Incluir frutas na sua dieta é muito importante para garantir o bom funcionamento do seu corpo. As frutas podem estar presentes em sucos e lanches e podem até matar a vontade de comer algo doce sem engordar. Para isso, o caju pode ser um grande aliado.
Além do sabor, as propriedades do caju podem garantir diversos benefícios para a sua saúde.
Não apenas para manter o corpo em forma, existem diversos outros benefícios que a fruta caju pode garantir para a sua saúde. Aqui, você vai conhecer esses benefícios, não apenas do caju fruta, mas também da castanha de caju.
Confira nos próximos tópicos a série de benefícios do caju para a sua saúde, bem como diversas outras informações sobre essa fruta.
Durante séculos, as propriedades do caju foram reconhecidas como capazes de oferecer boas contribuições para a saúde, sendo indicadas para o tratamento de inflamações na garganta e de problemas no trato digestivo.
Muitas pesquisas apontam que seus benefícios podem ser superiores aos da laranja, uma vez que sua composição é rica dos seguintes minerais e vitaminas:
Já o suco de caju, pode ser considerado como uma boa bebida a ser ingerida por esportistas, uma vez que seus nutrientes podem servir para reforçar a queima de calorias, mantendo o corpo bem nutrido e aumentando o desempenho em atividades físicas.
A castanha de caju conta com carboidratos de qualidade e açucares benéficos para a saúde, sendo rica em cobre, fósforo, magnésio, manganês e zinco.
As propriedades da fruta, de sua castanha e de seu suco conferem diversos benefícios específicos para a saúde do seu corpo. Você pode conferir quais são eles a seguir.
Podem ser citados como benefícios do caju consumido in natura:
Por ser pouco calórica e ter um baixo percentual de gorduras, a fruta pode ajudar no processo de emagrecimento.
As gorduras monossaturadas presentes na fruta ajudam a reduzir o colesterol LDL, considerado ruim, o que ajuda a diminuir o risco de AVC e de ataques cardíacos.
Suas propriedades antioxidantes ajudam a eliminar células mortas. Por conter cobre em sua composição, colabora na produção da hemoglobina e reduz os impactos da ação dos radicais livres.
As propriedades da fruta auxiliam na produção da melanina, favorecendo também a saúde dos cabelos e das unhas, além da pele.
Os minerais presentes na composição da fruta ajudam a manter a saúde dos ossos, dos dentes e da gengiva, bem como contribui para uma maior flexibilidade das articulações.
O zinco, presente na composição da fruta, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças e inflamações.
O magnésio, presente na composição da fruta, ajuda a controlar a atividade do sistema nervoso, além de contribuir para um maior equilíbrio psicológico atuando na produção da dopamina, produzindo um efeito relaxante, em especial para combater os sintomas da TPM.
Pesquisas apontam que a fruta pode atuar para um favorecimento da atividade sexual, melhorando o desempenho físico e fortalecendo o sistema cardiovascular.
Também é possível apontar os benefícios da castanha de caju, confira:
O suco de caju também oferece benefícios específicos para a saúde. Confira os benefícios do suco de caju:
A origem do caju vem da região nordeste do Brasil, sendo também muito consumido em Portugal e também na Índia, dessa maneira, a fruta é conhecida por ser cultivada em regiões de clima quente.
Se você deseja saber como plantar caju, confira as informações que traremos a seguir.
A árvore da fruta, conhecida como cajueiro, possui características que permitem que a mesma seja cultivada em pequenas áreas, como quintais domésticos, chácaras e sítios, em especial as localizadas em regiões de clima quente e seco, onde a árvore pode ter um desenvolvimento mais adequado.
O manejo pode ser considerado simples, e o plantio não exige muitos cuidados especiais.
A melhor opção de como plantar caju é através das mudas enxertadas do cajueiro, uma vez que as sementes acabam por gerar árvores que crescem menos e produzem menos frutos.
Por ser uma planta adequada para o clima tropical, o ideal é cultivar o cajueiro em regiões onde a temperatura média fica por volta dos 27º C. Caso haja incidência de ventos fortes no local, o indicado é que sejam utilizados quebra-ventos para protegerem o cajueiro.
A planta pode se desenvolver em solos de qualquer tipo, entretanto, o mais indicado é que ela seja plantada em solos leves. Solos argilosos também são indicados, porém, nesse caso, será necessário investir em um bom sistema de drenagem.
Para evitar o ataque de ervas daninhas e para que o solo mantenha a umidade, você deve aplicar cobertura morta no local do cultivo.
Para transplantar o cajueiro, é necessário manter a umidade do solo, tomando o cuidado para que o mesmo não fique muito frio, uma vez que a árvore é bastante sensível às baixas temperaturas.
O processo do transplante deve ser realizado de forma cuidadosa, para não prejudicar as raízes da planta. A muda deve ser acomodada na parte central da cova e você deverá realizar um processo de tutoramento para direcionar o crescimento do cajueiro. Para isso, a muda deve ser amarrada em uma estaca com 1 m de altura, que deve ser enterrada ao lado do caule.
A distância mínima entre uma cova e outra, caso você queira plantar mais de uma, deve ser de 7 metros, e as covas devem ter 40 x 40 x 40 cm de medidas.
Você deverá realizar podas de formação na árvore, retirando as brotações na lateral do cajueiro até 50 cm do solo.
A concorrência com ervas daninhas deve ser evitada e a área de projeção da copa deve se manter limpa.
Caso o clima no local seja seco, semanalmente ou quinzenalmente, no primeiro ano da árvore, ela deverá ser irrigada com cerca de 10 a 15 litros de água.
Para colher o fruto, o ideal é aguardar até que o caju apresente uma textura firme e tenha coloração intensa.
O ideal é colher os frutos nos momentos do dia em que a temperatura está mais amena e, para não os danificar, eles devem ser torcidos levemente para que se soltem do ramo com facilidade.
Caso o fruto apresente resistência para se soltar, é sinal de que ele ainda não está maduro o suficiente.
Além do suco e da castanha, o doce de caju é mais uma delícia que permite você a aproveitar os benefícios da fruta para a sua saúde.
Confira abaixo uma deliciosa receita de doce de caju:
Para fazer o doce, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
O modo de preparo, você confere a seguir:
Essa receita de doce de caju deve ser servida fria e armazenada na geladeira em um vidro bem fechado.
Agora você já conhece os benefícios que as propriedades do caju podem trazer para sua saúde caso ele seja incluído na sua dieta, bem como diversas outras informações sobre essa fruta tipicamente brasileira.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Noz
Benefícios e Propriedades da Uva Passa
Benefícios e Propriedades do Coco
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades da Manga
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades da Avelã
Benefícios e Propriedades da Macadâmia
Benefícios e Propriedades do Coentro
Benefícios e Propriedades do Grão de Bico
Benefícios e Propriedades do Gergelim
Benefícios e Propriedades do Cardamomo
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades da Tâmara
Benefícios e Propriedades da Amêndoa
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…