A cereja é uma fruta nativa de regiões da Europa Oriental e da Ásia Menor. É o fruto da cerejeira, que deve ser cultivado em regiões com temperaturas baixas. Bem pequena, a fruta mede, aproximadamente, 2 cm. É redonda e pode ter três cores: vermelha, roxa e preta. É uma fruta muito suculenta e macia.
A cereja pertencente à família Rosaceae. Alguns frutos familiares são o Damasco, a Ameixa e o Pêssego. Existem dois principais tipos de cereja: a cereja doce e a cereja azeda.
No Brasil, a fruta é sempre importada na forma industrializada; por isso, o valor para compra se torna um pouco elevado. É usada na preparação de compotas, conservas, bebidas como o cherry. A cereja tem propriedade refrescante e diurética in natura. É usada também na decoração de bolos, sorvetes e doces.
A cereja é repleta de nutrientes importantes para o organismo, tais como Betacaroteno, ácido fólico, cálcio, magnésio, Vitamina C, fósforo, manganês, cobre, flavonoides e potássio, que é um mineral que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial. Tem baixa caloria e pouco sódio.
1.Benefícios da cereja na perda de peso
A cereja é uma fruta rica em fibras, o que ajuda a pessoa que a consumiu a se sentir satisfeita por um longo tempo. Outro ponto positivo é a quantidade de calorias que a cereja possui: aproximadamente 5 por unidade ou 95 por xícara, claro, sempre levando em conta o tamanho do fruto e sempre sem caroço.
2.Cereja contra a insônia, neurose e dores na cabeça
Na composição da cereja são encontrados alguns tipos de antioxidantes, entre eles a melatonina, que possui um efeito calmante, relaxando o sistema nervoso e assim aliviando os problemas relacionados com a neurose e com a dor na cabeça. Possui também cianidina, antocianina e quercetina, que é um dos antioxidantes mais potentes. O suco da cereja faz com que a pessoa tenha um melhor aproveitamento do sono e, consequentemente, a diminuição da insônia.
3.Cereja contra o envelhecimento e contra o câncer
As cerejas possuem uma boa quantidade de antioxidante que atuam contra os radicais livres, combatendo, assim, o envelhecimento e o avanço de doenças neurológicas e algumas condições de pré-diabetes, assim como alguns cânceres, como o de pele.
4.Cereja contra artrite, fibromialgia e gota
Foram feitas algumas pesquisas que mostram a atuação da cereja como anti-inflamatório natural, combatendo a gota, a fibromialgia e algumas lesões. A gota ocorre quando processos metabólicos que controlam a quantidade de ácido úrico no sangue estão falhando e, assim, formam-se cristais de ácido úrico nas articulações. Dessa forma surgem as dores e as inflamações.
5.Redução da gordura presente no abdômen
Em algumas pesquisas usando animais, observou-se que os que têm uma dieta rica em pó de cereja acumularam menos gordura e ganharam menos peso, comparados com os animais que não consumiram o pó. Também tiveram menos inflamações.
6.Contra a dor muscular
Notou-se que os atletas que consumiram o suco de cereja antes ou durante uma competição de longa distância apresentaram menos dores e menos inchaço do que aqueles que não ingeriram a fruta. Isso se deu às propriedades presentes na cereja, ou seja, os anti-inflamatórios e os antioxidantes auxiliam no dano muscular e nas dores provocadas por exercícios.
7.Maior proteção para o coração
A cereja auxilia na ativação dos receptores de peroxissoma nos tecidos do corpo. Alguns desses receptores ajudam a reduzir o risco de doenças no coração.
Também, as cerejas têm taxas elevadas de potássio, que auxilia na regulação da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco e, assim, reduz o risco de hipertensão.
8.Cereja contra a diabetes
A fruta contém um índice glicêmico baixo quando é comparado com o de algumas outras frutas que as pessoas com diabetes normalmente devem evitar. A cereja fresca tem o índice glicêmico de apenas 22, o que faz com que a fruta seja a mais indicada para indivíduos que sofrem com essa doença.
9.Evita o Alzheimer
Por causa da grande quantidade de antioxidantes presentes na cereja, ela é considerada um remédio natural para a memória. Essa consideração foi feita pela Associação do Alzheimer.
O clima ideal para a árvore cerejeira é o frio, chuvoso e úmido, com o verão não muito quente. A propagação se dá por enxertia.
Cerejeira-ornamental
A cerejeira ornamental é uma árvore de porte médio que serve para decoração, sendo muito utilizada no paisagismo. O tronco é simples e curto, dispondo de uma casca rugosa, com a cor marrom claro. A árvore pode chegar de 4 a 10 metros de altura, e a copa pode ser densa ou pouco densa.
As folhas são ovaladas, começam verdes, mudam para o amarelo, depois para o vermelho e normalmente, antes de cair, são rosas. As flores desabrocham no fim do inverno e começam unidas em grupos de duas a cinco.
As cerejeiras costumam atrair muitos pássaros. Sua árvore tem uma beleza incomparável, que vai mudando conforme a estação do ano. Ela se destaca mais quando é encontrada em grupos, ao longo de ruas ou avenidas e em bosques ou praças. A cerejeira não requer podas.
A cerejeira ornamental é um símbolo do Japão, que anualmente atrai milhares de pessoas para contemplar a sua beleza. Suas folhas, quando maduras, servem para fazer chá.
Bigarreau Tardif de Vignola
Essa variedade tem origem Italiana, sendo uma árvore de porte médio e muito firme. As cerejas são grandes e firmes, dificilmente racham, têm a cor roxo escuro e demoram para amadurecer.
Burlat
A polpa dessa variedade de cereja é de cor vermelho intenso, tem um tamanho médio e é um pouco enrugada. As folhas são verdes e bem compridas. É de maturação precoce.
Heldenfingen
As folhas são da cor verde escuro, são serrilhadas e menos largas na sua base, mas pontiagudas. Possui um sabor menos intenso do que a variedade anterior, e é pouco firme. A maturação é tardia.
Napoleon
Folhas, compridas, alongadas, serrilhadas, pontiagudas. A cereja tem uma cor característica, sendo um pouco alaranjada e parecendo uma mistura entre vermelho e o amarelo. Seu tamanho é um pouco maior que o das duas variedades anteriores. A maturação é tardia.
Sam
As folhas são verdes com pontas finas. A cereja tem a cor roxo escuro e é de tamanho médio. Seu formato é semelhante ao de um coração, é sumarenta e tem um sabor um pouco ácido. A maturação é tardia.
Schneider
É uma espécie originária da Alemanha, por isso esse nome. É uma árvore vigorosa, um pouco torta, mas que tem uma ótima produtividade. A cereja tem a parte externa mais grossa e uma coloração púrpura. A maturação também é tardia.
Stark Ardy Giant
É uma árvore bem resistente e tem uma boa produção. É originária dos Estados unidos. Tem o fruto com a parte externa grossa de polpa firme e com a cor roxa bem escura. Normalmente não racha. Tem a maturação em tempo médio.
Stella
Essa espécie é bem diferente, pois a cor varia bastante, passando pelo laranja, pelo vermelho, até chegar na cor roxa. A maturação é tardia.
Na cosmetologia, a baga da cereja é utilizada em máscaras faciais, pois a fruta tem efeito clareador e melhora a elasticidade da pele.
A cereja tem efeito laxante, portanto, se consumida em excesso, pode provocar diarreia. Também é rica em tanino e, se for consumida em excesso e com bastante frequência, pode provocar alguns problemas estomacais.
Na cultura japonesa, a Flor de Sakura, como é conhecida, é associada ao samurai, cuja vida era tão efêmera quanto a flor que se desprendia da árvore.
O fruto significa sensualidade, justo por ser vermelho e suculento.
O suco da cereja é chamado de “o primeiro gosto do amor”, pois tem sabor e cor bem intensos.
Já como tatuagem, a cereja representa castidade e pureza.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades do Mirtilo
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades da Uva
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Melancia
Benefícios e Propriedades do Damasco
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades da Manga
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades do Tomate
Benefícios e Propriedades da Amora
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…