Originalmente cultivados no Mediterrâneo e no Oriente Médio, os grãos de bico, também conhecidos como grãos de garbanzos, espalharam sua influência culinária em todo o mundo. Eles também têm com uma série de potenciais benefícios para a saúde.
Embora o tipo de grão de bico mais comum seja redondo e bege, outras variedades podem ser pretas, verdes e vermelhas.
Comparando a outras leguminosas, como grãos, ervilhas e lentilhas, o grão de bico é rico em fibras e proteínas, e contém várias vitaminas e minerais essenciais.
O grão de bico foi associado a uma série de possíveis benefícios para a saúde.
Uma xícara de grão de bico cozido contém:
Grão de Bico Tabela Nutricional:
Não é recomendável comer grão de bico cru, devido às toxinas e substâncias que contém. Mas estes compostos são eliminados com limpeza e cozimento.
Além disso, os grãos de bico contêm vitamina K, folato, fósforo, zinco, cobre, manganês, colina e selênio. Sendo uma excelente fonte de proteína e fibra vegana, sem glúten. Os grãos também contêm níveis excepcionais de ferro, vitamina B-6 e magnésio.
As proteínas são feitas de aminoácidos, extremamente importantes para garantir que o corpo funcione corretamente. Os aminoácidos essenciais não podem ser feitos no corpo, sendo assim, devem ser consumidos na dieta.
A combinação de leguminosas com grãos integrais, como arroz integral, pão integral ou massa, produz uma proteína completa que contém todos os aminoácidos essenciais.
Uma pesquisa mostrou que você não precisa combinar proteínas incompletas em uma única refeição. O corpo pode combinar as proteínas das refeições ao longo do dia para produzir proteínas completas à medida que são consumidas.
Os grãos de bico estão disponíveis o ano todo e são encontrados em mercearias, secos e embalados ou enlatados. Eles têm um sabor de noz e textura amanteigada que permite que eles sejam facilmente incorporados em qualquer refeição.
Crescem nas árvores e são alongados, surgindo do interior das favas que contém dois ou três grãos, da mesma forma que os grãos verdes permanecem nas favas até estarem secos. Na verdade, existem três tipos principais de grão de bico, ou garbanzos.
Desi grão de bico, que são principalmente cultivados na Índia e têm pequenas sementes mais escuras e uma casca áspera. Bombday garfo, que também são normalmente colhidos na Índia, mas têm um tamanho maior, e grão de bico de Kabuli, que vêm da Europa ou da África e têm um tamanho grande e casca suave. Todos os três tipos oferecem os mesmos benefícios para a saúde e podem ser usados de forma igual.
Escolha – é importante escolher os grãos para evitar quaisquer pedras pequenas ou outros detritos que possam ter ficado na embalagem.
Lave – mergulhe na água de 8 a 10 horas antes de cozinhar para obter um melhor sabor e textura. É possível dizer que eles estão no ponto quando são facilmente separados entre os dedos. Embeber legumes secos reduz a quantidade de tempo necessário para cozinhá-los e também ajuda a remover alguns dos detritos que causam distúrbios gastrointestinais, bem como substâncias nocivas encontradas em leguminosas cruas.
Cozinhe – uma vez que eles terminarem de ficar de molho, os grãos de bico devem ser cozidos durante algumas horas até ficarem macios.
Obs. Se estiver comprando grãos de bico secos, procure grãos firmes com uma cor bege uniforme. Escolha grãos de bico enlatados armazenados em água, em vez de salmoura.
Os grãos de bico secos podem ser armazenados em um local fresco e escuro por até um ano sem deterioração. Os grãos de bico cozidos podem ser congelados.
Essas são apenas algumas de muitas receitas de grão de bico famosas e gostosas, rebatendo de vez dúvidas se grão de bico engorda, grão de bico e o preço, pois agora você sabe que este é um alimento barato e saudável para todas as horas do dia.
Grão de bico contêm oligossacarídeos conhecidos como galactanos, açúcares complexos que o corpo não consegue digerir porque falta da enzima alfa galactosidase. Devido a isso, o consumo de leguminosas, como grão de bico, tem sido conhecido por provocar gás intestinal e desconforto.
Qualquer pessoa que experimente esses sintomas ao comer grão de bico deve introduzi-los em sua dieta lentamente. Outra opção é utilizar sua água para embeber outros legumes.
Os betabloqueadores, um tipo de medicação, geralmente prescrito para doenças cardíacas, podem causar níveis de potássio no sangue. Os alimentos com alto teor de potássio, como o grão de bico, devem ser consumidos com moderação ao tomar betabloqueadores.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Vagem
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades da Soja
Benefícios e Propriedades do Coentro
Benefícios e Propriedades da Couve-flor
Benefícios e Propriedades da Abobrinha
Benefícios e Propriedades da Fava
Benefícios e Propriedades do Cominho
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades da Lentilha
Benefícios e Propriedades da Ervilha
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…