Originária do México e Guatemala, a chia (Salvia hispanica L.) pertence a mesma família da sálvia, por isso também é conhecida como “salvia hispânica”. Seu nome no idioma maia significa “força”, o que justifica sua utilização na dieta dos guerreiros astecas. Este povo também usava a chia como moeda de troca e também para pagar impostos.
A chia era o terceiro alimento mais cultivado no México, ficando atrás do milho e do feijão. A cultura perdeu força no século XVI com a colonização de Cristóvão Colombo. O declínio e quase desaparecimento deve-se a dois fatores. O primeiro é que as sementes de chia integravam rituais religiosos como homenagens aos deuses e oferendas nos altares, algo considerado absurdo pelos colonizadores. Outro fator é a chegada de cereais trazidos pelos espanhóis.
O cultivo permaneceu restrito às áreas montanhosas do México e Guatemala até 1991. Neste ano, começaram pesquisas para desenvolver o cultivo e incentivar o consumo. Em 2012, a Austrália destacou-se como grande polo produtor. No Brasil, a chia é produzida no Rio Grande do Sul e também no Paraná. A razão dessas localidades é o predomínio do clima frio. O plantio ocorre entre fevereiro e março com colheita em junho ou julho.
A sabedoria popular no México que diz “uma colher de chia por dia é capaz deixar uma pessoa de pé o dia todo”. Exageros à parte, nutricionistas afirmam que 25 gramas diariamente fazem maravilhas à saúde.
Chamada de superalimento, a chia é uma das maiores fontes de ômega 3, importante para a saúde cardíaca e do sistema nervoso. Ela também possui vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, selênio, zinco e potássio. Se você ainda não sabe do que ela é capaz, conheça os 10 benefícios da chia:
O cálcio, o fósforo, o manganês e o potássio mantém a saúde das células. Por sua vez, o selênio e o zinco deixam o organismo mais resistente às infecções. Quer mais? Os antioxidantes ácido cafeico e ácido clorogênico previnem o envelhecimento celular, ajudando a evitar o câncer.
A porção de 100 gramas tem 3 vezes mais ferro que o espinafre, vegetal conhecido como grande fonte de ferro. O poder da semente é tão grande que o consumo da quantidade diária de chia recomendada corresponde a quase 70% das necessidades diárias de ferro.
Além do ômega 3, o magnésio também é importante para o cérebro. Com 15 vezes mais magnésio que o brócolis, a chia preserva as funções cognitivas. As vitaminas do complexo B também melhoram o funcionamento cerebral.
Fonte de vitamina A, representa 20% das necessidades diárias do nutriente. Consumir esse superalimento previne doenças como catarata.
Pesquise por “dieta detox” e encontrará várias receitas com chia. Isso porque o ácido cafeico é um antioxidante que limpa o fígado. A semente também destrói células que aceleram o envelhecimento.
A chia é alternativa de cálcio para os intolerantes à lactose. A porção de 25 gramas da semente supre 21% das necessidades diárias do nutriente. Além de evitar doenças ósseas como a osteoporose, a semente também fortalece os dentes.
As proteínas mantêm os músculos saudáveis. Além disso, a semente é alimento indispensável para quem pratica atividade física, pois, ajuda na formação e recuperação muscular pós-treino. Outro detalhe, as sementes de chia têm 2 vezes mais potássio que a banana, contribuindo na prevenção das câimbras.
O ômega 3 ajuda a evitar pressão alta, infarto e derrame. O nutriente também diminui o colesterol ruim e aumenta o bom e as fibras evitam a diabetes, pois fazem o organismo digerir os carboidratos mais lentamente, reduzindo a liberação de glicose.
Cada 100 granas de chia tem 38 de fibras. Elas demoram a ser absorvidas, por isso deixa o organismo saciado por mais tempo. Além disso, tem muita água, o que aumenta e facilita a eliminação das fezes.
O zinco atua na produção de colágeno, substância relacionada a formação e manutenção de pele, cabelos e unhas. O cobre também estimula a produção de colágeno.
Apesar de tantas qualidades, as sementes podem fazer mal. A pesquisadora Receba Rawl, do Colégio Americano de Gastroenterologia da Carolina do Norte (EUA) relatou que um homem desenvolveu problemas no esôfago por comer uma colher de chia e beber água todos os dias. O hábito obstruiu o órgão a ponto do homem não conseguir engolir saliva. Saiba quando a chia pode fazer mal:
A chia pode ser consumida in natura e na forma de farinha e óleo. Para incluí-la no cardápio, coloque no iogurte, nas vitaminas, sucos e bolos. Aprenda 5 receitas com chia para deixar sua vida mais saudável:
Iskiate (bebida tradicional mexicana também conhecida como chia fresca que ajuda a emagrecer)
Ingredientes
Modo de preparo
Misture os ingredientes com uma colher. Aguarde 10 minutos e volte a mexer com a colher. Beba imediatamente ou deixe um pouco na geladeira.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque os ovos, o iogurte, o açúcar e a manteiga em uma vasilha grande e misture bem. Adicione as farinhas aos poucos e vá mexendo. Acrescente a chia, mexa, coloque a aveia e misture até a massa ficar dura. Adicione leite, mexa devagar e finalize com o fermento. Dentro de um recipiente, corte as bananas em rodelas e misture com a canela e um pouquinho de suco de limão. Coloque as bananas na massa junto com o suco.
Ingredientes da massa
Ingredientes do recheio
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da massa com as mãos. Transfira para uma assadeira e acomode a massa até nas laterais. Para o recheio, coloque os brócolis em água fervendo por 1 minuto. Refogue a linguiça e a cebola em uma frigideira por 3 minutos. Esfarele o tofu com um garfo e coloque azeite e sal, reserve. Bata no liquidificador a biomassa e o ovo até formar um patê. Pegue esse patê e misture com a linguiça, o ovo e a cebola. Coloque essa mistura na massa e finalize com o brócolis e a linhaça. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, incluindo a farinha devagar até a massa soltar das mãos e misture bem. Faça bolinhas e coloque em massa untada com manteiga e enfarinhada. Caso preferir use forminhas de cupcake. Asse em forno médio por 30 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque os ingredientes em uma tigela funda e amasse bem até formar uma massa homogênea. Divida em quatro partes e modele. Você pode fritar em frigideira antiaderente com azeite de oliva, ou então assar. Coma o hambúrguer com pão, alface, tomate e cream cheese ou com saladas.
Você conhecia a chia? Ela deve fazer parte da sua rotina. As sementes são vendidas em supermercados e lojas de produtos naturais físicas e online. Procure essa semente poderosa em seu supermercado e loja de produtos naturais favoritos e invista em sua saúde.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Canela
Benefícios e Propriedades do Gergelim
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades da Abóbora
Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico
Benefícios e Propriedades do Caju
Benefícios e Propriedades da Lentilha
Benefícios e Propriedades da Goji Berry
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…