, misture com uma colher e depois com as mãos até ficar uma massa pegajosa. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Sove-a por 10 minutos e coloque-a em forma para pão ou qualquer outra forma. Se quiser, pode modelar como pães individuais. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora. Asse em forno preaquecido a 200o por 40 minutos ou até dourar.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture bem os ingredientes secos e reserve. Coloque os ingredientes úmidos em outra vasilha e misture-os. Transfira os ingredientes úmidos aos secos e mexa bem. Cubra a massa com um pano, coloque em forno morno desligado e deixe descansar de 30 a 40 minutos. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e abra a massa com rolo de macarrão. Modele no formato que deseja ou coloque em forminhas. Asse em forno médio por 20 minutos ou até dourar.
Ingredientes da massa
Ingredientes do recheio
Modo de preparo
Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Leve à geladeira e deixe por 30 minutos. Refogue o espinafre e o alho com um fio de azeite. Acrescente o manjericão, o sal e a pimenta e mexa bem. Acrescente o cream cheese e misture bem. Tire a massa da geladeira e espere 5 minutos. Coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e adicione uma concha da massa. Quando estiver dourado, vire a massa. Faça isso até acabar a massa. Coloque o recheio em cada disco, feche e sirva em seguida.
Ingredientes da massa
Ingredientes do recheio
Modo de preparo
Coloque os ingredientes da massa em uma vasilha e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Transfira para uma forma de pizza, abra-a e deixe descansar por 20 minutos. Adicione o recheio e asse em forno médio preaquecido até dourar a massa e derreter o recheio.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata a cenoura com a água no liquidificador. Coloque os demais ingredientes, menos o fermento e bata até misturar tudo. Adicione o fermento e bata até ele se incorporar a massa. Transfira a massa para uma forma untada e asse em forno médio preaquecido por 40 minutos ou até o bolo secar.
Olha quanta coisa você estava perdendo por não conhecer o centeio! O cereal é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e até supermercados. Vá até a loja de produtos naturais e supermercado mais próximo, ou então acesse a internet e fique mais saudável com centeio.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…