O repolho (Brassica oleracea) é um vegetal que tem a sua origem na região do Mediterrâneo, sendo conhecido pela humanidade há mais de 5000 anos. O consumo é bastante antigo, pois vem desde a época do Egito Antigo e da Grécia, onde era considerado uma iguaria.
Essa hortaliça apresenta uma quantidade maior de vitamina C do que a laranja, que é considerada pela maioria das pessoas como o alimento que possui a maior quantidade dessa importante vitamina.
O repolho é um vegetal usado tanto na forma crua como na cozida, no preparo de sopas, massas compotas, acompanhamento, repolho refogado, entre outros. Apresenta uma forma redonda ou ovalada, suas folhas internas são de cor verde ou esbranquiçadas, apresentando uma textura suave.
Já as folhas externas possuem uma tonalidade verde mais escura e textura mais dura. A parte comestível do repolho fica localizada em seu interior, que é conhecida popularmente como “cabeça”.
Ele possui um galho curto e não apresenta ramificações, podendo atingir entre 30 a 40 cm de altura. Suas flores são pequenas e de cor amarela. As variedades encontradas de repolho são o roxo, repolho branco ou verde, sendo o último o mais apreciado no Brasil.
O repolho branco age como um depurativo do sangue, além de estimular a digestão, minimizar o cansaço e combater a tuberculose. Para dispor melhor dos benefícios, o ideal é que ele seja consumido cru e que seja bem mastigado.
Apesar de ser menos nutritivo e mais consumido do que o brócolis e a couve flor, as propriedades do repolho são muito significativas para a manutenção da saúde. Ele contém vitamina A, vitamina C, vitamina K, potássio, cálcio, fósforo, ferro, betacaroteno, potássio, folato niacina, tiamina e ácido ascórbico.
O repolho emagrece e apresenta uma infinidade de benefícios quando consumido de forma regular. Ele ajuda a aumentar a resistência dos tecidos e vasos sanguíneos, além de combater infecções hemorragias e anemias.
Malefícios do repolho não são encontrados facilmente. Saiba mais detalhes sobre os benefícios desse vegetal.
1.Cuida da saúde intestinal
O motivo que faz o repolho ser importante para a manutenção da saúde do intestino é a quantidade de fibras que ele possui em sua composição. As fibras reduzem o colesterol e fazem o intestino funcionar de forma mais correta. Além disso, ele contém glicosinolatos, substâncias que, de acordo com estudos realizados, ajudam a prevenir contra o câncer de intestino.
2.Contribui para a saúde digestiva
Além da presença da fibra, o repolho também contém outros nutrientes que favorecem a manutenção da saúde digestiva. O consumo desse vegetal faz com que as bactérias presentes no intestino se mantenham em uma quantidade adequada, ajudando a manter as bactérias que são benéficas para o estômago.
3.Previne contra o câncer
Por se tratar de um vegetal crucífero, o repolho ajuda a eliminar os radicais livres do organismo, componentes que contribuem para o surgimento do câncer e outras doenças. Estudos realizados com esse vegetal revelaram que o seu consumo ajudou a reduzir de forma significativa o câncer de mama.
Ele também contém sulforafano e luperol em sua composição, que consistem em substâncias que estimulam a ação das enzimas que, como consequência, inibem o crescimento de tumores.
4.Possui ação anti-inflamatória
O repolho possui glutamina em suas folhas, que é uma anti-inflamatório poderoso. Por esse motivo, o consumo do repolho contribui para a redução de inflamações, alergias, irritações, febre e outros tipos de problemas. Além disso, ele possui betacaroteno, que possui ação contra o surgimento do câncer de próstata.
5.Ajuda na perda de peso
Como o repolho possui uma baixa quantidade de calorias, o equivalente a 33 por xícara do vegetal cozido, ele contribui para inibir o aumento de peso. Ele também é rico em fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Isso faz com que a recomendação de consumo para ajudar o emagrecimento seja uma boa opção, já que, além disso, é rico em nutrientes.
6.Contribui para a saúde dos olhos
Por se tratar de um vegetal que possui betacaroteno em grande quantidade, o repolho ajuda a manter a saúde ocular. Isso porque esse composto é responsável pela prevenção da degeneração macular e previne contra a catarata.
A vitamina A também contribui para isso, sem falar que, ao consumir repolho, benefícios para o cabelo também são notados por causa dessa vitamina.
7.Mantém o cérebro saudável
Alimentar-se regularmente de repolho fornece ao cérebro uma quantidade elevada de vitamina K e de antocianinas. A presença desses componentes faz com que a função mental seja beneficiada.
O motivo é porque a vitamina K protege os nervos presentes no cérebro da degeneração. Por conta disso, o repolho é um alimento que ajuda a proteger o cérebro do Alzheimer e também da demência.
Além disso, ele contém iodo em boa quantidade, que consiste em um componente que ajuda a manter o sistema nervoso mais saudável. Vale lembrar que os benefícios do repolho roxo nesse sentido são maiores do que o repolho comum, pois ele possui uma quantidade maior de antocianinas.
8.Ajuda a desintoxicar o organismo
Por ter uma ação antioxidante, esse vegetal auxilia na remoção das toxinas presentes no organismo, como o ácido úrico e os radicais livres. Como resultado, reduz os riscos do desenvolvimento de cálculos renais, artrite, reumatismo e doença de pele.
9.Previne o envelhecimento precoce
Por se tratar de um alimento rico em antioxidantes, o repolho atua como um retardador do envelhecimento. Isso porque ele ajuda na eliminação dos radicais livres, que são substâncias que contribuem para o surgimento de rugas e manchas na pele. Por isso, ao consumir o repolho, a pele se torna mais tonificada e saudável.
10.Protege contra a osteoporose
O repolho, por ser um vegetal crucífero, contém minerais que protegem contra a degradação óssea, como o cálcio, potássio e magnésio. Isso faz com que o surgimento de doenças como a osteoporose e também o enfraquecimento dos ossos em geral sejam evitados.
Há pessoas que pensam “quero saber sobre o repolho em relação ao plantio” e até imaginam que não seja uma tarefa simples. Porém, plantar o repolho não é nada complicado.
É necessário que o solo seja fértil e permeável, além de ter uma localização ensolarada. A terra deve ser revolvida profundamente e o ideal é adicionar esterco de curral bem curtido. O espaçamento recomendado é de 80 cm a 1 metro entre as linhas e de 40 a 50cm entre as mudas.
A colheita acontece entre 3 a 5 meses após a semeadura. Antes de remover o repolho do solo, observe se a cabeça apresenta uma consistência firme. O ponto de colheita é quando as folhas próximas ao caule começam a enrolar.
As pragas que podem atacar o repolho são os pulgões, besouros, lagartas e cigarrinhas e a melhor maneira de eliminar essas pragas em plantações caseiras é catar os insetos.
Aprenda a seguir como fazer algumas receitas variadas que usam o repolho.
Ingredientes
Modo de preparo
Ingredientes
Modo de preparo
Ingredientes
Modo de preparo
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades da Alface
Benefícios e Propriedades da Cebola
Benefícios e Propriedades da Couve-flor
Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas
Benefícios e Propriedades da Beringela
Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…