A uva é uma fruta que representa mais que uma grande horticultura global, ela tem conexões históricas antigas com o desenvolvimento da cultura humana. O produto principal, o vinho, foi, durante muitos anos, considerado divino.
Dentre os fitoquímicos mais importantes, é possível citar os compostos fenólicos, devido aos seus enormes benefícios à saúde, incluindo a proteção contra algumas doenças.
A uva é um alimento facilmente disponíveis que contêm quantidade significativa de compostos fenólicos variados, como estilbenos, flavonóis e antocianinas. Eles são conhecidos por serem altamente eficazes contra doenças cardiovasculares. O mais famoso deles, resveratrol é um dos representantes da classe dos estilbenos e que se tornou mais popular após a descoberta do seu potencial anticancerígeno.
A composição fitoquímica das uvas varia muito entre as diferentes variedades. As parreiras pertencem ao gênero vegetal denominado Vitis L., que possui, no total, cerca de 60 espécies de uvas. Mais de 70% das espécies são nativas da América do Norte, onde são cultivadas duas espécies principais de uvas: Vitis labrusca e Vitis rotundifolia. A primeira foi cultivada com vários cultivares de outra espécie, a Vitis vinífera, para criar uvas híbridas adequadas para a produção de suco, geleia, frutas frescas e vinho.
Os principais tipos de uva mais consumidos no Brasil são:
O Resveratrol é amplamente estudado por seu valor nutricional e medicinal. Pesquisas científicas também mostraram que ele é capaz de induzir a resistência em plantas contra infecções microbianas e aumentar a expectativa de vida de diferentes organismos.
A demanda de resveratrol está aumentando devido ao seu potencial promissor para tratar doenças cardiovasculares e pelos seus efeitos anticancerígenos e anti-envelhecimento. Para suprir esta demanda, atualmente o resveratrol é comercializado sob a forma de complemento alimentar, em forma de cápsulas, pós e pílulas.
A maioria dos alimentos ricos em resveratrol originam-se de fontes vegetais. Além do resveratrol, as plantas também fornecem outros fitonutrientes que também contribuem para a saúde.
Poucas espécies de plantas, incluindo a uva, o amendoim, o pinheiro e o tomate produzem resveratrol. Contudo, a uva é a fruta que contem quantidades maiores em relação a todas as outras fontes naturais. Quase todas as partes da uva contêm resveratrol, incluindo o caule, a folha, e a raiz, sendo que a pele é a fonte mais importante deste componente no vinho tinto e no suco de uva integral.
1.Benefícios da uva para a saúde – As uvas são uma boa fonte de ácidos fenólicos, flavonoides e resveratrol, todos os quais foram estudados por ter efeitos positivos para a saúde.
2.Benefícios da uva contra doenças cardiovasculares – Estudos têm associado o consumo de uvas à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas incluindo certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Pesquisas in vitro e in vivo demonstraram que as uvas têm uma forte atividade antioxidante, inibindo a proliferação de células cancerígenas, enquanto também ajuda a reduzir o colesterol.
3.Benefícios da uva como antioxidantes – As uvas contêm uma variedade de fitoquímicos, como ácidos fenólicos, estilbenos, antocianinas e proantocianidinas, todos os quais são fortes antioxidantes.
4.Benefícios da uva para a idade – Estes fitoquímicos não são apenas antioxidantes, anticancerígenos, anti-inflamatórios, mas também são cardioprotetores, neuroprotetores, hepatoprotetores e inibem o declínio cognitivo relacionado à idade.
5.Benefícios da uva contra doenças crônicas – Muitos experimentos científicos suportam a capacidade das uvas na prevenção de doenças do coração e de certos tipos de câncer. Devido aos seus flavonoides e estilbenos, existem fortes associações entre uvas e o risco reduzido de doenças crônicas.
As uvas roxas, especialmente suas sementes, têm forte atividade antioxidante.
Os efeitos antioxidantes de fenóis em vários tipos de uvas mostraram que esta capacidade está relacionada com a concentração de fenóis na fruta. As atividades antioxidantes da uva roxa foram atribuídas tanto com fenólicos quanto com flavonoides.
A uva verde é derivada evolutivamente da uva roxa. Algumas mutações na uva roxa desativam a produção das antocianinas, moléculas que são responsáveis pela cor púrpura das uvas.
Esses compostos e ainda outros polifenóis são caracterizados por vários tons, que variam de roxo (quase preto) a vermelho.
Além disso, as uvas verdes são consideradas mais nutritivas e são capazes de aumentar o sistema imune.
Uvas podem oferecer enormes benefícios durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê, por conter componentes como:
No entanto, as mulheres grávidas só receberão os benefícios das uvas consumindo-as de acordo com a quantidade sugerida pelos médicos. Continue lendo o artigo, pois falaremos disso mais adiante.
A seguir estão os 7 principais benefícios da uva na gravidez:
1. Melhorar o desenvolvimento do cérebro do bebê pela presença de ácido fólico. A função mais importante deste componente é a sua capacidade de reduzir o risco de defeitos congênitos.
2. Formação de ossos e dentes pela presença de ácido fólico e cálcio, que otimizam o desenvolvimento do bebê e fortalecem os ossos das mamães.
3. Prevenção da anemia. Mulheres grávidas frequentemente apresentam anemia no segundo trimestre. Isso ocorre porque que os glóbulos vermelhos dividem seus benefícios tanto para a mãe quanto para o feto. A anemia pode ser prevenida por mulheres grávidas consumindo uvas vermelhas, que são as mais ricas em ferro.
4. Melhoria do sistema digestivo. Constipação é um problema digestivo comum durante a gravidez. As uvas ajudam o sistema digestivo a terem um bom desempenho por conter alta concentração de fibras, sendo, portanto, recomendadas para este fim.
5. Desintoxicação. As fibras fornecidas pelas uvas ajudam a limpar as toxinas do corpo.
6. Aumento do Sistema Imune. As mulheres grávidas são aconselhadas a consumir suco de uva porque ele tem traço alcalino, podendo manter o sistema imunológico e melhorar o desempenho renal.
7. Reduzir o inchaço. Uvas contêm cálcio e magnésio que se mostraram eficazes para reduzir o inchaço em mulheres grávidas.
Como nem tudo na vida é perfeito, a uva pode não ser indicada para determinadas condições ou causar problemas caso não consumida na quantidade e forma ideal.
Veja a seguir alguns malefícios da uva:
Uvas pretas são bastante problemáticas para as mulheres grávidas, porque sua pele é difícil de ser digerira. Além disso, o sistema digestivo delas é muito sensível, sendo aconselhadas a evitarem esse tipo de uvas.
Dependendo do nível de amadurecimento, as uvas podem causar azia. O alto nível de acidez pode causar vômito, problema recorrente na gravidez. Uvas devem ser evitadas em casos de problema de gastrite.
Isso mesmo! Apesar de já ter sido comprovado que o resveratrol é altamente benéfico para a saúde, seu consumo elevado pode desencadear desequilíbrio hormonal.
A fim de se obter os benefícios absolutos das uvas e evitar seus efeitos colaterais perigosos, existem várias dicas de consumo.
Matérias relacionadas:
Benefícios e Propriedades da Uva Itália
Benefícios e Propriedades da Uva Rubi
Benefícios e Propriedades da Uva Merlot
Benefícios e Propriedades da Uva Cabernet Sauvignon
Benefícios e Propriedades da Uva Chardonnay
Benefícios e Propriedades da Uva Thompson
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades do Morango
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades do abacaxi
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…