De todas as espécies de citros cultivadas mundialmente, a Laranja Pera, de nome científico (Citrus sinensis (L.) Osbeck), é a mais popular. A fruta é caracterizada pelo sabor doce e agradável e um aroma fino, que é muito apreciado pelos consumidores.
Também conhecida como laranja-pera-rio ou ainda “laranja-pera-do-rio”, é de forma alongada, com a casca lisa e fina, de tom amarelado e, às vezes, avermelhada, além de a polpa ser bastante nutritiva.
A sacarose é o principal carboidrato, embora o ácido cítrico e o ácido orgânico sejam dominantes no suco. A laranja pera é considerada uma rica fonte de antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos (hesperidina e narirutina). É bastante rica em carotenoides (violaxantina, criptoxantina e luteína).
Nas laranjas pera rio pigmentadas, a cor é devido à presença de antocianinas, exceto em algumas cultivares em que o licopeno é o principal pigmento. Os principais aminoácidos encontrados no suco são prolina, serina e arginina, enquanto o potássio é o mineral crucial achado. O aroma fino das laranjas deve-se à presença de vários voláteis, sendo o mais abundante o limoneno.
A laranja pera possui, como propriedades, origem no Sudeste Asiático, precisamente na China, além de ser um antioxidante natural potente que constrói um sistema corporal imune.
São da família Rutaceae, cujos primeiros exemplares cruzaram o mar em 1493, transportadas por Cristóvão Colombo. Suas sementes chegaram ao Panamá em 1516 por mãos espanholas, e, dois anos mais tarde, finalmente ao México, mesmo período em que os portugueses começaram a plantar laranjas doces no Brasil.
O grupo Citrus sinensis é formado pelas principais variedades de laranjas doces, como pera, natal, lima tardia, piralima, lima, seleta, folha murcha, rubi, westin, bahia e baianinha, hamlin e valência.
O Brasil, que possui grandes atributos climáticos para a produção de laranja, é atualmente o maior fabricante e exportador mundial do suco da fruta e outros produtos originários.
Dentre os diversos tipos de laranjas vendidas, a laranja pera para suco ou in natura ocupa um lugar especial, pois tem muita qualidade no sabor, sendo mais doce e menos ácida que outras categorias.
A laranja pera vem de uma pequena árvore perene de 7,5 m de altura que, em alguns casos, pode chegar até 15 m.
A árvore da laranja-pera-rio produz folhas coriáceas e perenes de diferentes formas, variando de elípticas a alongadas e ovais, com 6,5 a 15 cm de comprimento e 2,5 a 9,5 cm de largura, muitas vezes com asas estreitas nos pecíolos.
Ela possui flores brancas perfumadas isoladas ou em verticilos de 6 unidades com cerca de 5 cm de largura, 5 pétalas e 20-25 estames amarelos. As pequenas flores hermafroditas perfumadas, brancas ou roxas, produzem néctar para a polinização de insetos.
O fruto, que pode ser de redondo ou oval, tem de 6,5 a 9,5 cm de largura, e sua cor varia do laranja para o amarelo de acordo com a sua maturação. Anatomicamente, a fruta consiste em duas regiões distintas: o pericarpo, também chamado de casca, pele ou casca; e o endocarpo, ou sacos de polpa e suco.
A pele consiste em uma epiderme de cera com numerosas pequenas glândulas de óleo aromáticas que lhe conferem um cheiro particular. A quantidade de cera depende da variedade, condições climáticas e taxa de crescimento.
Uma quantidade consistente de fungos e bactérias está presente na pele e mais abundantemente em climas úmidos. Isso justifica a necessidade de uma lavagem apropriada da fruta antes de comer ou de extrair suco e óleos essenciais.
Quantas calorias têm uma laranja pera? Pergunta difícil para os leigos que amam a fruta, porém não fazem ideia da composição de uma laranja pera e suas calorias. Veja agora:
Quantidade proporcional a 100 gramas de laranja pera.
A laranja pera possui diversos benefícios, como ser a principal fonte de importantes nutrientes fitoquímicos que, por muito tempo, foram valorizados por suas propriedades nutritivas e antioxidantes saudáveis. Está cientificamente provado que as laranjas pera, que são ricas em vitaminas e minerais, oferecem muitos benefícios para a saúde.
Sabe-se que as fibras são úteis na redução do risco de câncer, e muitas doenças crônicas como artrite, obesidade e doenças coronarianas.
Confira outros tipos de laranja:
Benefícios e Propriedades da Laranja
Benefícios e Propriedades da Laranja Lima
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…