A couve, Brassica oleracea é do mesmo grupo que o brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho, tidas como “classificações inferiores de couve”. Outro tipo é a couve de folhas, cultivada na Europa e Estados Unidos e tida como a parente mais próxima da couve que conhecemos.
O vegetal é encontrado em vários países da Europa como Portugal, Alemanha, Polônia e Rússia. Com esse caráter cosmopolita, ela ganhou vários nomes: collard greens (inglês), gemüsekohl (alemão), berza (espanhol), chou cavallier (francês) e cavolo (italiano).
Sua origem é incerta. Há quem diga que é nativa da Ásia Menor e do Mediterrâneo. Sua chegada a Europa teria sido entre os anos 400 e 600 antes de Cristo pelos povos celtas. Acredita-se que o desembarque nas Américas foi em 1600. Mas, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a real origem da couve é a Grécia, onde seus benefícios foram disseminados para o Império Romano. A confusão sobre a linhagem do vegetal não para por aí. A revista Vegetarians in Paradise (Vegetarianos no Paraíso) afirma que o berço é a Turquia.
Como plantar couve?
De cultivo fácil e barato, a couve gosta de clima frio ou ameno, porém, adapta-se também a temperaturas superiores a 25o. Em cidades com clima quente, recomenda-se o cultivo no outono e no inverno. O solo deve ser drenado com pH entre 6 e 7,5. Mesmo com folhas grandes que chegam até 1 metro, a couve pode ser cultivada em vasos ou jardineiras.
Prepare a terra com substrato à base de terra peneirada ou casca de pínus. Coloque no máximo 3 sementes, cada uma a profundidade de 0,5 metro e irrigue diariamente. Transfira para solo adubado com esterco bovino curtido com fertilizante químico NPK quando tiver no mínimo 4 folhas e 10 cm de altura. Escolha dias nublados ou chuvosos para esse processo. A colheita é entre 50 a 90 dias.
A couve é rica em nutrientes. Fonte de antioxidantes como o betacaroteno, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e K, fibras, além de antioxidantes e minerais como ferro, cálcio, potássio, fibras, fósforo e magnésio. Se você é um desses que só comem o vegetal na feijoada, saiba que ela também pode deixá-lo em forma. Ficou curioso? Confira a tabela nutricional da couve:
Acompanhe a relação dos benefícios da couve e surpreenda-se:
A couve tem flavonoides e quercetina, dois antioxidantes que eliminam toxinas nocivas, regeneram as células associadas ao câncer. O vegetal tem ação principalmente na prevenção e proliferação dos cânceres de próstata, de mama, de pulmão, de pele, de pâncreas e colorretal, graças à clorofila e ao enxofre.
O cálcio e a vitamina C atuam na formação e manutenção dos ossos. Outra vitamina pouco importante e desconhecida é a vitamina K. Esta realiza a síntese da proteína osteocalcina, importante para o fortalecimento do ossos. Também é missão da vitamina K equilibrar o nível de cálcio, pois o excesso pode levar a doenças cardiovasculares.
As fibras da couve fazem o intestino manter seu nível de água. A hortaliça não pode faltar no cardápio de quem sofre com prisão de ventre. O vegetal também possui sulforafano, substância que inibe o desenvolvimento de bactérias nocivas que causam infecções nas paredes estomacais.
A couve tem vitamina B9. Também chamada de ácido fólico, o nutriente é uma das mais importantes na gestação, cuja suplementação é realizada até o 3o trimestre. O vegetal também é rico em ferro, nutriente importante para o último trimestre. Ambos atuam na formação celular, além de evitarem más formações na coluna, no coração e no sistema nervoso do feto.
As vitaminas C e K amenizam sintomas de problemas inflamatórios, como a artrite e nos casos de dores resultantes de práticas esportivas. Quem tem gastrite também deve incluir a couve na alimentação, pois também é uma doença inflamatória. A receita de suco de couve para gastrite antes do café da manhã e 30 minutos antes das principais refeições. Para fazê-lo, bata 3 folhas cruas com um pouco de água e pronto. Não coe nem adoce o suco. Outra receita é o suco de couve com leite, semelhante ao anterior, basta trocar a água pelo leite.
As fibras da couve equilibram a pressão arterial, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom, além de reduzirem o açúcar no sangue.
A colina é uma substância das vitaminas do complexo B. Ela estimula a produção de serotonina, dopamina e norepinefina, hormônios associados, respectivamente, ao bem-estar, ao bom humor e ao sono. Que tal uma saladinha de couve no jantar?
Cada 100 gramas de couve tem apenas 36 calorias. Dá para comê-la refogada, como salada, temperada apenas com limão e azeite de oliva extravirgem e também em sopas. Já ouviu falar do famoso suco? Pois é, um dos benefícios do suco de couve com limão em jejum é queimar os quilinhos extras. O preparo é fácil: bata o suco de um limão, 1 folha de couve e 200 ml no liquidificador. Beba sem coar nem adoçar antes do café da manhã.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar nem adoçar.
Ingredientes
Modo de preparo
Refogue o bacon picado com manteiga até dourar. Junte o alho e a couve e refogue por 5 minutos, mexendo. Coloque as nozes e o sal grosso e misture bem.
Ingredientes
Modo de preparo
Corte os talos da couve, lave e corte. Bata as claras em neve e reserve-as. Coloque o creme de leite, queijo, um pouco das nozes, o sal, a noz-moscada e a pimenta em uma tigela e misture bem. Junte as claras, um pouco de couve e mexa bem. Transfira para um refratário untado com manteiga e coloque o resto da couve e das nozes. Asse por 15 minutos a 180o e por 3 minutos a 260o.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque o tablete de caldo de frango na água quente. Cozinhe o frango até ficar macio, deixe esfriar e reserve. Guarde o caldo do cozimento. Coloque o óleo e a margarina em uma panela para dourar a cebola e o alho. Adicione o tomate e o pimentão e refogue até o tomate murchar. Acrescente a couve e o frango e refogue até o vegetal murchar. Junte o caldo do cozimento, as farinhas, a salsa, a pimenta e a azeitona e mexa bem. Desligue o fogo e coloque um pouco de sal, se necessário. Transfira a massa para uma forma com furo no meio untada com azeite. Desenforme quando estiver morno e sirva.
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180o. Coloque a manteiga, o sal, o açúcar e a farinha e misture tudo. Acrescente 1 ovo e mexa até obter uma bola. Enrole a massa em filme PVC e leve à geladeira por 10 minutos. Abra a massa com um abridor. Forre as laterais e o fundo de uma forma redonda. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Espere a massa esfriar. Refogue a couve com azeite e sal. Adicione os demais itens e coloque na massa. Leve ao forno novamente e deixe até ficar dourada.
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 170o a 190o. Tempere os filés e deixe descansar por 10 minutos. Passe 1 colher de chá de manteiga em cada folha de couve. Coloque um filé em cada folha e enrole igual a um rocambole. Acomode em uma assadeira com a emenda para baixo. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Sirva assim que estiver pronto.
Os benefícios da couve convenceram você? Quer saber mais sobre verduras, legumes e frutas? Aqui você encontra muita informação.
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…