O morango, cujo o nome científico Fragaria ananassa, consiste em um pseudofruto da família Rosacease. Ele pertence à família das rosáceas, que é a mesma à qual pertence a maçã e as rosas. Sua origem vem da Europa, onde há registros do seu cultivo na França e Inglaterra desde o século XV.
O morango apresenta um tamanho pequeno, cor avermelhada, consistência carnuda e um sabor que mistura o doce e o azedo. No Brasil, o cultivo dessa planta herbácea é feita principalmente no Sul e Sudeste e trata-se de uma fruta muito apreciada pelos brasileiros.
O morango é consumido tanto in natura como também em saladas de frutas ou usado com um ingrediente para geleias e outras sobremesas, como tortas, bolos e vitaminas. Os morangos também são usados para a fabricação de compotas e são encontrados congelados ou então enlatados. Ele também é utilizado na indústria para a fabricação de recheio para doces, bolos ou sorvetes.
Essa fruta delicada precisa de cuidados específicos em seu cultivo, preferindo climas mais frios, já que temperaturas mais altas acabam prejudicando o seu desenvolvimento. O morango apresenta uma baixa quantidade calórica, sendo que 100 g da fruta possui apenas 30 calorias. As propriedades do morango são inúmeras, já que a fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, magnésio, manganês, potássio e silício.
Além de ser muito apreciado devido ao seu sabor, o morango fruta ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo, além de fortalecer o sistema imunológico, alcalinizar o sangue e reduzir a pressão arterial. Veja mais sobre o morango e benefícios importantes que ele pode oferecer para a saúde.
Essa fruta age no controle da glicose no sangue, por conta da presença de polifenóis, principalmente o elagitanino. Esse composto faz com que a produção de polissacarídeos seja inibida, o que resulta da diminuição da glicose que seria lançada na corrente sanguínea. O efeito ocorre com o consumo de cerca de 2 a 3 porções de morango semanalmente.
O morango possui uma quantidade boa de potássio, que age dilatando os vasos sanguíneos. Isso acaba reduzindo a ação do sódio no organismo. Além disso, a fruta contém magnésio, que apresenta um efeito relaxante nos músculos que fazem parte dos vasos sanguíneos, minimizando as chances de ocorrer um infarto.
Por ter uma ação antioxidante e anti-inflamatória, o morango também reduz os efeitos do colesterol LDL, aquele que é considerado colesterol ruim. A presença da vitamina D auxilia no fortalecimento do coração e os flavonoides evitam que o sangue coagule, minimizando assim as chances de doenças cardíacas.
A cor avermelhada da fruta morango é resultado da presença das antocianinas, substâncias que inibem o surgimento dos radicais livres. Por isso, essa fruta pode contribuir para a saúde cerebral, ajudando a prevenir a perda da memória.
A quercetina, um tipo de flavonoide presente no morango, apresenta ação anti-inflamatória, protegendo o organismo contra alergias, resfriados e urticárias. Inflamações no intestino também são prevenidas com o consumo da fruta ou então do extrato em pó. De acordo com pesquisadores, esses benefícios decorrem por conta da presença do ácido salicílico, que possui um efeito similar ao ácido acetilsalicílico, que é responsável pelo princípio ativo da aspirina.
O morango apresenta uma quantidade pequena de calorias em sua composição e também contém substâncias que queimam gorduras, o que o torna um alimento termogênico. Outro fator que favorece o emagrecimento é que o morango ajuda na produção de hormônios que fazem com que o apetite seja controlado.
O morango possui potássio, nutriente que contribui para o controle da pressão ocular, favorecendo assim a saúde dos olhos. Outro fator benéfico é a ação antioxidante, que previne certas doenças nos olhos, como a degeneração macular. Essa enfermidade pode levar até mesmo a uma perda da visão, o que pode ser evitado com a redução dos radicais livres ocasionada pela ingestão da fruta.
Como o morango é uma fruta rica em vitamina C, faz com que as células que defendem o organismo sejam ativadas. Por esse motivo, trata-se de uma fruta que previne e trata resfriados. Outros nutrientes também agem com essa finalidade e podem ser ingeridos na forma de suplementos feitos a partir do morango.
O ideal é consumir o morango in natura, evitando cortar ou triturar a fruta. Isso porque, quando entra em contato com o oxigênio, uma parte das substâncias com efeito antioxidante da fruta acabam se perdendo. Cozinhar os morangos também deve ser evitado, pois isso faz uma parte significativa da vitamina C se perca. Ao tomar o suco de morango, o recomendado para aproveitar melhor os nutrientes é consumir imediatamente.
Por ser uma fruta onde o uso de agrotóxicos é feito em grande quantidade, o melhor é optar pelo morango orgânico ou então os morangos hidropônicos, cultivados sem agrotóxicos. Se não for possível, é essencial lavar bem a fruta para remover a maior quantidade possível de agrotóxicos.
Por ser uma fruta cítrica e que apresenta fibras insolúveis, o morango pode provocar irritações intestinais em pessoas que possuem problemas intestinais. Por esse motivo, o consumo deverá ser evitado nesses casos.
As pessoas que possuem tendência a desenvolver pedra nos rins devem evitar consumir a fruta sem orientação de um nutricionista. O motivo para isso é porque o morango contém ácido oxálico, uma substância que provoca cálculos renais.
Um dos principais fatores para o sucesso ao plantar morango é o clima. A temperatura ideal para o desenvolvimento do morangueiro é entre 13 a 26 graus e, para que a fruta fique protegida do calor excessivo e falta de umidade, em geral os produtores preferem recorrer ao plantio em estufas.
As regiões mais indicadas são no Sul e Sudeste brasileiros, onde a temperatura é mais baixa e a ocorrência de chuva é regular. O período ideal para fazer o plantio é entre abril e maio.
O plantio pode ser feito através das sementes ou de mudas, sendo a segunda opção mais recomendada, pois as mudas possuem uma fragilidade menor e já podem ser colocadas no solo. O solo que receberá as mudas deve ser livre de resíduos, que podem prejudicar o desenvolvimento do morango. O ideal é fazer uma aragem, os seja, moer os resíduos das primeiras camadas da terra para que a decomposição ocorra de maneira mais rápida, transformando-se assim em matéria orgânica.
Em seguida, o melhor é abastecer o solo com calcário para que a acidez seja reduzida, além de pesticidas por volta de 15 a 30 dias anteriormente ao plantio das mudas, com o objetivo de proteger contra a infestação de pragas. As covas devem ter por volta de 40 cm de largura e 25 cm de altura. Durante os primeiros 20 dias, a plantação deve ficar coberta com um plástico escuro para que as folhas sejam protegidas.
O solo deve ser mantido úmido, mas sem que acabe sendo encharcado, pois isso pode apodrecer a raiz. A irrigação deve ser feita por 2 vezes durante a semana. A colheita dos morangos ocorre entre 3 a 5 meses após ser semeado, devendo o manuseio ser feito de forma cuidadosa para evitar que a poupa acabe se estragando.
Essa sobremesa de morango é fácil de fazer e combina com qualquer ocasião.
Ingredientes
Modo de preparo
O pavê de morango está entre as sobremesas mais apreciadas, veja como preparar.
Ingredientes
Modo de preparo
Matérias relacionadas:
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades da Uva
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Manga
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…