O limão é uma fruta arredondada, originária da Ásia, cujas espécies mais conhecidas são limão siciliano (nome científico: Citrus limon), limão taiti ou tahiti (nome científico: Citrus latifolia) e limão galego ou limão-cravo (nome científico: Citrus limonia), que podem ser encontradas nas cores verde, amarelo e laranja. Algumas dessas espécies de limão têm a casca fina e lisa e outras têm a casca grossa, com algumas saliências.
Por dentro, o limão tem gomos cheio s de suco e também contém alguns caroços. O gosto cítrico e um pouco azedo é característico da fruta e varia de acordo com a espécie, com o local de cultivo e com o clima e estação do ano em que ocorre a colheita. A árvore produtora de limões é o limoeiro.
O limão é rico em fibras alimentares, dispõe de baixa caloria e tem ação antioxidante. Contém sais minerais, tais como: o fósforo, o ferro, o potássio e o cálcio. Uma alternativa para melhor aproveitar as propriedades dessa fruta é utilizar fatias de limão para saborizar a água. Deve-se cortar o limão em fatias e colocá-lo imerso em água morna. Afinal, a água morna vai potencializar o efeito da vitamina C, que é encontrada em grande quantidade na casca do limão. Depois, basta colocar na geladeira e resfriar a composição.
Os benefícios da água com limão são inúmeros, dentre os quais está a melhora da digestão. O limão possui efeito desintoxicante, que colabora com a retirada de toxinas que prejudicam o funcionamento gastrointestinal. O limão é ácido, então consegue auxiliar no processo de digestão dos alimentos e ajuda o fígado a quebrar gorduras.
O limão ajuda na desintoxicação do organismo e, também, estimula o sistema imunológico a produzir mais células de defesa. Portanto, a função do limão no organismo é a remoção das placas gordurosas das artérias e a ajuda no combate a gripes, infecções no trato respiratório, dores na garganta e má digestão. O limão também possui ação anti-inflamatória e colabora na regeneração da pele.
O gargarejo com limão é uma das formas mais rápidas de aliviar a dor e o incômodo na garganta. É só espremer parte de um limão (taiti, galego ou siciliano), em um copo, e depois fazer o gargarejo. A forma correta de gargarejar consiste em manter o suco do limão durante 1 minuto na região da garganta, com alguns movimentos da língua; em seguida, é só cuspir o líquido.
2. Suco do limão com a casca
O suco do limão com a casca é rico em vitamina P (rutina, vitamina essa que não é produzida pelo organismo). A vitamina P está presente na “entrecasca”, aquela parte branca entre a casca grossa e os gomos. As propriedades bioquímicas dessa vitamina ajudam a manter as condições saudáveis de funcionamento dos vasos sanguíneos a partir da diminuição da permeabilidade dos capilares.
Algumas gotas de limão ajudam na maior consistência do merengue. Isso ocorre porque a acidez vai relaxar as proteínas presentes no merengue e, então, ele vai se estabilizar. É só adicionar as gotas na tigela e espalhar ou, quando as claras estiverem aumentando de volume, adicionar 4 ou 5 gotas de limão e continuar batendo.
Quando você pinga gotas de limão em algumas frutas (tais como pera, maçã ou banana), essas frutas não oxidam. Isto acontece por causa da vitamina C (ácido ascórbico) que está presente no limão. A vitamina C vai reagir com o oxigênio que está presente no ar e vai impedi-lo de oxidar as frutas. Então, para as frutas não oxidarem, é só molhar a superfície exposta da fruta com algumas gotas de limão.
Beber o suco do limão pela manhã e em jejum ajuda a fortalecer o estômago e também facilita a eliminação das toxinas que estão acumuladas nas paredes do intestino.
O limão é uma fruta cítrica, e elas têm uma substância chamada hesperidina, que é encontrada em abundância no limão. As funções da hesperidina estimulam a recuperação e o desenvolvimento dos tecidos danificados pelo exercício físico. Essa substância também ajuda o organismo a ter mais defesas. Por isso o limão ajuda o organismo a se recuperar bem no pós-treino. É sugerido consumir o limão antes ou depois do exercício físico, pode ser um adicional para o café da manhã, almoço ou jantar.
Afinal, limão emagrece? Sim! O limão ajuda no emagrecimento, pois elimina gordura e melhora a digestão e o consequente aproveitamento do conteúdo saudável dos alimentos. Isso provoca a diminuição da ingestão de calorias na próxima refeição.
A fruta tem grande quantidade de vitamina C, substância que ajuda na absorção do ferro e, por isso, o melhor é consumi-lo junto às refeições, na água ou em forma de suco para potencializar seus efeitos.
O suco do limão é muito utilizado para tratar infecções no trato respiratório e na garganta. Ele também é utilizado para combater a infecção urinária, porque faz com que as bactérias não consigam sobreviver no ambiente. O suco do limão também ajuda na eliminação do cálcio presente na urina.
Substituir alguns temperos pelo suco do limão em alguns alimentos ajuda a cortar calorias que você poderia estar ingerindo. Além disso é barato, nutritivo e gostoso.
Os principais tipos de limão são o limão-cravo, o limão galego, o limão siciliano e o limão taiti. O primeiro é o tipo de limão mais comumente encontrado nos quintais, tem casca alaranjada e grossa. O limão galego é muito suculento e possui casca verde, fina e lisa. O limão siciliano foi a primeira espécie de limão descoberta, é arredondado e possui coloração amarelo esverdeada, com a casca grossa. Finalmente, o limão taiti é arredondado e possui casca verde e lisa.
A melhor combinação é usar o limão para temperar peixes, frutos do mar, saladas e molhos, pois seu sabor ácido vai harmonizar com eles o alimentos. Porém, pode ser usado para preparar carnes brancas, tais como carne de porco ou de ave.
A melhor opção para quem está em busca de uma alimentação mais saudável e que não agrida tanto o organismo é o uso do limão para temperar alimentos e saladas. Assim o alimento vai estar mais nutritivo. Uma das substituições é em relação ao sódio. O limão pode substituir o sódio em saladas, molhos e carnes. O limão também deixa o alimento com um sabor diferente e ainda ajuda o organismo a digerir esses alimentos. O limão Taiti e o Siciliano são os mais indicados para serem usados para temperar alimentos. Alguns especialistas dizem que uma colher de sopa do suco de limão é o suficiente para se consumir em uma refeição.
O limão possui grande quantidades de vitamina C, e é capaz de proteger a imunidade. Juntamente com o mel, ele traz muitos benefícios, pois é rico em nutrientes, como minerais e vitaminas do complexo B, C e D, e também contém ferro, cobre e zinco, que atuam para melhorar a imunidade. Adicionando o alho, o efeito antibiótico, antioxidante e anti-inflamatório fica ainda mais intenso.
Tanto o limão quanto a laranja têm grande concentração de vitamina C, que é um nutriente fotoprotetor, que ajuda a amenizar algumas manchas presentes na pele, e também ajuda na formação de colágeno, que vai fortalecer e deixar a pele mais firme e lisa.
O limão contém ácido ascórbico que acaba estabilizando a catequina, que é um antioxidante que está presente no chá verde. Então, essa junção vai acabar atrasando o envelhecimento celular. E a castanha-do-pará, é rica em vitamina E, que atua contra os radicais livres.
As uvas roxas são conhecidas por combaterem o envelhecimento precoce, elas possuem uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, assim como o limão. Assim, quando são consumidas junto com o limão, têm seu efeito potencializado pela vitamina C, outro antioxidante que protege o sistema imunológico.
O único malefício é que, se ingerido em excesso, pode irritar o esôfago e o estômago, justamente por ser um ácido. Mas isso pode acontecer somente em pessoas que já têm problemas no estômago, mas muitas vezes utilizam o limão em pequenas quantidades para aliviar os sintomas de alguns problemas no estômago.
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades do Damasco
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…