A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada com origem na Ásia, mais especificamente na China e na Índia. No Brasil, a tangerina apresenta alguns codinomes, como mexerica, bergamota, poncã ou clementina. É considerada a “prima” da laranja.
A tangerina tem como vantagem em relação à laranja a facilidade de consumo. Geralmente, a laranja é mais utilizada em sucos, e seu bagaço é descartado.
Já a tangerina é consumida quase por inteira, sendo somente a casca e os caroços descartados. Portanto, os benefícios da tangerina são normalmente mais aproveitados.
A fruta tangerina é rica em vitaminas A, C, B1 e B12 e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.
Saiba que a fruta inteira pode ser aproveitada para melhor uso de suas propriedades.
A cada 100g de tangerina, você encontra:
Geralmente a tangerina é consumida por inteiro, como sobremesa, por exemplo. Partes de seu gomo podem ser encontradas em doces e até mesmo no meio de saladas.
Saiba que, com suas folhas, é possível fazer chás calmantes e, com sua casca, doces e óleos essenciais.
Confira a segui alguns benefícios da tangerina.
A tangerina é rica em antioxidantes e tem cerca de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos.
Como é rica em vitamina C, pode ser muito usada para nossa pele.
A vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, assim ela ajuda no tratamento de machucados de pele, e isto pode ser feito através de cremes ou óleos essenciais de tangerina.
Seu óleo pode ser usado para tratar acne, cicatrizes e na prevenção de estrias.
A tangerina ajuda também no combate a rugas e no processo de envelhecimento da pele.
Todas essas vantagens podem ser usadas consumindo a fruta ao natural ou através de máscaras e cremes.
A vitamina B12 presente na tangerina ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, evitando sua queda e retardando o processo de branqueamento dos mesmos.
A vitamina A, também presente na tangerina, é usada em shampoos e/ou condicionadores, pois ajuda a balancear o sebo do couro cabeludo, mantendo a hidratação dos fios.
Para uma solução mais rápida, você pode juntar o suco de tangerina a óleos essenciais e aplicá-los diretamente no cabelo, depois enxaguá-los por completo.
Como vimos acima sobre os componentes da tangerina, ela é muito encontrada em cardápios de regimes, graças ao fato de ela ter uma casca dura e, mesmo assim, ser fácil de descascar.
Além disso, é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas, como lanche da manhã ou da tarde.
A fibra existente na tangerina ajuda na perda de peso, pois faz com que o nosso corpo pense que estamos saciados e auxilia a balancear o nível de glicose no sangue.
Suas vitaminas inibem a produção do hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gordura.
Na tangerina pode ser encontrada vitamina C, juntamente com o cálcio e fósforo, que são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento dos dentes mais saudáveis.
Mas nada de exageros, não coma muita tangerina, pois é uma fruta ácida, que pode estragar o esmalte dos dentes já saudáveis.
Sabe-se que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e é por isso que a vitamina C é a mais encontrada em remédios para prevenir e combater a gripe.
Uma boa dica é fazer o chá de casca de tangerina juntamente com hortelã ou menta, para combater as infecções causadas por vírus.
Uma substância encontrada na tangerina é provavelmente uma potente arma que ajuda o nosso corpo a combater a diabete tipo 2, porque ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.
A mesma substância, citada anteriormente, ajuda ainda a nos proteger de enfartos e ataques do coração.
Além disso, a tangerina é rica em potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, o que previne a formação de coágulos sanguíneos.
Esta substância, citada no início, colabora na prevenção do excesso de gordura em nosso corpo, principalmente no fígado, forçando nosso corpo a queimar gordura e não produzi-la ou armazená-la.
Sendo assim, diminui o mau colesterol e promove o bom colesterol.
A tangerina possui substâncias que ajudam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.
Devido à tangerina ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins.
Ela contém antioxidantes que diminuem a absorção do colesterol pelo fígado, fazendo com que ocorra um risco menor de obesidade, ajudando na desintoxicação.
Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos.
A tangerina é composta por 90% de água, por isso ela ajuda a hidratar o organismo.
É também uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais minerais colaboram para o tratamento da anemia.
O consumo da fruta fresca e a absorção da vitamina A e C podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser maior causa de perda da visão em idade avançada.
Você já deve saber que o maracujá é um dos calmantes mais conhecidos, porém o chá da folha da tangerina e o seu cheiro são recomendados para quem precisa se acalmar depois de um dia turbulento.
Saiba que nas terapias alternativas, como na aromaterapia por exemplo, o óleo natural da tangerina é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxarem.
Além de tudo isso, o chá da folha de tangerina, pode auxiliar no combate a doenças, como já citamos antes, como a eliminação de cálculos renais.
A fruta possui cerca de 100mg de potássio a cada 100g, substância que tem uma ação benéfica em vários órgãos, células e tecidos do organismo.
É um mineral é essencial para o funcionamento ideal dos rins, músculos, nervos, coração e para o sistema digestivo.
Ele é fundamental para os ossos e ainda pode ajudar a osteoporose em uma idade mais avançada.
Outro benefício desse mineral é que ele ajuda no crescimento e recuperação de músculos.
A vitamina C, presente na fruta, é essencial na produção de colágeno no corpo. Portanto ajuda a manter tendões, ligamentos, ossos e artérias bem unidos.
Essa vitamina, além de fortalecer ossos e músculos, quando aliada a exercícios físicos, ajuda na perda daquela gordurinha indesejável.
A vitamina C, contida na tangerina, quando consumida com algum alimento rico em ferro, como o espinafre, por exemplo, dá ao organismo a capacidade de absorver melhor o ferro.
Com essa função, gera mais energia, mais disposição, então é uma boa pedida para o início ou meio do dia.
Agora que vimos os muitos benefícios da tangerina, vamos conferir algumas dicas sobre o seu uso:
Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma e, se você gostou do artigo, que tal compartilhá-lo com os amigos?
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades do Pomelo
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades da Toranja
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades da Melancia
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades da Lichia
Benefícios e Propriedades do Damasco
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…