Fruta típica e muito popular na região da América do Sul, em especial o Brasil, o cupuaçu conta com uma série de propriedades que podem oferecer diversos benefícios para a saúde do organismo, podendo ser considerado, inclusive, mais benéfico que o açaí.
Além dos maiores benefícios do cupuaçu para a saúde, seu cultivo é menos agressivo ao meio ambiente que o do açaí.
É possível consumir a fruta cupuaçu de diversas maneiras, sendo pelo creme, pelo suco ou pelo mousse de cupuaçu e diversas outras receitas.
Aqui, conhecerá os benefícios do cupuaçu para a saúde e diversas outras informações a respeito da fruta. Confira.
A fruta cupuaçu é nativa da região da floresta Amazônica, e pode atingir até os 25 cm, possuindo uma forma ovalada. A árvore do cupuaçu pode atingir até os 15 m de altura.
A fruta pode ser encontrada em países sul americanos, como o Brasil, a Colômbia e o Peru, possuindo uma coloração marrom e uma polpa de cor esbranquiçada.
O amadurecimento da fruta acontece nos períodos das chuvas na região tropical, entre os meses de janeiro e abril.
Seu sabor e aroma são agradáveis, lembrando o gosto do cacau, com um odor frutado do mamão e da banana.
De forma geral, principalmente na região da bacia do rio Amazonas, a fruta é consumida como sobremesa, sendo comum encontrar receitas de creme de cupuaçu e mousse de cupuaçu como pratos típicos desses locais.
A fruta possui uma composição nutricional bastante rica, sendo encontradas as seguintes vitaminas e minerais:
Os componentes da fruta garantem a ela propriedades antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células do corpo, mantendo a pele bonita e vistosa.
A fruta possui um valor calórico relativamente alto, o que leva muitas pessoas a acreditarem que o consumo do cupuaçu engorda.
As calorias do cupuaçu chegam a 65 kcal por unidade de 50 gramas, aproximadamente.
Entretanto, se consumido com moderação e em especial in natura, a fruta, por ser rica em fibras, nutrientes e vitaminas, pode ajudar no processo de emagrecimento, sendo uma ótima fonte de energia, principalmente para a prática de atividades físicas.
O ideal é consumir a polpa do cupuaçu in natura, evitando adição de açúcar ou de gorduras, dessa maneira, ele pode ajudar a emagrecer.
Por ser uma fruta típica da região norte do país, pode ser que, no restante do Brasil, as pessoas tenham tido contato apenas com versões industrializadas de alimentos e cosméticos que utilizam o cupuaçu em sua composição.
Entretanto, isso vem mudando, uma vez que ele tenha ganhando destaque cada vez mais como uma fruta benéfica para a saúde, já podendo ser encontrado in natura em diversas outras regiões do país. O que é ótimo, já que, assim, mais pessoas podem contar com os seus inúmeros benefícios.
A composição da fruta conta com diversos benefícios. Entre eles, estão os listados a seguir:
1.Ajuda o metabolismo do corpo a funcionar melhor:
A fruta é comercializada em alguns países, como os Estados Unidos, na forma de cápsulas ou em pó, isso porque, por lá, o cultivo do cupuaçu é prejudicado pelo clima.
O consumo da fruta dessa forma é interessante porque pode ajudar a função metabólica do corpo a funcionar melhor, sendo um bom suplemento alimentar para estimular a perda de peso e de gordura.
Isso ocorre em virtude da ação de seus micronutrientes, que aumentam os níveis de energia, o que, por consequência, aumenta a queima da gordura, evitando o armazenamento da mesma pelo corpo.
Além disso, a fruta tem propriedades que podem ser comparadas à cafeína, mas, por não ter essas substâncias em sua composição, ela pode ser considerada até mais saudável.
E tem mais, uma das funções primárias do cupuaçu é estimular o bom funcionamento do sistema imunológico.
2.Faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo e tratando dores abdominais:
Em razão das vitaminas e dos minerais presentes na composição da fruta, ela possui propriedades que atuam para uma melhora do funcionamento do intestino, estimulando o sistema gastrointestinal a funcionar bem.
Em tempos antigos, nas aldeias de índios, a fruta era usada como remédio para quem sofria de dores intestinais e em mulheres durante o trabalho de parto, para reduzir a dor nesse momento.
O suco de cupuaçu também era usado pelos índios, sendo abençoada pelos xamãs e dado a gestantes e a casais que estavam tentando ter filhos.
Em virtude disso, hoje em dia, a fruta ainda é usada por pessoas com dores e desconfortos na região abdominal.
3.Fornece energia para o organismo
Outra função da fruta, assim como é no caso do açaí, é a de oferecer energia, sendo um bom aliado a ser consumido antes da prática de atividade física para oferecer energia para o corpo.
Aumentando o nível de energia, a fruta é responsável por aumentar a queima de calorias e de gordura corporal.
Como dissemos antes, seu efeito é parecido com o da cafeína, podendo ser considerada ainda mais saudável.
Misturar cupuaçu com açaí é uma boa alternativa antes da prática de exercícios físicos. A mistura, além de fornecer bastante energia, possui um sabor extremamente agradável.
4.Ajuda na perda de peso e na redução da gordura corporal:
Por conter vitamina C na sua composição, a fruta é um bom aliado no processo de emagrecimento e na redução da gordura corporal, isso porque aumenta a produção de carnitina, uma substancia que atua no transporte das células de gordura para as mitocôndrias, onde a mesma é transformada em energia.
Se os níveis de Vitamina C no corpo estiverem baixos, o corpo não produz essa substência de forma eficaz, levando a um acúmulo de gordura.
Além disso, a deficiência de Vitamina C também pode elevar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no sangue.
O cortisol em excesso pode estimular o ganho de peso, uma vez que o mesmo estimula o acúmulo de gordura abdominal.
E tem mais, a Vitamina C presente na composição da fruta possui ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento e as doenças degenerativas, além de estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com mais elasticidade.
5.Ação anti-inflamatória:
Quem consume a fruta regularmente, pode observar uma diminuição da ocorrência de inflamações e da fadiga crônica.
6.Aumenta a sensação de saciedade:
A fruta possui muitas fibras em sua composição, desta maneira, garante uma sensação de saciedade maior, estimulando a perda de peso, já que diminui a vontade de comer, principalmente doces.
7.Ajuda a combater e a prevenir o câncer:
A presença do antioxidante theograndins e de flavonoides na composição da fruta faz com que a mesma ajuda e destruir células cancerígenas, em especial em casos de câncer do colo.
8.Atua no rejuvenescimento:
A fruta pode ser apontada como uma fonte da juventude, já que a grande presença de antioxidantes na sua composição estimula o combate da ação dos radicais livres, garantindo proteção contra o envelhecimento precoce das células da pele.
9.Diminui o colesterol ruim:
A presença de ácidos graxos na composição da fruta ajuda a diminuir as taxas de colesterol no sangue, neutralizando os efeitos nocivos do LDL, o que ocorre em virtude da sua ação contra a deterioração dos lipídeos por oxidação.
10.Fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória:
As propriedades encontradas na composição da fruta atuam para o fortalecimento do sistema imunológico do organismo, prevenindo doenças como a gripe e os processos inflamatórios.
Com propriedades anti-inflamatórias, a fruta ajuda no tratamento de doenças inflamatórias, como a gota e artrite, diminuindo a dor e evitando crises frequentes.
11.Melhora na digestão:
Com diversas vitaminas, minerais e fibras na sua composição, a fruta pode ajudar a melhorar a digestão e o trânsito intestinal, sendo responsável por combater dores na região abdominal e constipações.
12.Proteção do coração:
Além de ajudar na diminuição do impacto do colesterol ruim no corpo, a fruta previne doenças cardíacas, fortalecendo o sistema cardiovascular, protegendo as paredes arteriais contra danos que podem prejudicar o coração.
O consumo frequente da fruta ajuda a prevenir a ocorrência de ataques cardíacos, hipertensão, arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais.
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades do Açai
Benefícios e Propriedades do Cajá
Benefícios e Propriedades da Pitanga
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades da Mangaba
Benefícios e Propriedades da Seriguela
Benefícios e Propriedades do Jambo
Benefícios e Propriedades do Cacau
Benefícios e Propriedades da Jabuticaba
Benefícios e Propriedades do Pequi
Benefícios e Propriedades do Camu Camu
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…