A soja (nome científico Glycine max) é um grão cujo cultivo teve início na Ásia, sendo o local de origem mais provável a China. Apesar de não haver certeza sobre o local exato de origem da soja, historiadores afirmam que o seu cultivo ocorre há mais de 5 mil anos, passando a ser vendida no Ocidente apenas no início do século XX.
Registos históricos mostram que a cultura da soja se expandiu de forma lenta. Durante o século XVIII, ela passou a ser estuda por pesquisadores na Europa, que começaram então a usá-la como matéria-prima para a fabricação de óleo.
Os primeiros cultivos no Brasil ocorreram por volta de 1880, mas a soja só começou a ser encontrada mais facilmente por volta de 1910, por causa da imigração japonesa.
A cultura de soja passou a ser mais intensa a partir dos anos 1950, sendo então uma alternativa considerada ideal para ser usada no lugar do trigo no verão, já que o cultivo do trigo ocorre durante o inverno. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores desse grão no mundo.
Existem muitas variações da soja, sendo a mais conhecida e cultivada a soja amarela. Outras versões conhecidas são a soja preta e a edamame. A soja preta, além de conter os mesmos benefícios encontrados na amarela, também possui outros pontos positivos como, por exemplo, ajudar no processo da perda de peso.
Devido ao pigmento da soja preta, formado por fitoquímicos e antocianinas, age sobre as células de gordura, favorecendo o emagrecimento. Além disso, esse pigmento faz com que os nutrientes sejam melhor conservados.
A soja possui propriedades como o ferro, magnésio, zinco, fósforo, cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina B6 e B12. Ela pode ser consumida em grão, tofu, farinha, óleo de soja ou texturizada, sendo a forma de tofu a que possibilita a melhor absorção dos seus nutrientes pelo organismo. É muito comum o consumo do suco de soja, benefícios que vão além da praticidade de serem vendidos em caixinhas.
Ela é também usada para fabricar ração para animais. Grande parte da produção de soja atualmente possui uma origem transgênica, ou seja, é modificada geneticamente.
Sobre o que é soja texturizada, ela consiste em um produto industrializado, que é feito através de um processo denominado extrusão. Por ser um alimento rico em proteínas, é considerada uma boa substituta para o consumo da carne.
Para falar tudo sobre soja, é preciso abordar os benefícios do leite de soja, ou extrato hidrossolúvel de soja. A produção é feita quando a soja é embebida, produzindo o líquido que é fonte de proteína e de vitaminas do complexo B e consiste em um excelente substituto do leite de vaca.
Esse leite é também uma boa opção para pessoas que são intolerantes à lactose, além de oferecer uma quantidade muito menor de gordura do que o leite de vaca e não conter colesterol. Porém, o seu uso não deverá ser feito por crianças menores de 3 anos, já que pode afetar o seu desenvolvimento hormonal.
A dúvida a respeito da soja ser leguminosa ou oleaginosa é bem comum, sendo o correto dizer que se trata de uma leguminosa. Esse vegetal traz diversos tipos de benefícios para a saúde, entre eles a redução do colesterol ruim, melhora nos sintomas da menopausa e também evita que ocorra a perda óssea.
O consumo da soja ajuda também a beneficiar a memória, a manter a pele saudável, e contribui para reduzir a pressão arterial, entre inúmeros outros benefícios para a saúde.
1.Benefícios da soja na proteção da saúde óssea – Uma porção de soja contém por volta de 28% das necessidades diárias de cálcio, mas esse não á o motivo que a faz ser benéfica para manter os ossos saudáveis, pois ela também contém ácido fítico, um composto que acaba dificultando na absorção do cálcio. Apesar disso, apresenta isoflavonas em sua composição, evitando os riscos de osteoporose.
Esse grão também contém vitamina K em uma quantidade bem significativa que, além de contribuir para a coagulação sanguínea, também é importante para manter a saúde óssea.
2.Benefícios da soja no combate aos efeitos da menopausa – Os sintomas da menopausa ocorrem por conta da queda dos hormônios progesterona e estrogênio. Por esse motivo, o consumo de soja é ideal para as mulheres, já que promove o equilíbrio hormonal.
Isso ocorre porque ela possui isoflavonas, que são compostos que es assemelham ao estrogênio. Dessa forma, a ingestão da soja atua repondo os hormônios e diminuem os problemas que se manifestam durante essa fase da vida.
3.Benefícios da soja no fortalecimento dos músculos – Por conter uma grande quantidade de proteína, a soja é um alimento que ajuda na formação da massa muscular. Por essa razão, o consumo razoável desse grão ajuda as pessoas que fazem academia.
4.Benefícios da soja na redução do colesterol – A soja contém gorduras poli-insaturadas (como o ômega 3), o que a faz ser benéfica para manter o coração saudável. Isso ocorre porque contribui para que sejam reduzidos os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).
5.Benefícios da soja na manutenção da saúde do coração – Além de reduzir o colesterol ruim (LDL), a soja possui uma quantidade baixa de gordura saturada, o que a torna um alimento bom para as pessoas que possuem problemas cardíacos.
6.Benefícios da soja na pressão artéria – A soja também contém o ácido linolênico, que faz com que a pressão arterial seja regulada. Também possui a lecitina em sua composição, um componente que age reduzindo o acúmulo de triglicerídeos das artérias, contribuindo também para aumentar o colesterol bom (HDL).
7.Benefícios da soja na prevenção do câncer de mama – Um estudo feito no Reino Unido revelou que o risco de ter câncer de mama é menor em mulheres que consomem soja de forma regular. A razão para isso é por conta da presença das isoflavonas em sua composição.
8.Benefícios da soja na redução dos riscos de câncer – A soja também possui componentes que ajudam a prevenir o câncer de cólon. Como esse grão melhora a digestão por conter fibras dietéticas em grande quantidade, acaba reduzindo também a incidência do câncer de intestino. Outro composto que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e que é encontrado na soja são os peptídeos.
9.Benefícios da soja no tratamento da diabetes – Quem é portador da diabetes tipo 2, considerada a mais comum, é beneficiado pelo consumo regular da soja. Isso porque ela auxilia no aumento do metabolismo e na produção de insulina, que regula a glicose no organismo.
Segundo o Ministério da Saúde, a ingestão da soja não deve ser feita diariamente, sendo máximo de soja por dia recomendado é de uma concha, o que equivale a 100 gramas.
O motivo para evitar o excesso de forma excessiva é porque isso pode resultar em alergia e causar inibição na absorção de nutrientes. Além disso, se for consumida diariamente por crianças e pré-adolescentes, pode antecipar a puberdade.
Por esse motivo, o ideal é comer a soja por, no máximo, 3 vezes por semana em quantidade que vai de 25 a 30 gramas por dia. Vale lembrar que a soja está presente em muitos alimentos, como sucos de caixinha, chocolates, massas e temperos prontos, entre muitos outros.
Reino: Plantae
Classe: Magnoliopsida
Família: Fabaceae
Gênero: Glycine
Espécie: Glycinemax L.
Ingredientes
Modo de preparo
Ingredientes
Modo de preparo
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Fava
Benefícios e Propriedades do Amendoim
Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico
Benefícios e Propriedades do Gergelim
Benefícios e Propriedades da Lentilha
Benefícios e Propriedades da Ervilha
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…