A batata (Solanum tuberosum L.) tem mais de 7 mil anos e sua origem está nos povos andinos do Peru e Bolívia. Isso prova que a origem da batata-inglesa não é europeia. A batata chegou ao velho continente em 1520, desembarcando na Inglaterra.
Sua popularidade na Europa ganhou contornos cruéis: na Prússia (atual Alemanha), os camponeses que não cultivavam batatas tinham o nariz amputado, ordens do imperador Frederico Guilherme. Na França, não havia violência, mas a tensão era constante. O imperador Luís XVI mandou que soldados guardassem os canteiros em vias públicas.
A colonização europeia disseminou hábitos alimentares no Brasil. No país, o cultivo da batata era restrito à agricultura familiar e era chamada de “batatinha”. Muitos ingleses vieram morar aqui para projetarem e construírem ferrovias e o tubérculo era a principal exigência alimentar. Especialistas afirmam que a predileção pelo alimento explica-se por ser fonte de carboidratos, proteína, aroma suave e versatilidade. Pelo jeito, tais características conquistaram o mundo, porque a batata é o quarto alimento mais popular do planeta.
A batata é um dos tubérculos mais consumidos no mundo, tendo a Polônia, Chile, Estados Unidos, Alemanha e Índia como os maiores produtores. Precisa de solo bem drenado, livre de pedras, ricos em matéria orgânica e nitrogênio e com pH entre 5 e 6. Desenvolve-se melhor em temperaturas entre 15°C e 25°C e clima ameno com poucas horas de exposição solar. Contudo, em áreas quentes, o indicado é a luz indireta. Sobre a irrigação, precisa estar sempre irrigada, mas sem exageros para não disseminar fungos. É fundamental interromper a irrigação duas semanas antes da colheita.
Produtores de grande porte utilizam sementes de batatas certificadas. Estas são provenientes de áreas sem incidência de pragas, quase sempre em locais de inverno rigoroso. Já para uso doméstico, use batatas íntegras e plante-as após estiverem com brotos de 2 cm, para isso, armazene-as em local iluminado. A colheita é feita entre 75 a 180 dias ou 100 a 150 dias após o cultivo.
A batata é conhecida por vários nomes ao redor do mundo. No Chile, é chamada de Poni; na Colômbia, é Iomy; na Espanha, é Papa; na Itália, é Patata e na Irlanda é Irish Potato ou White Potato. O alimento também apresenta extensa gama de espécies e cores. Além da batata-inglesa, estima-se que existem mais de 5 mil variedades de batata. Aprenda a diferença de algumas delas:
Fontes de vitaminas B e C e carboidratos. Tem alto índice glicêmico, ou seja, é processada mais rapidamente e aumenta os níveis de insulina e glicose. Isso faz você sentir fome em pouco tempo. Entretanto, o consumo exige muito cuidado. Pode ser consumida frita, assada, cozinhada e na forma de purês e escondidinhos.
Tem casca rosada e grossa. Rica em vitamina C e fibras. Pode ser frita e usada no preparo de nhoque e purê.
Você sabia que a batata asterix frita é deliciosa? Para saber mais informações específicas sobre este alimento, confira o texto aprofundado falando apenas sobre a batata asterix.
É comprida e sua casca é rosada ou arroxeada. Tem miolo branco e a batata-doce roxa tem o miolo desta cor. É muito consumida pelos adeptos da alimentação saudável, principalmente quem malha. A batata-doce tem vitaminas A, do complexo B e C, fibras e carboidrato. Pode ser cozida ou assada e como base em purês e coxinhas.
Você gosta de purê de batata-doce? Sabia que a batata-doce é um alimento versátil, utilizado para preparar diversos pratos, salgados ou doces? Para descobrir mais informações sobre a batata doce, acesse o artigo específico sobre este alimento, redigido por nossa equipe com todo o cuidado e esmero para os nossos leitores.
Não causa boa impressão à primeira vista! Sua casca é amarelada e suja de terra, as mãos ficam sujas ao tocá-las. Ela é ótima para fritar, cozinhar, para fazer nhoques e sopas.
Segundo a Associação Brasileira da Batata (ABBA), a batata ágata corresponde a 70% da produção brasileira. Tem casca bem lisa e brilhante, sendo considerada uma “batata fotogênica). É perfeita para sopas, saladas, maionese, cozida ou assada, pois, tem pouco amido.
Mais conhecida como mandioquinha, é comprida, fina e casca amarela. Apresenta textura grudenta e levemente adocicada. A batata-baroa tem vitaminas A, B e C, fósforo e ação anti-inflamatória. Deve ser consumida cozida, em purês e especialmente nos cremes.
Já provou um delicioso purê de batata-baroa? E a sopa e o caldo deste alimento? conheça melhor este alimento, lendo o texto específico sobre batata-baroa que fizemos especialmente para nossos leitores.
Você já deve ter visto e se confundido com a batata-doce. A diferença é que a batata yacon tem sabor mais doce e a polpa é branca ou laranja. É rica em proteínas e fibras, porém, sua maior virtude é ajuda a controlar o diabetes. A indicação é comer crua, mas também pode ser cozida e usada na massa de pães.
Antes é preciso explicar as diferenças entre legumes, verduras, hortaliças e tubérculos.
Então, a batata não é um legume, e sim um tubérculo. Outra característica deste grupo é que os nutrientes estão no caule.
Lembra que os ingleses que vieram ao Brasil para construírem ferrovias exigiam batata no cardápio? Isso porque ela tem carboidratos, componentes que dão energia. Além disso, o tubérculo é fonte de fibras, ferro, cálcio, magnésio, manganês, zinco, potássio, além de vitaminas do complexo B, C, E e K. Mesmo com tantos nutrientes, causa picos de glicose e insulina. Pessoas com intenção de emagrecer também precisam tomar cuidado, pois, cada 100 gramas tem 80 calorias. Conheça os benefícios da batata quando consumida moderadamente.
Isso porque a batata tem magnésio, nutriente que facilita a absorção de cálcio. Com isso, a estrutura óssea fica protegida, tanto que problemas como reumatismo tornam-se mais difíceis de acontecerem.
O ferro e a vitamina B6 são nutrientes que equilibram os níveis de glóbulos vermelhos. Pessoas anêmicas, geralmente apresentam esse quadro.
Por ser um antioxidante, a vitamina C remove toxinas. A vitamina B e o potássio, por sua vez são nutrientes que atuam contra inflamações. Com essa combinação, o sistema digestivo funciona melhor.
Desde que consumida moderadamente. A vitamina B6 faz cair os níveis de homocisteína, componente inflamatório associado às doenças cardíacas. Já a luteína e zeaxantina ajudam a diminuir o colesterol ruim. A batata ainda tem kukoamines, agentes que equilibram a pressão arterial.
As vitaminas do complexo B e o carboidrato ajudam a manter o cérebro ativo. A glucose tem a missão de equilibrar os níveis de oxigênio. A vitamina B6 está relacionada à produção de dopamina e serotonina. Os neurotransmissores do bem-estar. Esse mesmo nutriente também está ligada na produção de adrenalia, hormônio e neurotransmissor associado ao relaxamento.
O preço da batata-inglesa já esteve nas alturas. Hoje, varia entre R$2,00/quilo a R$5,00/quilo. Vale a pena tê-la em casa, devido à sua versatilidade no preparo. O armazenamento pode ser em temperatura ambiente por até 2 semanas. Confira algumas receitas com batata para incluir em seu cardápio:
Ingredientes
Ingredientes do creme
Ingredientes da cobertura
Modo de preparo
Corte a batata em rodelas e cozinhe o suficiente para amolecer um pouco. Coloque os ingredientes do creme em um recipiente e mexa bem. Leve-os no micro-ondas por 40 segundos para derreter a margarina. Unte um refratário fundo com manteiga e intercale camadas de batata e creme. Coloque a muçarela e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Descasque, lave as batatas e corte-as em tiras nem muito grossas nem muito finas. Cozinhe com água e sal até ficar al dente. Escorra a água e frite em frigideira com óleo e manteiga. Coloque o alecrim quando estiverem douradas. Sirva em seguida.
Ingredientes
Modo de preparo
Deixe o forno pré-aquecer a 200°C. Lave e cozinhe as batatas com casca, mas não deixe amolecerem. Coloque azeite em uma panela, deixe aquecer e refogue a carne moída. Adicione o sal, a pimenta e o molho de tomate e cozinhe por 5 minutos. Apague o fogo, acrescente o creme de leite e mexa. Corte as batatas ao meio, coloque o creme de leite, a muçarela, a batata palha e salpique com salsa. Leve ao forno e deixe por 10 minutos.
A batata-inglesa surpreende pela sua origem. Seu valor nutricional também chama atenção de quem imaginava que ela só faz mal. Mas, para aproveitar os benefícios, é preciso moderação. Consuma esse tubérculo com cuidado e mantenha hábitos saudáveis.
Você conhecia a origem da batata-inglesa? Acompanhe o site e descubra outras curiosidades sobre tubérculos, legumes, verduras e frutas.
Artigos relacionados:
Benefícios e Propriedades da Batata-doce
Benefícios e Propriedades da Batata-baroa
Benefícios e Propriedades da Batata Ágata
Benefícios e Propriedades da Batata Yacon
Benefícios e Propriedades da Batata Baraka
Benefícios e Propriedades da Batata Asterix
Benefícios e Propriedades da Cenoura
Benefícios e Propriedades do Milho
Benefícios e Propriedades da Cebola
O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo…
Embora muita gente não tenha vastos conhecimentos sobre a sua existência, a aroeira é uma…
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o ácido fólico alguma vez na vida.…
Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é…
Devido à crença de que tenha propriedades que possam auxiliar no processo de emagrecimento, a…
Devido às propriedades benéficas para a nossa saúde, o suco rosa vem se popularizando cada…