Benefícios do Sapoti para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
Você não pode deixar de conhecer o sapoti, fruta que cresce no sapotizeiro e pode render excelentes receitas. Essa é umas das espécies mais majestosas e chamativas que existem hoje em dia.
E aí, se interessou pela fruta? Quer saber tudo sobre o sapoti? Então você não pode deixar de acompanhar o guia a seguir. Confira o que vou ensinar:
- Afinal, o que é sapoti?
- Como surgiu a fruta?
- Tudo sobre as técnicas para plantar sapoti
- Sapoti: receitas e como comer
- Propriedades e benefícios da fruta
Se a curiosidade está falando mais alto, acompanhe o conteúdo. A leitura é rápida e vale a pena!
O que é Sapoti?
A fruta sapoti, também chamada de sapota ou sapodilla, é um dos mais usados remédios alternativos para prevenção e melhoria da saúde. Entretanto, não é essa a única vantagem de experimentar o alimento. O sapoti também tem um excelente sabor!
Então, como a maioria das pessoas não conhece essa fruta? De fato, é enorme o número de indivíduos que nunca ouviram falar do sapoti. O que ocorre é uma concentração da fruta em algumas regiões do Brasil, que torna o acesso um pouco mais complicado.
De forma geral, o sapoti se encontra em regiões do nordeste e do norte do país. Isso faz com que o alimento se torne uma iguaria de valor nas outras localidades, que não essas duas.
Muitas pessoas que vivem nas regiões citadas possuem plantações de árvores de sapoti, denominadas sapotizeiros. Porém, o cultivo pode se tornar complicado por conta da grande extensão da árvore.
Mas vamos falar sobre isso mais tarde. Agora, você vai conhecer a origem dessa indispensável fruta.
Origem da fruta sapoti
A espécie que origina o sapoti, árvore grande e majestosa, é mais conhecida nas regiões do México. Quando falamos sobre a fruta sapoti e origens do alimento, é comum que encontremos os primeiros consumos na região central da América Latina.
No México, por exemplo, a fruta é conhecida como zapotl ou zapota. E está errado quem acha que o consumo começou tarde, como podemos inferir em relação ao Brasil. A América Central é um local de cultivo desde as civilizações chamadas de pré-colombianas.
Para essas populações antigas, a árvore de sapoti era usada para outros fins, além da alimentação. Vale citar, por exemplo, a colheita do látex e o uso da madeira. Isso tornava o sapotizeiro uma espécie extremamente valorizada naquelas civilizações.
Agora que você já conhece mais sobre a história, podemos passar para a porção prática do cultivo e da alimentação à base da fruta. A seguir, você aprende coisas interessantes sobre o sapoti: cultivo, receitas, e muito mais.
Fruta sapoti: como plantar?
O pé de sapoti é de simples plantação, mas encontra alguns entraves ao longo do caminho. Como assim? Vou explicar em detalhes mais concretos.
Primeiramente, você deve saber que a árvore é extremamente grande e espaçosa. Na maioria das vezes, as pessoas optam por quintais e jardins largos, em que outras espécies não interfiram no crescimento natural do sapotizeiro.
Outra recomendação é o cuidado com a região. Existe uma justificativa para o enorme cultivo em regiões do nordeste e do norte, e ela é baseada nas condições climáticas. De fato, é incontestável que essa fruta se dá melhor com os climas quentes e úmidos. Essas são exatamente as tendências de localidades mais ao norte do país.
Aqui estão alguns outros requisitos para ter um pé de sapoti, árvore que se adapta bem e cresce rapidamente:
- Solo profundo
- Abundância de chuvas
- Ausência de invernos rigorosos
- Sol forte e presente (evitando sombras)
- Espaço mínimo de 8 metros entre cada árvore
Como começar?
O recomendado é optar por uma estação chuvosa, que torne o solo úmido. As estações de seca precisam ser evitadas, por conta dos riscos de não implantação das mudas.
A colheita efetiva deve ter início após 4 anos da implantação das primeiras mudas. É esperado que a árvore esteja forte e estabilizada.
Benefícios do Sapoti
Agora que você já conhece a maioria das informações, falta citar algumas propriedades do sapoti, que tornam a fruta extremamente benéfica à saúde. Acompanhe abaixo!
1.Aumento da imunidade
As propriedades do sapoti incluem um aumento na imunidade, principalmente em épocas em que a diminuição das defesas naturais é comum. Mas por que isso ocorre?
Existem dois motivos principais: a presença de vitamina C e a adição de polifenóis à constituição da fruta. Eles são utilizados em remédios para prevenção de doenças comuns, como a gripe.
O que ocorre, em termos simples, é um combate aos vírus e bactérias que ainda estão se instalando no corpo. Caso você não esteja em risco, a fruta simplesmente ajudará no fortalecimento diário do sistema imunológico.
2.Propriedades emagrecedoras
Quem quer emagrecer de maneira saudável e natural não pode deixar a fruta sapoti de lado. Afinal, ela é uma das que mais combatem o acúmulo excessivo de gorduras.
Muitas pessoas criticam essa colocação do sapoti como fruta emagrecedora, pois há uma quantidade razoável de calorias em sua fórmula. O número fica perto de 85 calorias a cada 100 gramas.
Porém, há uma razão lógica para recomendar o consumo de sapoti em dietas naturais. A grande quantidade de fibras em sua composição é um agente importante para prolongar a sensação de saciedade.
Além disso, a fruta é bastante doce. Assim, quando surgir a vontade de açúcar, você não precisa recorrer aos doces industrializados. O sapoti mata a sua vontade de forma saudável, evitando o comprometimento da dieta.
3.Melhoria na digestão
Você tem problemas digestivos recorrentes? Não pode comer nada pesado, que já se sente mal? Se a resposta é positiva, você precisa comer o sapoti, fruta que acalma o sistema gastrointestinal.
As fibras das quais falamos no tópico anterior não são benéficas somente para combate o acúmulo de gorduras no corpo. Elas também ajudam a regular o intestino de forma saudável, sem recorrer a medicamentos.
O uso da fruta, portanto, pode ajudar nos casos de prisão de ventre ou de intestino solto. A gastrite, azia e dor de estômago também tendem a apresentar diminuição.
4.Prevenção contra doenças oculares
As doenças oculares começam a afetar a visão principalmente das pessoas mais velhas. Por isso, é necessário tomar algumas medidas de cautela. Se você já tem tendências, deve considerar a importância do consumo de sapoti.
A fruta tem excelentes quantidades de vitamina A em sua composição. Apenas uma unidade por dia, mesmo em receitas caseiras, pode diminuir a possibilidade de desenvolvimento de condições como pressão intraocular alta, degeneração da mácula ou cegueira noturna.
Sapoti: como comer?
As comidas com sapoti, receitas impressionantes e saborosas, são diversas e garantem boas sobremesas. A maneira de comer a fruta depende dos seus objetivos.
Existem pessoas, por exemplo, que querem comer sapoti para garantir os benefícios à saúde. Nesses casos, é bem melhor apostar na fruta fresca, sem misturas. Assim, você não corre o risco de perder os nutrientes essenciais.
Você deve retirar a casca antes de ingerir, além de tomar cuidado com as sementes. Para quem tem dificuldades na retirada de sementes pequenas, aqui vai uma boa notícia: as do sapoti são grandes e bastante visíveis.
As receitas a seguir também são indicadas para quem quer obter os benefícios à saúde, mas esse não é o enfoque central. Existem modos de preparo que acabam com parte do valor nutritivo. Até um simples suco pode ter esse efeito.
Acompanhe algumas possibilidades de receitas para se deliciar, e escolha a sua favorita:
Vitamina gelada de sapoti
Você vai precisar de:
- Xícara de leite (250 ml)
- 2 sapotis sem casca e sem semente
Modo de preparo: deixe os sapotis no congelador até que estejam cristalizados em gelo. Depois, basta colocar o leite e bater no liquidificador. Experimente antes de colocar açúcar, pois a fruta é naturalmente doce.
Suco de sapoti
Você vai precisar de:
- Polpa de sapoti (200 g)
- Xícara de água com gás (1 unidade)
- Açúcar a gosto
- Xícara de gelo (1 unidade)
Modo de preparo: quebre os gelos em pedaços menores antes de começar. Depois, é só bater todos os ingredientes no liquidificador, e finalizar com o açúcar.
Mousse de sapoti
Você vai precisar de:
- Leite (60 ml)
- Gelatina em pó (8 g)
- Chocolate (160 g)
- Manteiga de cacau (13 g)
- Creme de leite (220 g)
- Sapoti (2 unidades)
Modo de preparo: triture as unidades de sapoti e leve ao fogo junto com o leite. Mexa até ferver e retire do fogo, adicionando a gelatina em seguida. Finalize com a mistura de chocolate e manteiga de cacau, ambos derretidos.
Outras possibilidades são:
- Geleia de sapoti
- Sapoti na salada de frutas
- Doce de sapoti
- Creme de sapoti
Basta procurar pela receita que mais combina com você e colocar em prática. As opções citadas anteriormente possuem as vantagens da facilidade e da necessidade de poucos ingredientes.
Artigos Relacionados:
Propriedades e Benefícios do Mangostão
Propriedades e Benefícios da Pitaya
Benefícios e Propriedades da Mangaba
Benefícios e Propriedades da Carambola
Benefícios e Propriedades da Lichia
Benefícios e Propriedades da Jaca
Benefícios e Propriedades da Graviola
Benefícios e Propriedades do Rambutão
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.