O ovo é um produto de origem animal, podendo ser de diversas espécies (aves, répteis, anfíbios e peixes). Os mais consumidos pelo ser humano são os ovos provenientes de aves, sendo a galinha o animal mais comum.
A origem da galinha é na Ásia, mas as aves domésticas chegaram ao Brasil somente por volta de 1500, a bordo dos primeiros navios das grandes navegações.
O ovo é um alimento muito nutritivo, sendo um dos mais completos e saudáveis para se consumir. Os benefícios são inúmeros e, por este motivo, separamos em tópicos este assunto. Abaixo explicamos alguns destes benefícios.
Os nutrientes do ovo são inúmeros e imprescindíveis para o corpo humano. Ele possui alto valor biológico, sendo que a composição nutricional corresponde a 20% das recomendações diárias de proteína para um adulto. Também é rico em vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Este alimento possui pouca gordura e carboidrato, sendo um ótimo substituto para dietas que restringem o consumo de carnes.
O ovo possui muitas vitaminas essenciais para a saúde do corpo, as mais importantes são a A, a B2, a B12, E, D e K. A vitamina A é essencial para a saúde da visão, da pele e dos ossos, além de ser muito importante para o crescimento das células. A vitamina B2 ajuda a gerar energia para o corpo. A B12 auxilia na saúde do sangue, no desenvolvimento cerebral, auxiliando na concentração e na memória. A vitamina E combate os radicais livres. E a vitamina D é importantíssima para os ossos, também para a secreção de insulina e na síntese e secreção de hormônios da tireoide.
Este alimento também é riquíssimo em minerais, como o ferro, ácido fólico, zinco, fósforo, manganês, cálcio e selênio. O ferro previne anemia e auxilia na manutenção da saúde do sangue. O selênio previne danos celulares e elimina metais pesados do corpo. O zinco aumenta as defesas do corpo e diminui os níveis de estresse.
As proteínas contidas no ovo são completas, possuindo todos os aminoácidos essenciais. Cada ovo possui em média 9 gramas de proteína. Este alimento também possui colina, albumina, leucina, gorduras poli-insaturada e monoinsaturada, biotina e tripofano.
Em média um ovo cozido possui 70 kcal, sendo que 0,6g de carboidrato; 6,3g de proteína e 5g gordura. Também possui 63mg de sódio; 274mg de colesterol; 28mg de cálcio e 1 mg de ferro.
A clara do ovo possui apenas 15 kcal, mas 3 gramas de proteína. Ela é composta 88% de água, rica em albumina e pouca gordura. Já a gema possui 65kcal e 3 gramas de proteína. É composta 49% de água e é rica em gordura, tanto monoinsaturada, quando de ômega-3.
Como falado no início do artigo, existe ovos de vários tipos de animais. Desde répteis, anfíbios e peixes, até de aves. O consumo predominante no Brasil é de ovos de aves. Veremos agora um pouquinho sobre alguns tipos de ovos muito comuns no país.
Antigamente, acreditava-se que o ovo poderia causar o aumento dos níveis de colesterol. Contudo, estudos recentes desmitificaram este tabu. Atualmente, o ovo é o queridinho das dietas, sendo considerado um alimento sem malefícios se não consumido em exagero ou por pessoas que possuam alergia a ele.
Uma das maneiras de preparar ovos mais comuns e saudáveis é fazê-lo cozido. O resultado depende do tempo de cozimento, podendo ser mole, macio ou duro. O tempo de cozimento varia entre 6 e 10 minutos. Sempre deve-se colocar o ovo quando a água já estiver quente para não quebrar. Veremos agora os tempos de cozimento:
Além dessa maneira, pode-se fazê-lo frito, poché, omelete, mexido ou na forma de crepe. Ademais, as receitas com ovo são as mais comuns. Quase todas as receitas levam ovos, desde doces até salgados. Bolos, pães, empadas, cucas, mousses, macarrões, bolachas e pasteis são exemplos comuns que levam ovo em suas receitas.
O ovo cru não é muito recomendado para consumo, pois pode haver contágio por salmonela. Por este motivo sempre se recomenda utilizar alguma forma de calor em seu preparo.
Depois de tantos benefícios observados pelo consumo do ovo. As dietas tendo como base ovos viraram febre. Existem diversas variações da dieta do ovo, mas todas prometem a redução drástica de alguns quilinhos na balança.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…