Com nome científico de Acca sellowiana, a feijoa tem formato redondo a oblongo, casca grossa, lisa ou rugosa, de cor verde acinzentado ou verde oliva. Tem a polpa branca e gelatinosa.
É uma fruta com um sabor doce e um pouco ácida, mas muito agradável e exala um perfume encantador. O sabor pode lembrar o abacaxi e o morango. A feijoa é uma fruta nativa do sul do Brasil, mas foi espalhada por diversos países da Europa, da Ásia e da América Latina, além de ser muito conhecida na Nova Zelândia. A Feijoa, ou Goiaba Serrana, tem grandes propriedades terapêuticas, pois é rica em vitaminas e sais minerais.
O fruto recebeu o nome de goiabeira-serrana ou goiaba da serra, por ser parecida com a goiaba comum apenas em sua parte externa. Com a polpa da feijoa, é possível produzir geleias, gelatinas e sucos. Além disso, as flores são usadas para decorar saladas, bolos e pratos.
Durante algum tempo, a fruta serviu de alimento para alguns grupos étnicos da região sul do Brasil, de onde a fruta é nativa. A parte da planta que é mais utilizada pelas pessoas é o fruto, que pode ser consumido in natura ou processado de diversas formas. Em alguns locais onde a feijoa não consegue se tornar própria para o consumo, a parte que é aproveitada são as flores. Na Nova Zelândia, por exemplo, existem treze produtos derivados da feijoa, tais como: espumantes, sucos puros, molhos e geleias.
A feijoa é encontrada com maior frequência em áreas com altitude superior a 1.000 metros, junto com a formação de bosques e matas de araucárias.
A feijoa contém diversas vitaminas, tais como vitamina C, que é muito importante para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a prevenir algumas infecções respiratórias sazonais; vitamina D; vitaminas do complexo B; ácido fólico e alguns minerais, como iodo, fósforo, potássio, cálcio, magnésio.
Muito popular na Nova Zelândia, a fruta fez parte de alguns estudos na Universidade de Auckland. Os pesquisadores identificaram a presença de antioxidantes. Essas substâncias combatem radicais livres, o que ajuda no controle e na prevenção de fatores associados ao envelhecimento. Os antioxidantes, por auxiliarem o sistema imunológico, apresentam ação antimicrobiana, aumentando o combate a bactérias e vírus.
Um estudo feito no Japão afirmou que a feijoa pode combater alguns tipos de câncer e, também, prevenir doenças autoimunes em decorrência da presença de polifenóis na fruta.
1.Feijoa para gestantes
A feijoa é considerada uma fruta saudável para mulheres grávidas. É rica em ácido fólico, que é bastante importante para gestantes, pois auxilia na formação neural do feto, e também pode proteger contra a anemia. Dois problemas que podem ser aliviados com o consumo regular da feijoa é a fadiga e a vertigem, que estão associadas à anemia, pois a feijoa é rica em ferro e sais minerais, fundamentais no período de gestação.
2.Feijoa para problemas intestinais
A feijoa é boa para diminuir a constipação, pois tem um conteúdo fibroso que é utilizado no alívio de algumas doenças intestinais. A fruta alivia a constipação e também pode garantir que você não sofra de flatulência.
3.Feijoa para o metabolismo
A feijoa contém uma quantidade alta de iodo e é altamente recomendada para quem sofre com a deficiência dessa substância. Para pessoas com hipotireoidismo, a fruta pode ser bastante interessante, pois a deficiência de iodo pode levar a uma desaceleração do metabolismo. A baixa quantidade dessa sal mineral no organismo pode provocar ganho excessivo de peso, pele seca, fraqueza, maior sensibilidade ao frio, constipação e depressão.
4.Feijoa para a memória
Se for consumida regularmente, a feijoa pode ajudar na estimulação cerebral e retardar o aparecimento de doenças degenerativas da cognição, associadas ao declínio da atividade neuronal, como a demência e a doença de Alzheimer. A fruta é bastante indicada para idosos que foram diagnosticados com um estágio inicial de demência e, também, para estágios iniciais ou avançados da doença de Alzheimer.
5.Feijoa contra os Radicais Livres
A feijoa protege o organismo contra os radicais livres. A fruta é rica em vitaminas essenciais e em antioxidantes, que normalmente podem reduzir o estresse oxidativo. Essa ação resulta em menor incidência de danos provocados pelos radicais livres. Esses danos são conhecidos por provocarem o envelhecimento prematuro.
6.Feijoa para prevenir o resfriado
O consumo regular da fruta feijoa ajuda a prevenir os famosos resfriados, pois a fruta pode aumentar a imunidade. Contém uma grande quantidade de vitamina C, que, em uma boa quantidade, previne o resfriado e algumas outras doenças comuns.
7.Feijoa pode ajudar a prevenir o câncer
O fruto melhora os níveis de oxigênio presentes nas células e ajuda a combater alguns efeitos negativos relacionados ao estresse. Essa melhora nos níveis de oxigênio provoca a redução da incidência de danos causados pelos radicais livres. Assim, acaba reduzindo o risco de câncer.
8.Feijoa para uma pele mais lisa e macia
A indústria de cosméticos começou a usar o extrato da fruta em muitos produtos, tais como: máscaras, cremes, batons e sprays. Essa utilização ocorre devido ao alto nível de nutrientes presentes na feijoa. A polpa, juntamente com as sementes desta fruta, pode servir como um esfoliante natural para o rosto e para o corpo, deixando, assim, a pele mais lisa, fina e macia.
9.Feijoa para ajudar na redução dos sintomas dos Transtornos Depressivos
A fruta é composta por vitaminas extremamente necessárias para o funcionamento do corpo e, também, por muitos nutrientes vitais. Um estudo recente sugeriu que consumir três porções da fruta feijoa ou de seus derivados regularmente pode reduzir o risco de depressão. Tudo isso se deve à presença de alguns compostos que servem como anti-inflamatório e antioxidante, assim como resveratrol. Portanto, ajuda a melhorar a memória e diminui os níveis de estresse e também de ansiedade.
A feijoa deve ser plantada em um local com bom solo, preferencialmente, com incidência solar direta. Adapta-se, normalmente, a diferentes tipos de solo, desde que o solo seja bastante arejado e drenado. A germinação acontece entre 1 e 4 meses. A feijoa germina facilmente a partir das sementes plantadas em um solo arejado e com terra de boa qualidade. Basta abrir pequenos buracos de 10 centímetros em um solo rico em vitaminas e depois colocar as sementes dentro e cobrir. A feijoa só vai começar a dar frutos a partir do quarto ano; antes disso, ela só poderá oferecer flores com um aroma bem agradável e com uma cor chamativa.
As flores da feijoa têm pétalas vermelhas e carnudas. As pétalas podem ser usadas em saladas. Como são muito saborosas, são apreciadas por algumas aves, como o Sanhaço-cinzento e a Saíra-preciosa. As flores vistosas são muito usadas para decoração de festas, recepções, reuniões, casamentos e para ornamentação.
A feijoa é um arvoredo frutífero, também conhecido como arbusto. Árvore nativa das regiões de terras altas no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A feijoa é da mesma família da Pitanga e da Jabuticaba. A árvore tem o tronco ramificado e a casca é cinzenta. Pode atingir de 2 a 5 metros de altura. A copa da árvore é densa. As folhas são opostas, na parte superior a folha é verde e na parte inferior a folha é pálida. Floresce no verão, despontando flores vermelhas. As flores podem estar sozinhas ou em cachos.
Os frutos, normalmente, amadurecem no outono. Para saber se o fruto já pode ser colhido, deve-se passar diariamente para ver se ele está macio e se solta facilmente do ramo. A feijoa, depois de colhida, deve ser consumida em até duas semanas. Os frutos são repletos de sementes, semelhantes às de goiaba. Tanto o fruto quanto as flores podem ser consumidos.
A feijoa contém uma alta concentração de iodo. Portanto, a fruta é utilizada na medicina profilática para prevenir doenças nas glândulas da tireóide. A fruta também é utilizada em chás com a mesma finalidade.
A feijoa tem ação antioxidante e, por essa razão, é usada em produtos anti- envelhecimento e anti-idade. Propriedades da feijoa estão presentes em cremes, máscaras e outros meios.
Malefícios da Feijoa
A feijoa contém uma grande quantidade de iodo e de sacarose. Por isso, pessoas que sofrem com o aumento da função da glândula tireóide (hipertireoidismo) e pessoas com diabetes, devem comer a fruta com moderação.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Goaiaba
Benefícios e Propriedades da Pitanga
Benefícios e Propriedades da Pitaya
Benefícios e Propriedades da Carambola
Benefícios e Propriedades da Lichia
Benefícios e Propriedades da Graviola
Benefícios e Propriedades do Rambutão
Benefícios e Propriedades do Mangostão
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…