A maçã é uma fruta que vem da macieira, árvore de origem asiática e que é cultivada há milhares de anos nos continentes europeus e asiáticos. É uma fruta presente em mitologias e faz parte de muitas culturas. É originária do termo em latim mala matiana, cujo significado é “maçãs de Mácio”.
Pesquisas sugerem que a maçã emagrece e pode estar ligada à redução do risco de câncer, doenças cardiovasculares, asma e diabetes.
O potencial dos chamados fitoquímicos de reduzir o risco de doenças e contribuir para a saúde tem chamado a atenção de cientistas, médicos e do público em geral. Maçãs, bem como seus sucos e extratos, foram incluídas em estudos no mundo todo devido ao seu alto teor de dessas substâncias.
Processos relacionados sobre a influencia da maçã no tratamento de certas doenças incluem a redução da produção de tumores e morte das células, processos como metabolismo de gorduras, inflamação, entre outros.
Dentre os tipos de maçã comumente disponíveis no supermecado é possível citar quatro: Argentina, Fuji, Gala e Verde. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:
Muito se tem falado na mídia sobre um alimento conhecido como “maçã peruana”, que na verdade é um tubérculo, sendo chamado dessa forma por apresentar propriedades que se assemelharem às da fruta tradicional. Dentre os benefícios da maçã peruana é possível citar:
Agora, acompanhe a seguir alguns estudos sobre as diversas propriedades da maçã e sua capacidade protetora contra diversas doenças.
1.Benefícios da maçã para a perda de peso – As diretrizes atuais recomendam o consumo diário de alimentos que são uma boa fonte de fibra dietética e que possuem baixa densidade de energia para promover a perda de peso. Com base nessa premissa, um estudo foi realizado com mulheres com excesso de peso e níveis elevados de colesterol no sangue para determinar se a ingestão de frutas causava algum efeito na concentração de lipídios no sangue e no peso corporal. As participantes foram divididas em 3 grupos que receberam 3 tipos de refeições distintas durante 10 semanas.
Grupo 1: ingestão diária de 300 g de maçã (aproximadamente, uma maça e meia de tamanho grande);
Grupo 2: ingestão diária de 300 g de de pera;
Grupo 3: ao invés de frutas, 60 g de biscoitos de aveia.
Cada grupo recebeu orientações para manter uma dieta de redução calórica projetada para reduzir o peso corporal (défice de 250 kcal por dia).
Os resultados indicaram que a adição de maçãs na dieta resultou numa perda significativa de peso de 1,32 kg após as 10 semanas.
Como tal, seria impreciso afirmar que as maçãs sozinhas induziram a perda de peso com base neste estudo. No entanto, é provável que a sua baixa quantidade de calorias e seu teor de fibras, tornam o consumo da maçã eficaz em dietas de redução de peso. Assim, as maçãs podem ser potencialmente relacionadas ao emagrecimento.
2.Benefícios da maçã contra o câncer – Estima-se que um terço de todas as mortes por câncer poderiam ser evitadas por uma dieta melhorada, particularmente pelo aumento do consumo de frutas, vegetais e grãos integrais. Existe uma prova convincente de que dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas com redução do câncer no pulmão, cavidade oral, esôfago, estômago e cólon.
Mais especificamente, estudos demonstraram que a ingestão de maçã estava associada à redução do risco de câncer de pulmão. Ensaios recentes adicionaram resultados além dos dados clínicos que sugerem um efeito protetor da
Os estudos in vitro têm procurado examinar o potencial da maçã em relação ao câncer. O câncer de cólon, o 4º mais comum e a 3ª causa mais recorrente de morte na sociedade ocidental, tem sido o foco de muitas investigações. Houve também vários estudos que examinaram o potencial de maçã para reduzir o risco de câncer de mama.
Cientistas acreditam que a atividade antioxidante da maçã, incluindo a eliminação de radicais livres, é capaz de reduzir a proliferação celular e induzir moléculas capazes de desintoxicar o organismo.
3.Benefícios da maçã contra doenças cardiovasculares – A superprodução e alta-exposição do corpo a moléculas oxidantes pode resultar em um desequilíbrio levando a danos celulares. O dano oxidativo parece ser um fator que pode levar a várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares.
Além disso, os lipídeos, popularmente chamados de gorduras, quando em quantidades elevadas no organismo são fatores de risco para muitos tipos de doenças cardiovasculares. Estudos indicaram que a maçã tem o poder de agir como um antioxidante, controlando essa quantidade de lipídeos no nosso organismo, bem como eliminando as moléculas que causam danos ao nosso corpo, diminuindo assim o risco de tais doenças.
4.Benefícios da maçã contra a asma e outros problemas pulmonares – A prevalência de doenças pulmonares, particularmente a asma, tem aumentado nas últimas décadas. Especula-se que fatores ambientais e relacionados ao estilo de vida, tais como a redução da ingestão de antioxidantes provenientes da alimentação, estão contribuindo para o aumento dessas doenças.
Os pulmões são particularmente susceptíveis a danos oxidativos devido à alta e contínua exposição ao oxigênio. A maçã pode ter um efeito protetor por causa de seu potencial antioxidante e conteúdo fitoquímico. Uma pesquisa
5.Benefícios da maçã contra o diabetes – A incidência de diabetes, principalmente a do tipo 2, aumentou dramaticamente e é tema de muitos estudos ao redor do mundo. Novos dados sugerem um possível link entre o consumo de maçã e risco reduzido de diabetes.
Um grande estudo realizado pela revista Women’s Health procurou determinar se flavonoides obtidos da dieta podiam influenciar no risco de diabetes.
Foi verificado uma diminuição de 27% no risco de diabetes tipo 2 associada com o consumo de 2 a 6 maçãs por semana em comparação com nenhum consumo de maçã e 28% menos risco considerando a ingestão de uma maçã por dia.
6.Benefícios da maçã para a saúde dos ossos – A perda de massa óssea associada à osteoporose é vista por estudiosos na área como uma epidemia global. Frutas e vegetais fornecem nutrientes que parecem estar associados à melhora da saúde óssea (vitamina C, potássio, magnésio e vitamina K), além de produzir metabólitos que podem melhorar a saúde óssea, reduzindo a excreção de cálcio. A ingestão de frutas e vegetais foi associada à melhora da densidade mineral óssea. Alguns estudos que examinaram as propriedades da maçã sugerem que ela pode ter um impacto positivo relacionado à saúde óssea.
Um estudo demonstrou que o declínio do estrogênio (um hormônio feminino) associado à menopausa estava relacionado ao aumento da produção de medidores inflamatórios dentro do microambiente ósseo. Nessa pesquisa, animais receberam um tipo de flavonoide chamado florizina, presente em grande quantidade na casca da maçã. Após 80 dias de tratamento, foi verificado que a ingestão deste flavonoide melhorou a densidade óssea dos animais.
7.Benefícios da maçã contra lesões gastrointestinais – Alguns estudos avaliaram o potencial da maçã para reduzir lesões à mucosa gástrica induzidas por drogas. Em um estudo, o extrato de maçã protegeu células de animais contra danos oxidativos. Esse efeito protetor foi associado com sua capacidade antioxidante.
Evidências in vitro indicam que compostos presentes na maçã podem proteger inclusive contra a úlcera gástrica. Um componente da casca foi eficaz contra a H. Pylori, uma bactéria que é uma das principais causas de úlceras. Outro estudo in vitro demonstrou que a maçã pode oferecer outros efeitos benéficos à saúde gastrointestinal por um mecanismo alternativo. Ela pode ajudar por meio de um processo de redução no risco de mutações e aparecimento do câncer gástrico.
Após ser aprovada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 2015, as maçãs transgênicas chegarão em fevereiro de 2018 ao país norte-americano. Anunciada pela empresa canadense Okanagan Specialty Fruits, a maior característica da maçã é o fato de ela não escurecer após ser cortada. Isso se torna possível em função da retirada do gene que produz a enzima polifenol oxidase, responsável pela oxidação da fruta. Quer dizer que você poderá cortar uma maçã, comer um pedaço e guardar o outro para comer depois sem que a fatia estrague.
Agora que você já conhece todos os benefícios da maçã, confira duas receitas deliciosas para garantir o consumo diário desta fruta:
Crumble de maçã
Bolo de maçã de liquidificador
Matérias relacionadas:
Benefícios e Propriedades da Maçã Verde
Benefícios e Propriedades da Maçã Fuji
Benefícios e Propriedades da Maçã Gala
Benefícios e Propriedades da Maçã Argentina
Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios e Propriedades da Cenoura
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Batata
Benefícios e Propriedades do Morango
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…