6 tipos de Manga e seus benefícios para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A manga é uma fruta de origem asiática que foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e aqui teve uma adaptação perfeita. Bonita, cheirosa e docinha, é hoje uma fruta conhecida no mundo inteiro
O nome científico da mangueira, árvore que produz a manga, é Mangifera indica L., da família botânica Anacardiaceae.
Além de ser muito agradável ao olfato e paladar, a manga é muito nutritiva, oferecendo diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura ou utilizada para o preparo de sucos, vitaminas, saladas e variados doces.
Neste artigo, falaremos sobre os tipos de manga mais consumidos no Brasil, sua composição nutricional e os benefícios da manga para saúde. Também responderemos algumas dúvidas bastante comuns sobre o consumo da manga.
Manga fruta: tipos
No mundo todo, existem mais de 500 variedades de manga. Entre os tipos de manga mais comercializados e consumidos no Brasil, podemos citar:
- Manga Espada. Tipo de manga que produz frutos médios, alongados e achatados dos lados, de polpa muito suculenta, fibrosa e doce.
- Manga Carlotinha. Essa variedade de manga tem como características os frutos pequenos (entre 5 e 10 centímetros), com poucas fibras (fiapos) e sabor muito doce. Quando madura, sua casca costuma apresentar coloração amarelo alaranjado.
- Manga Palmer. Essa linhagem de manga apresenta casca arroxeada ou vermelha. É muito apreciada por ter pouca fibra, apresentar sabor bastante doce e caroço pequeno em relação ao tamanho do fruto.
- Manga Tommy. A tommy é a manga mais cultivada no Brasil. Sua casca varia do amarelo alaranjado ao vermelho arroxeado. É suavemente doce e apresenta um teor de fibras médio.
- Manga Rosa. Como o nome indica, apresenta casca de coloração rosada. Seus frutos são médios ou grandes, com polpa bastante fibrosa e sabor intensamente doce, muito agradável ao paladar.
- Manga Haden. A casca da manga haden apresenta tons de vermelho, amarelo e verde. Sua polpa é alaranjada, de textura fibrosa e sabor doce. Apresenta frutos de tamanho médio e grande.
Propriedades da manga
A manga é rica em nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. Encontramos os seguintes minerais na fruta manga:
- Cálcio.
- Ferro.
- Cobre.
- Magnésio.
- Selênio.
- Potássio.
- Fósforo.
- Sódio.
- Zinco.
Vitaminas da manga
Na manga encontramos as vitaminas:
- A.
- B6.
- B12.
- C.
- E.
- K.
Manga: benefícios e malefícios
Benefícios da Manga
1.Protege o sistema cardiovascular – A grande quantidade de fibras solúveis e antioxidantes presentes na manga contribuem para que a preservação da estrutura e bom funcionamento das artérias
2.Ajuda na redução do colesterol – Por ser rica em pectina e fibras, consumir a manga fruta ajuda a reduzir o chamado “mau colesterol” (LDL)
3.Atua na prevenção do câncer – Os antioxidantes presentes na manga ajudam a evitar alguns tipos de câncer, como o de próstata e cólon, assim como a leucemia.
4.Melhora a digestão – A manga contém enzimas que otimizam o processo digestivo
5.Mais foco e memória – A alta concentração de ácido glutâmico presente na manga ajuda a melhorar a memória e a concentração
6.É boa para a saúde ocular – Por ser uma boa fonte de vitamina A, o consumo da manga ajuda a manter a saúde dos olhos, evitando a cegueira noturna. Sem falar na zeaxantina, carotenoide presente na fruta que previne a degeneração macular.
7.Fortalece a imunidade – Por ser uma boa fonte das vitaminas A e C, a manga ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra infecções por agentes patogênicos.
8.Previne a prisão de ventre – Rica em fibras, a manga estimula o bom funcionamento intestinal, evitando a constipação.
Malefícios da manga
Não existem malefícios comprovados da manga para a saúde, desde que a fruta seja consumida com moderação.
Entretanto, diabéticos, gestantes e pessoas com doenças gastrintestinais graves sempre necessitam de orientação médica sobre os alimentos que devem ser ou não incluídos na alimentação.
Manga engorda?
A manga só contribui para o ganho de peso corporal quando é consumida em excesso. Além disso, o valor calórico da fruta varia de acordo com o tipo de manga consumido, algumas são mais calóricas e outras menos. Por seus inúmeros benefícios para a saúde, a manga não deve ser excluída das dietas de emagrecimento, a questão é consumi-la em porções adequadas.
Confira o valor calórico de 3 tipos de manga (valores correspondentes a 100 gramas da fruta in natura):
Palmer: 72 calorias
Tommy: 51 calorias
Haden: 64 calorias
Misturar manga com leite provoca indigestão?
Não, consumir manga com leite não provoca indigestão. Inclusive, a vitamina de manga é uma bebida gostosa e saudável, excelente para começar bem o dia ou repor as energias no fim da tarde.
Casca da manga
Para aproveitar ao máximo os benefícios da manga, o ideal é consumi-la com a casca (desde que seja feita sua adequada higienização antes do consumo). A casca da manga contém altas concentrações de:
- Carotenoides.
- Polifenóis.
- Ômega-3.
- Ômega-6.
- Ácidos graxos poli-insaturados.
A casca da manga ainda ajuda a queimar gordura e inibir a produção de células adiposas.
Benefícios da manga na gravidez
Embora exista um mito segundo o qual grávidas não devem comer manga, na verdade essa fruta pode e deve estar presente na dieta da mulher durante a gestação. A fruta manga é rica em vitaminas e minerais, conforme já mostramos, nutrientes essenciais durante a gravidez, que ajudam na boa formação do bebê e na manutenção da saúde da mãe.
Além disso, a grande quantidade de fibras que a manga contém ajudam a prevenir a prisão de ventre, problema muito frequente durante o período gestacional.
É claro que o consumo deve ser feito com moderação e devemos lembrar que quaisquer dúvidas sobre que alimentos ingerir ou não devem ser esclarecidas com o médico que faz o acompanhamento da gestante. Mulheres que sofrem de diabetes gestacional não devem consumir manga.
Benefícios da manga verde
Não existe um consenso entre profissionais de saúde e nutrição sobre os benefícios da manga verde para a saúde. Embora não haja comprovação científica sobre tais efeitos, acredita-se que consumir a manga verde possa ser eficaz no tratamento de problemas gastrointestinais, como diarreias e náuseas.
Como a manga contém muito mais vitamina C quando ainda se encontra verde, seu consumo ajuda a fortalecer a imunidade do organismo, proteger o sistema cardiovascular e prevenir o escorbuto.
Benefícios da manga para o cabelo
O consumo da manga traz benefícios para a saúde do organismo como um todo, o que se reflete inclusive na saúde dos cabelos, que se tornam mais fortes, resistentes e brilhantes.
Mas também é possível desfrutar dos benefícios da manga para o cabelo utilizando-a na preparação de máscaras e condicionadores caseiros. Confira 2 receitas com manga para aplicar nos cabelos.
Máscara de manga e iogurte para cabelos ressecados.
Ingredientes: 1 manga madura média e 1 pote de iogurte natural sem sabor.
Modo de preparo da máscara: descasque a manga e retire toda a sua polpa. Bata no liquidificador com o iogurte natural sem sabor, até formar um creme homogêneo. Utilize a máscara imediatamente após o preparo.
Modo de usar: lave o cabelo duas vezes com o shampoo de sua preferência. Retire o excesso de água com uma toalha e aplique toda a máscara no comprimento e pontas, massageando mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue o cabelo com água fria, até retirar toda a máscara.
Creme de manga caseiro para os cabelos.
Ingredientes: 1 manga madura grande e 1 colher de sopa de óleo de coco.
Modo de preparo: descascar a manga e retirar sua polpa. Bater a polpa da manga rapidamente no liquidificador e acrescentar o óleo de coco, batendo novamente.
Modo de usar: aplicar nos cabelos já lavados, ainda úmidos, no comprimento e pontas. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água fria até remover todo o creme.
Suco de manga
Uma forma refrescante e prática de consumir a manga é através dos sucos. E nem é necessário acrescentar açúcar, já que a manga quando madura apresenta um sabor bastante doce. Embora o suco de manga tenha menos fibras que a fruta in natura, ele preserva grande parte de seus nutrientes, desde que seja consumido imediatamente após o preparo.
Confira duas receitas sensacionais de suco de manga.
Suco de manga com hortelã
Os ingredientes desse suco refrescante são: a polpa de 1 manga Tommy bem madura, 1 copo (200 ml) de água ou água de coco e 4 folhinhas de hortelã. É só bater tudo no liquidificador e pronto!
Suco de manga com laranja
Para preparar essa receita de suco, os ingredientes são: 1 manga madura (pode ser do tipo tommy, palmer ou rosa) e 1 copo de suco de laranja natural (250 ml). Bater no liquidificador e consumir imediatamente, para aproveitar melhor as vitaminas da manga e da laranja.
Como vimos ao longo deste artigo, com tantas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, além do sabor e aroma incomparáveis, não foi à toa que a manga recebeu o título de “rainha das frutas”.
Apesar de sua origem asiática, a manga hoje faz parte da cultura brasileira, com mangueiras frondosas ilustrando livros, histórias e doces memórias de infância de muita gente.
Artigos relacionados:
Benefícios e Propriedades da Manga Rosa
Benefícios e Propriedades da Manga Palmer
Benefícios e Propriedades da Manga Espada
Benefícios e Propriedades da Manga Tommy
Benefícios e Propriedades da Manga Haden
Benefícios e Propriedades da Manga Carlotinha
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades do Coco
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades da Uva
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades do Mirtilo
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.