A cada dia que passa, o camu camu tem se tornado mais popular como suplemento nutricional. Isso se dá devido à quantidade de vitaminas e propriedades medicinais existentes na fruta.
O camu-camu, também chamada de araçá-d’água ou caçari, é uma fruta muito comum na região Amazônica dispondo de um teor bem elevado de vitamina C, sendo, então, mais rica neste nutriente do que frutas como laranja, acerola, abacaxi e limão.
Camu camu (Myrciaria dúbia) é um arbusto abundante em áreas alagadas das selvas amazônicas do Peru, Brasil, Colômbia e Venezuela. Geralmente, seus frutos são, em média, do tamanho de uma laranja e podem ser usados para fins medicinais. Podem ser encontrados na cor vermelha escura a roxo.
A vitamina C presente nessa fruta previne doenças, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção do ferro.
Além de vitaminas e tiamina, nessa fruta há fibras, proteínas e minerais. Diante disso, uma dieta à base de camu camu acrescenta benefícios à saúde.
A fruta pesa, em média, oito gramas. O desenvolvimento do camu camu geralmente ocorre nas várzeas dos rios, sobretudo na época das cheias dos rios amazonenses.
Como é azeda, geralment, o consumo é feito na forma de geleias, compotas e sorvetes.
Além do ramo alimentício, a fruta é amplamente comercializada pela indústria farmacêutica.
Sabe-se que a grande quantidade de vitamina C e as propriedades dessa fruta têm sido amplamente pesquisadas em relação a diversos aspectos. Um deles vai de encontro ao interesse dos praticantes de esportes e fisiculturismo, haja vista a recuperação muscular que essa fruta pode proporcionar, especialmente por ser antioxidante.
Nessa perspectiva, tal propriedade permite que as células do músculo dolorido sejam protegidas dos radicais livres. Logo, com o passar do tempo, o pós-treino se tornará muito mais eficiente.
Cabe acrescentar que a vitamina C é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, presente na formação do colágeno. Diante disso, as chances de lesões durante os treinos diminuirão consideravelmente.
Além disso, é sabido que, tanto as folhas quanto as frutas podem ser utilizadas para tratar:
– Doenças respiratórias, como asma e bronquite;
– Doenças periodontais, como gengivite e retração da gengiva; e
– Doenças ósseas, como osteoporose e reumatismo.
Como pode-se perceber, essa fruta provoca uma mudança de dentro para fora e auxilia no cuidado com doenças advindas da idade e na prevenção de infecções causadas por questões ambientais.
São diversos os benefícios para as pessoas que consomem camu camu. Observe alguns relacionados abaixo:
Sabe-se que a elevada porcentagem de vitamina C presente na fruta fará o organismo produzir um aminoácido, cujo nome é L-carnitina. O referido aminoácido é incumbido pela conversão de gordura em energia. Isso é, quanto mais alta a produção e circulação dele no sangue, maior a eficácia no processo de queima de gordura.
Nesse sentido, pode-se perceber que o consumo insatisfatório é diretamente proporcional ao acúmulo de gordura nos tecidos. Sendo assim, a partir do momento que camu camu for inserido na dieta, o processo de emagrecimento se tornará muito mais ágil e eficaz.
Tendo em vista que essa fruta é um tanto azeda, o consumo pode ser feito na forma de suco. Além disso, também pode ser encontrada em pó, que poderá ser diluída em um copo com água.
No que tange ao consumo em forma de cápsulas, sua ingestão poderá ser feita duas vezes ao dia.
Visando obter um sabor mais adocicado, sugere-se que seja feita uma mistura do camu camu em pó com sucos de frutas doces, como uva ou banana, por exemplo.
Acrescenta-se, ainda, que o pó de camu camu pode ser utilizado no preparo de milk-shakes, smoothies, sorvetes, chás e sobremesas em geral.
Considerando a quantidade significativa de vitamina C em sua composição, o consumo de camu camu após os treinos permite o aumento dos níveis de energia e ajuda na eliminação de gorduras localizadas.
No que se refere ao tratamento estético, o pó de camu camu pode ser incorporado ao iogurte e mel. Essa mistura auxilia no rejuvenescimento da pele quando utilizada no rosto. Basta quinze minutos e um bom enxágue para que o resultado seja eficaz.
Geralmente, uma embalagem de Camu camu contém 60 cápsulas.
É essencial que as orientações médicas sejam seguidas à risca, no entanto, geralmente, a prescrição é de tomar uma cápsula pela manhã e outra à tarde.
As cápsulas podem ser adquiridas em farmácias e pela internet. Ainda nessa perspectiva, temos algumas orientações, bem como:
Embora não haja estudos assertivos quanto ao consumo de camu camu na gravidez, período de lactação e tratamentos quimioterápicos, sugere-se que o médico seja consultado previamente.
O camu camu é uma fruta ainda desconhecida e, portanto, um pouco difícil de ser encontrada. Contudo, para as pessoas que desejam complementar a alimentação, essa fruta pode ser uma ótima aliada.
É fundamental ressaltar que a ingestão máxima diária de vitamina C é de 2000 mg. O consumo superior a isso, para pessoas que têm propensão a problemas renais, podem acarretar sérios problemas.
No que tange às mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, informamos que esse suplemento não corta o efeito.
Por fim, enfatizamos que, tanto o consumo de camu camu em cápsulas quanto na forma in natura, não eximem ninguém de praticar atividades físicas regularmente, tampouco de ir ao médico periodicamente.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Acerola
Benefícios e Propriedades do Açaí
Benefícios e Propriedades da Batata Yacon
Benefícios e Propriedades do Cupuaçu
Benefícios e Propriedades da Jabuticaba
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…