Benefícios do Cominho para a saúde

O cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo para a preparação de licores e alimentos. Apesar de ser usado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, o cominho é uma das especiarias mais populares na Índia, na África do Sul, no México e em países do Oriente Médio.

Ele é um tempero único, relaxante e com aroma forte. Possui também um sabor marcante, que acrescenta um toque especial às refeições. Mas, além disso, ele também proporciona diversos benefícios à saúde, pois é uma rica fonte de ferro, proteínas, minerais e fibra alimentar.

Benefícios do cominho

O cominho é uma planta herbácea, cujos frutos não são comestíveis, que possui folhas verdes, flores brancas e rosadas e pequenos frutos com listras. As partes que podemos utilizar do cominho são as folhas e as sementes, como condimento.

As folhas do cominho são usadas para a preparação de chás, enquanto as sementes são usadas na preparação de alguns alimentos e também em chás. Já o pó de cominho, que consiste nas sementes moídas, é muito utilizado na culinária. O consumo do cominho na alimentação oferece diversos benefícios ao nosso corpo:

  1. Digestão:

As sementes do cominho auxiliam na secreção de enzimas pancreáticas, que ajudam na digestão e na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos. O cominho também ajuda na secreção de ácidos biliares.

  1. Memória:

O cominho auxilia o organismo a manter a acetilcolina no nosso cérebro, ela auxilia a reter a nossa memória. A planta também possui antioxidantes que ajudam a melhorar a memória, assim como auxilia para uma recuperação mais rápida nos casos de amnésia.

  1. Pele:

Um dos nutrientes presentes no cominho é a vitamina E. Ela auxilia a pele a se manter saudável e jovem por mais tempo. Além disso, a planta também possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que auxiliam no tratamento de eczema, espinhas e furúnculos. O cominho ainda auxilia na eliminação de toxinas do nosso corpo de maneira natural, o que, consequentemente, ajuda na diminuição das rugas, deixando a pele mais macia e suave.

  1. Estresse e insônia:

O cominho é uma rica fonte de vitamina B e de óleos essenciais que possuem efeitos hipnóticos. Esses dois nutrientes auxiliam na indução do sono e também na melhora da qualidade do nosso sono.

  1. Infecções:

Em virtude das suas propriedades antimicrobianas, antissépticas e da presença da vitamina C e do ferro, o cominho auxilia na melhora da imunidade do corpo e também ajuda a evitar o surgimento de infecções.

  1. Anemia:

Em decorrência da presença do ferro na sua composição, o cominho é um excelente aliado no combate à anemia, pois ele auxilia na formação de hemoglobina e eritrócitos no sangue. A hemoglobina atua no transporte de oxigênio para diferentes partes do nosso corpo, o que ajuda a evitar possíveis tonturas e fadiga.

  1. Digestão:

O cominho age estimulando a produção de bile pelo fígado. O líquido facilita a digestão e ainda atua auxiliando na eliminação de gordura presente no organismo e na melhora da absorção dos nutrientes que estão presentes nos alimentos consumidos.

  1. Ossos:

Como possui entre os seus nutrientes cálcio, potássio, vitamina A, compostos estrogênicos e magnésio, o cominho é um grande aliado no fortalecimento dos ossos. Ele auxilia no tratamento da osteoporose.

Como comprar e usar o cominho?

É possível consumir tanto a semente seca quanto inteira ou em pó do cominho. O ideal, assim como ocorre com várias outras especiarias, é comprar a semente inteira e moê-la em casa, pois o pó perde o seu sabor muito rápido. Além disso, ele dura somente cerca de seis meses, enquanto a semente inteira pode ser guardada pode até um ano.

Como consumir o cominho?

Normalmente, para a culinária, se utiliza a semente de cominho inteira ou moída como condimento, na fabricação de licores e na aromatização de alguns tipos de pães, bolos e queijos. Como ele deixa os alimentos com o sabor e o odor mais fortes, as receitas indicam a medica caseira de uma ponta de faca de cominho nos pratos.

O cominho é um dos ingredientes que faz parte da composição do curry, sendo muito utilizado na cozinha mediterrânea e oriental. Alguns queijos, como o munster e o gouda, são feitos com grãos da erva no seu interior. O cominho é usado também em pó ou moído em pratos da culinária árabe.

As folhas e as raízes do cominho são muitos fracas, finas e esbranquiçadas, apesar disso são bastante aromáticas e, por isso, consideradas uma “déticatesse” à mesa. Já as flores são pequenas e encontradas nas cores branca ou levemente rosadas. Elas não são utilizadas na culinária, mas possuem pequenos frutos, que têm as sementes de cominho.

Benefícios do chá de cominho

O chá de cominho é recomentando em diferentes situações, ele pode ser consumido para uma desintoxicação do organismo até para o tratamento de transtornos digestivos. Para preparar o chá de cominho, é possível utilizar tanto as sementes como as folhas da erva, levando em consideração qual será sua finalidade. Confira abaixo receitas de chá de cominho:

  • Chá de cominho para debilidade gastrintestinal

Para preparar o chá será necessário uma xícara de chá de água fervente e duas gramas de semente de cominho. Coloque na xícara de chá a água fervente e acrescente as duas gramas de semente de cominho. Abafe por cerca de 10 minutos e após coe. Beba o chá antes de fazer as refeições principais.

  • Chá de cominho para complicações estomacais

Para preparar o chá será preciso uma xícara de chá de água, uma grama de semente de cominho, um pedaço de carqueja e uma grama de semente de angélica. Primeiro, ferva por cerca de cinco minutos a água junto com a semente de cominho, um pedaço da casca de carqueja e a semente de angélica. Em seguida, coe o chá. Ele deve ser consumido antes de fazer as principais refeições.

  • Chá de cominho para flatulências intestinais (gases)

Para preparar o chá será necessário 20 gramas de cominho, 100 ml de álcool neutro 60º e um pouco de água. Primeiro, mergulhe as sementes de cominho nos álcool neutro e deixa assim por cinco dias. Após esse período de tempo, coe e dilua em uma xícara de chá com água quente. O chá deve ser consumido após as principais refeições.

Óleo essencial de cominho

O óleo essencial de cominho é extraído das sementes secas esmadas a partir de um processo de destilação a vapor. Ele é usado para auxiliar no alivio de dores musculares e da osteoartrite. Já no sistema digestivo, ele atua como uma espécie de estimulante, diminuindo a indigestão, o inchaço, a flatulência, a dispepsia e a cólica. No sistema nervoso, o óleo atua como um tônico e possui um efeito benéfico para a exaustão nervosa, enxaquecas e dores de cabeça. Ele ainda é um excelente relaxante, auxiliando no combate à insônia.

É possível plantar o cominho em casa?

O cominho pode ser plantado em casa, contudo ela é uma erva que exige alguns cuidados. A planta precisa de luz por pelo menos algumas horas todos os dias e seu solo precisa ser bastante fértil e drenado. Além disso, é preciso estar atento à quantidade de água, pois o cominho é sensível tanto em relação ao excesso quanto à falta dela. A erva também não se adapta bem em climas muito quentes ou muito frios, assim como com chuvas e ventos fortes.

Para plantar o cominho, é possível utilizar a sua semente e a colheita pode ser feita de três a quatro meses depois. Para isso, corte os galhos e os prenda de cabeça para baixo com algum recipiente embaixo. Aguarde as sementes secarem e caírem.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Cardamomo

Benefícios e Propriedades da Canela

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico

Benefícios e Propriedades do Tomilho

Benefícios e Propriedades da Pimenta

Benefícios e Propriedades do Feno Grego

Benefícios e Propriedades do Açafrão

Benefícios e Propriedades da Noz-Moscada

Benefícios e Propriedades do Tamarindo

Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel é Jornalista formado na PUC/RJ, e há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, da Bloch Editores, onde foi também redator e chefe de reportagem. Em 1998, fundou a revista Panorama Rural, em São Paulo, na qual permaneceu por 10 anos. Em 2008, fundou o Portal Dia de Campo, onde, por 8 anos à frente do site, publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto. Em um quarto de século de andanças no interior do Brasil, atrás das notícias e informações sobre a produção de alimentos, Marcelo Pimentel visitou 20 estados e centenas de municípios brasileiros.

Share
Published by

Recent Posts

Benefícios do Glúten para a saúde

O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…

4 anos ago

Benefícios da Aroeira para a saúde

Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…

4 anos ago

Benefícios do Ácido fólico para a saúde

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…

4 anos ago

Benefícios do Betacaroteno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…

4 anos ago

Benefícios da Tapioca para a saúde

Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…

4 anos ago

Benefícios do Suco Rosa para a saúde

Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…

4 anos ago