A busca por qualidade de vida tem crescido muito nos últimos tempos e, para isso, uma alimentação saudável e balanceada é essencial. Uma das maneiras de se alimentar melhor é introduzir mais frutas no dia a dia. De acordo com a OMN- Organização Mundial da Saúde, cada pessoa deve consumir diariamente de 3 a 5 porções de frutas (isso varia de acordo com a necessidade de cada um). Uma fruta rica em propriedades boas para tratar e prevenir doenças é o marmelo.
O marmelo (Cydonia oblonga) é um fruto arredondado, de cor amarelada ou esverdeada, que se assemelha à pera, normalmente medindo de 10 a 12 cm. Sua árvore é o marmeleiro, ou pé-de-marmelo, que teve sua origem nas regiões da Ásia menor e sudeste da Europa e também é conhecida como marmeleiro da Europa ou pereira do Japão. É uma árvore que dá flores brancas, rosas ou amareladas, de tronco tortuoso e áspero, e que chega a medir 4 metros.
A produção de marmelo no Brasil é muito pequena, a maior parte consumida no país é importada de países como Argentina e Uruguai.
O marmelo tem dois tipos mais conhecidos:
Vamos conhecer algumas das propriedades do marmelo:
O consumo do marmelo traz diversos benefícios para nossa saúde. Consumi-lo in natura ou na forma de chá ajuda a tratar dores de garganta, aftas, males na gengiva e inflamações estomacais. Também tem ação antisséptica e antiespasmódica (atua em casos de enjoos e vômitos), é calmante, trata queimaduras, cólicas, diarreia, males do pulmão como tuberculose e pneumonia.
O marmelo é excelente para fortalecer o organismo, a parte física e mental.
O marmelo não costuma ser consumido cru, devido à sua polpa dura e sabor amargo. Em Portugal, é consumido cozido, em forma de marmelada ou assado. No Brasil, em sua maioria, é consumido como marmelada industrializada, mas em algumas regiões também é consumido de forma cozida ou assada. Utiliza-se também para fazer doces e geleias.
O doce mais popular feito dessa fruta é a marmelada.
A marmelada (doce de marmelo) é um doce oriundo de Portugal, que é típico e popular em diversas regiões brasileiras. Trata-se de um purê da fruta, cozido com açúcar. Apesar da polpa branca do marmelo, o doce, depois de pronto, fica com uma cor vermelha ou alaranjada.
É uma iguaria tão popular que marmelada também virou uma expressão idiomática, usada para referir-se a uma ação desonesta. A expressão surgiu porque alguns produtores do doce misturavam chuchu à receita para fazer com que este rendesse mais, enganando assim os clientes.
O preparo da marmelada é relativamente simples, poucos ingredientes são necessários, segue uma receita simples:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
O chá, feito com o marmelo desidratado, é excelente para as inflamações na garganta, anemias, diarreias, nevralgias faciais e espasmos musculares. Você ainda pode encontrar receitas de xarope, que possuem ação digestiva e adstringente, caldas, infusões e loções para pele e cabelos.
As sementes são utilizadas para tratar inflamações de pele e hemorragias.
A infusão das flores do marmeleiro ajuda a acalmar a tosse e a dormir.
É possível também encontrar o mel das flores do marmeleiro que auxiliam a ação digestiva, prisão de ventre e combatem a enxaqueca.
É muito difícil encontrar a fruta in natura. Encontra-se com mais facilidade nas poucas regiões onde é produzido, como Goiás, Minas Gerais e Ceará. No entanto, atualmente há diversas empresas que fazem a venda de frutas, sementes, folhas e chás pela internet.
Na Grécia Antiga, o marmelo era chamado de “maçã de ouro”, considerado símbolo do amor e da fertilidade e consagrado à deusa Afrodite (deusa do amor). Conta-se que a noiva, no dia do casamento, deveria comer um marmelo e o noivo deveria se abster-se.
A parte flexível do galho do marmeleiro, a vara do marmelo, era utilizada antigamente para punir escravos e crianças indisciplinadas. Era considerado um castigo pesado, mais doloroso que o cinto e a palmatória, e a pessoa que recebesse o castigo poderia ficar com as marcas durante muito tempo.
Não há registros de efeitos colaterais ocasionados pelo consumo do marmelo, contudo é muito importante observar as substâncias presentes no fruto e no caso de dúvidas, procurar um nutricionista para uma orientação especializada.
O marmelo pode ser considerado um presente da natureza, está claro que ele vai muito além da marmelada, geleias e doces, possui propriedades ricas que nos ajudam a prevenir e tratar enfermidades e nos auxiliam a ter uma vida mais saudável. Sendo assim, por que não inclui-lo em nossa alimentação?
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades do Damasco
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Amora
Benefícios e Propriedades da Ameixa
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…