A maçã de Isaac Newton, da bruxa da Branca de Neve, o fruto proibido de Adão e Eva… além de ocupar nosso imaginário nas ciências, nos contos de fada e nas crendices, ela marca presença em nossas mesas, seja ao natural, ou em forma de sucos, tortas, doces ou saladas. Tem ainda a vantagem de poder ser conservada por mais tempo, preservando seu sabor e nutrientes.
Originária da Ásia, a maçã já era usada há milênios como fonte de alimento dos povos de regiões frias. Nos EUA, ela chegou por volta de 1800 e, de lá para cá, conquistou o restante da América.
Hoje consumida no mundo todo, uma das variedades mais populares no Brasil é a maçã argentina. Descubra agora os benefícios que ela traz para o seu corpo e sua saúde.
Também chamada de Red Delicious, a variedade que conhecemos como maçã argentina na verdade veio da Ásia Central. De formato mais esférico, ela enche os olhos com sua cor vermelho vibrante e atiça o olfato com seu aroma intenso. Seu sabor, no entanto, tende para o doce suave.
De textura firme, uma de suas maiores características é ter a polpa mais farinhenta. Além de consumida ao natural, a maçã argentina é muito usada em sobremesas, tortas, geleias e compotas, sendo a preferida no preparo de papinhas e purês para bebês.
Uma boa indicação para a saúde é consumir uma maçã por dia, pois ela atua em várias áreas do nosso organismo. Conheça algumas das principais propriedades da maçã argentina:
Para preservar os nutrientes, é recomendável consumir a maçã com casca, até porque suas fibras auxiliam na digestão e promovem a limpeza do organismo.
Além de usada na alimentação, em tortas, doces, geleias, sucos e bebidas alcoólicas, como o licor e a sidra, são incontáveis os benefícios da maçã argentina.
Indicada para quem procura uma alimentação mais saudável, com controle da forma física e prevenção de várias doenças, veja como a maçã argentina pode atuar no seu corpo:
Ao contrário do que muita gente imagina, existem milhares de variedades de maçãs, encontradas principalmente em climas temperados e tropicais. Reunimos abaixo as variedades mais populares no Brasil e facilmente encontradas nas feiras orgânicas e supermercados.
Embora a maçã não seja uma fruta de custo elevado para o consumidor médio, a maçã argentina é uma variedade que custa um pouco mais do que as outras. Em média, seu preço gira em torno de R$ 9,48 por kg, o que faz uma unidade custar em média R$ 0,90. Mas isso vai depender sempre da estação do ano em que você vai comprá-la.
Como uma fruta muito saudável e rica em nutrientes, a maçã é muito indicada para as primeiras alimentações sólidas do bebê. E dentre elas, a mais recomendada é a maçã argentina, por possuir uma polpa mais macia, suculenta e docinha, fácil de ser digerida. Use-a amassadinha, em forma de purê. Além de alimentar, ela é excelente para o funcionamento do intestino do seu filhote.
Confira outros tipos de maçã:
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades da Maçã Verde
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…