As cebolinhas fazem parte da família Allium de legumes e ervas. Esta família também inclui alho, cebolinha, cebola e alho-poró. Os vegetais Allium foram cultivados há séculos por seus sabores característicos, penetrantes e por suas propriedades medicinais.
A cebolinha verde é um alimento denso em nutrientes. Isso significa que ela é baixa em calorias, mas é rica em nutrientes benéficos, como vitaminas, minerais e antioxidantes. As hastes e as flores da cebolinha são comestíveis.
Uma colher de sopa contendo 3 gramas de cebolinha picada fornece 1 caloria e menos de 1 grama de gordura, proteína ou carboidrato.
Ela fornece 3% do valor diário das vitaminas A e C. Uma colher contém 131 unidades internacionais (UI) de vitamina A e 1,7 miligramas de vitamina C.
Embora as cebolinhas não pareçam muito com cebolas, como geralmente pensamos nelas, elas são, na verdade, o membro menor do gênero de cebola, Allium.
Com a especificação científica completa do Allium Schoenoprasum, este pequeno vegetal dispõe de uma uma ampla gama de usos e proveitos para a saúde. Esta erva é nativa da continente europeu, da América do Norte e alguns lugares da Ásia, mas agora está em todo o mundo, já que se tornou uma adição bem popular a muitos pratos culinários.
São plantas bulbosas, mas suas hastes são compridas e vazias, que são suas partes comestíveis. Esses caules ocos são normalmente cortados e inseridos a peixes, saladas, molhos, sopas, pratos de batata , culinária mexicana e uma grande variedade de outras refeições.
Os botões de flores não abertos também podem ser moídos e transformados em uma especiaria útil, mas as cebolinhas mais usadas são hastes recém-picadas.
Uma colher de sopa de cebolinha contém:
Os nutrientes na cebolinha verde podem oferecer uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e a melhora do humor.
O folato também ocorre na cebolinha verde. Essa substância pode ajudar a aliviar a depressão, impedindo que um excesso de homocisteína (responsável pelo surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto e coronarianas) se forme no corpo.
Muita homocisteína pode ainda evitar que sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro. Também pode atrapalhar a produção de hormônios sensíveis, serotonina, dopamina e norepinefrina.
Estes hormônios regulam não só o humor, mas também o sono e o apetite. O ácido fólico ajuda ainda a prevenir defeitos congênitos.
A cebolinha verde contém os carotenos luteína e zeaxantina (responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais). Estes reduzem o Estresse Oxidativo (que causa envelhecimento precoce) nos olhos, e retardam o desenvolvimento de catarata. Desta forma, a cebolinha pode ajudar a aumentar a visão.
O sistema imunológico pode se beneficiar com o teor de vitamina C da cebolinha.
A saúde cardíaca pode ser estimulada pela presença de potássio e do composto orgânico, a alicina. Outro composto orgânico, a quercetina, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, levando a uma melhor saúde cardiovascular e menor risco de aterosclerose (acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e seu interior), doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Também se concluiu que a alicina, presente no alho, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitas.
Outras maneiras pelas quais a cebolinha verde pode impulsionar a saúde é facilitando o processo digestivo e aumentando o sistema imunológico. No entanto, algumas dessas atribuições podem não ser apoiadas pela pesquisa.
As cebolinhas acompanham bem muitos pratos, especialmente aqueles com ovos e queijo, como omeletes, salgados, quiches e frittatas. As cebolinhas dão sabor a um prato sem adicionar calorias extras, gorduras ou sódio.
Como o coentro, a hortelã e o manjericão, a cebolinha verde é uma erva macia com hastes macias, por isso é melhor adicioná-las cruas ou perto do final do cozimento para manter seu sabor e textura delicada.
Ao preparar a cebolinha, use uma faca afiada e corte suavemente. Utilizando uma faca cega ou cortando excessivamente, você machucará a erva, e muito do sabor será perdido na lâmina de corte.
Se a cebolinha não for usada no momento do corte, pode ser congelada e mantida em conserva para ser utilizada em vários pratos durante a semana. A cebolinha em conserva também é encontrada no supermercado, mas a natural é mais indicada para o consumo.
Além dos pratos de ovos e queijos, a cebolinha vai bem com creme de vegetais e como cobertura para sopas e saladas. As flores também são comestíveis e podem ser usadas em vários pratos.
Outro tipo de cebolinha, conhecida como cebolinha de alho, ou cebolinha chinesa, tem uma folha plana e um sabor de alho. Elas podem ser usadas secas ou frescas, da mesma forma que o Allium schoenoprasum mais familiar.
As cebolinhas são fáceis de cultivar e podem ser plantadas em pequenos vasos numa janela ensolarada. Elas ficam melhor no solo bem drenado com um pH entre 6 e 7 e preferem de 6 a 8 horas de luz direta.
A cebolinha verde é um membro perene da família da cebola que apresenta belas flores roxas. São plantas resistentes tolerantes ao frio, e são plantadas no início da primavera.
Esteja atento ao plantar este vegetal, já que ele irá dominar todo o seu jardim se as flores forem deixadas para amadurecer (as flores espalham as sementes). No entanto, esta planta é fácil de desenterrar e remover se isso acontecer.
Cultivar sua própria cebolinha é uma ótima ideia, mas também é fundamental ter o conhecimento de quando e como colhê-las.
As cebolinhas normalmente não são alergênicas, mas as pessoas que precisam evitar cebolas e outros alimentos da mesma família devem ser cautelosas.
Muita cebolinha pode fornecer uma concentração alta de certos compostos orgânicos, o que pode levar ao desconforto abdominal.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades da Salsa
Benefícios e Propriedades do Alho-porro
Benefícios e Propriedades do Cebola
Benefícios e Propriedades do Aspargo
Benefícios e Propriedades da Abobrinha
Benefícios e Propriedades do Manjericão
Benefícios e Propriedades do Coentro
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…