A natureza nos dá muitos presentes: árvores, plantas e flores que perfumam e embelezam nossa vida. Nos dá também frutos dos quais podemos nos alimentar e deixar nossa vida mais saborosa e saudável.
O abiu é um desses presentes, fruta de formato arredondado ou ovalado, com uma casca amarelada quando madura e uma polpa cujo sabor é doce e suave. Sua árvore é o abieiro, planta da família Sapotaceae, que tem origem na Amazônia Central e na Mata Atlântica Costeira do Brasil.
A comercialização do abiu ainda é considerada um pouco restrita, mas seu consumo é muito popular na região Norte do Brasil, sendo também possível encontra-la em outros países como: Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e as Três Guianas.
A fruta abiu é muito popular na região Norte, onde os abieiros fazem parte da arborização da cidade e não raramente são cultivados nos quintais das casas.
O fruto in natura deve ser consumido maduro, pois, quando verde, libera um leite viscoso que gruda nos lábios, gerando uma sensação incômoda. Pode ser consumido em até uma semana, sendo conservado em ambiente refrigerado.
Utiliza-se também para fazer sucos, sorvetes, geleias, compotas e licores.
Seguem duas receitas simples e saborosas:
Fazer o suco de abiu é simples, não requer muita habilidade nem prática. Siga essa proporção: para cada copo de polpa de abiu, 2 copos de água.
Corte a fruta ao meio e retire o caroço e a polpa, bata no liquidificador com água e adoce a gosto.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Descasque os abius, tire as sementes e corte-os em pedaços médios. Em uma panela, caramele metade do açúcar; depois de caramelizado, abaixe o fogo e junte os abius, a água e o restante do açúcar. Deixe cozinhando por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Depois, coloque os cravos, a canela e cozinhe por mais 30 minutos. Depois, é só colocar no recipiente de sua preferência e gelar.
O abiu possui muitas vitaminas e sais minerais que beneficiam nosso organismo, ele já é há muito tempo utilizado na medicina popular para tratar diversos males.
Vamos conhecer algumas das propriedades da fruta abiu:
1.O abiu possui propriedades que ajudam a purificar o sangue e a tratar a anemias, disenterias, malária, desnutrição; problemas respiratórios como bronquite, pneumonia, alivia a tosse.
2.As compressas de abiu tratam terçol, infecções de ouvido e febre.
3.O látex é usado para auxiliar a cicatrização de feridas, reduzir a inflamação e até para curar verminoses.
4.Da fruta verde e da casca da árvore são extraídos o látex muito usado na fabricação de remédios caseiros.
5.O óleo extraído das sementes trata inflamações em geral, como a de ouvido (otite) e pele, basta pingar algumas gotas.
6.Costuma-se comer a polpa cozida com água e sal para o tratamento de doenças crônicas. O caldo também pode ser misturado com mel e tomado durante o dia, como uma espécie de xarope.
O abieiro (Pouteria caimito/ Lucuma caimito), árvore da família Sapotaceae, também é chamado de abuirama, abiorama, aburana-acariquara, abio, guapeva ou, no Centro Oeste, cabo-de-machado. Seu plantio e cultivo do abieiro é aparentemente simples e exige poucos cuidados e pouca fertilidade da terra.
Para plantar, basta retirar as sementes do abiu, plantá-las com uma mistura de terra e composto em um vaso, ou embalagem plástica ou de leite. É necessário proteger do excesso de sol e chuva até que a planta atinja por volta de 50 cm. Depois disso, basta transferir a pequena árvore para um local de plantio definitivo.
O abieiro só frutifica depois de 3 anos e sua árvore cresce de 6 a 20 metros.
O abiu tem muitas variedades, mas as mais conhecidas são o amarelo (redondo), amarelo de bico, o ticuna e o abiu roxo, que mais se diferencia dos outros.
O abiu roxo (Chrysophyllum cainito) é uma fruta saborosa e suculenta, mas não pegajosa como o amarelo. Sua árvore é conhecida como Aguaí, Abiu do Pará ou Caimito. As folhas do caimito são um espetáculo a parte, pois, na parte de cima, possuem uma coloração verde escura e na parte de baixo um tom castanho quase dourado, por essa razão a árvore é utilizada muitas vezes para fins ornamentais.
As propriedades e benefícios para a saúde dos abius roxo e amarelo são praticamente iguais.
Quer mais razões para comer frutas? Vamos te dar algumas: as frutas estimulam a memória, tem efeito positivo no cérebro, não tem colesterol ruim, diminuem o risco de diabetes e obesidade, ajudam a manter o peso e a perder peso também, tem sabor agradável ao paladar e dão saciedade.
Poderíamos enumerar muitas outras razões para te incentivar a comer mais frutas, mas as apresentadas são suficientes para mostrar a importância delas em nossa vida não apenas para tratar, mas para prevenir enfermidades; é como diz aquela frase: é melhor prevenir do que remediar. Por isso, invista em sua alimentação!
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Jabuticaba
Benefícios e Propriedades do Sapoti
Benefícios e Propriedades do Jambo
Benefícios e Propriedades da Siriguela
Benefícios e Propriedades do Cajá
Benefícios e Propriedades da Pitanga
Benefícios e Propriedades do Caimito
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…