Benefícios do Salmão para a saúde

O Salmão é um dos peixes mais famosos e consumidos no mundo. De carne macia, saborosa, de rápida cocção e saudável, o salmão está presente em diversas composições gastronômicas. Pode ser cozinhado no vapor, grelhado, assado, frito e até consumido cru, sendo um dos peixes mais usados na culinária japonesa para a preparação de sushis e sashimis.

Benefícios do Salmão para a saúde

Originário do Atlântico Norte, o salmão tem um ciclo de vida curioso e pode ser encontrado tanto em água doce quanto em água salgada, dependendo do estágio do seu desenvolvimento. O salmão nasce em rios e lagos de água doce e permanece ali até a maturidade, cerca de 2 a 5 anos, e só após esse período segue em direção ao mar. O salmão adulto volta ao rio em que ele nasceu para desovar.

O salmão adulto serve de alimento para focas, ursos, lobos, tubarões, baleias e seres humanos. O maior produtor de Salmão no mundo é a Noruega, seguido pelo Chile. A maioria do salmão do Pacífico é capturada em estado selvagem, já a maioria do salmão do Atlântico é produzida em cativeiro, onde são simuladas todas as condições da natureza.

A criação do salmão em cativeiro foi fundamental para a sua propagação e permitiu o consumo durante todo o ano, já que o salmão é um dos peixes mais conhecidos e um dos alimentos mais nutritivos do planeta.

Rico em nutrientes, até a pele salmão faz bem. Esse peixe é fonte de proteínas de alta qualidade, ácidos graxos como ômega-3 vitamina A, D e do complexo B e minerais como o Selênio, Zinco, Fósforo, Cálcio e Ferro.

Propriedades do salmão

O salmão é uma das melhores fontes de ômega 3, uma porção de 100 gramas de salmão contém cerca de 2,3 gramas. O ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, nosso corpo não produz e devemos adquirir da dieta. O ômega 3 exerce diversas funções benéficas ao organismo, e uma das principais é a proteção cardiovascular que exerce, diminuindo o chamado colesterol ruim e aumentando o bom, isso previne contra doenças como aterosclerose, derrames e infartos.

O salmão também é rico em proteína de alta qualidade. As proteínas são fundamentais para ajudar o corpo a regenerar tecidos, tratar lesões, manter a massa muscular. Como as proteínas são os principais componentes dos músculos, benefícios salmão hipertrofia são vários, já que os aminoácidos fornecidos são fundamentais para ganhar massa muscular.

Além de todos esses benefícios do salmão, ele ainda é fonte de minerais como o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e reduz o risco de acidente vascular cerebral e selênio, que ajuda a proteger a saúde óssea e pode reduzir o risco de câncer.

Salmão benefícios e malefícios

  • Benéfico para o sistema cardiovascular: o salmão é fonte de ômega 3, ácido graxo que reduz os níveis de colesterol e previne o endurecimento das paredes das artérias. Como consequência, evita a formação das placas de gordura na parede das artérias e reduz o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames. O ômega 3 também ajuda a regular a pressão arterial, a atividade das plaquetas, evitar a formação de coágulos, reduzir inflamações, melhorar o fluxo sanguíneo e estabilizar os batimentos cardíacos, evitando arritmias cardíacas.
  • Benéfico para a saúde dos olhos: O ômega 3 presente no salmão ajuda prevenir a Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMI), melhora a lubrificação ocular, previne a perda de visão e fadiga dos olhos.
  • Benéfico para o cérebro e nervos: o ômega 3 ajuda na formação da bainha de mielina, componente lipídico que envolve os neurônios, com isso ele aumenta a eficiência das funções do cérebro, melhora o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro e a memória. Atua também na prevenção de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer e de Parkinson.
  • Benéfico no tratamento da depressão: o consumo de salmão é benéfico para tratar sintomas de depressão. O ômega 3, funestamente com a vitamina A, D e selênio, relaxam o cérebro e melhora a ligação dos neurotransmissores aos seus receptores mantendo estáveis os níveis de neurotransmissores que melhoram o humor.
  • Benéfico para aliviar os sintomas da artrite reumatoide: O ômega 3 presente no salmão possui ação anti-inflamatória e contribui para o alívio dos sintomas da artrite reumatoide. O consumo de salmão ajuda a diminuir a dor do enrijecimento articular e da inflamação causado pela artrite.
  • Benéfico no tratamento da diabetes: o ômega 3, a vitamina D e o selênio ajudam a controlar os níveis de insulina no sangue. Estudos mostraram que o consumo de alimentos com ômega 3, como é o caso do salmão, ajuda o organismo de pacientes com diabetes tipo 1 a produzir mais insulina.
  • Benéfico no controle da obesidade: o consumo de salmão emagrece. Apesar de ser um peixe gordo, as gorduras presentes no salmão são as chamadas gorduras boas, que regulam os níveis de colesterol no organismo. A proteína do salmão é de boa qualidade e fornece os aminoácidos necessários para os músculos. Além disso, o ômega 3 presente no salmão tem ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode auxiliar no combate à obesidade, já que se caracteriza por uma inflamação crônica no organismo que altera os mecanismos de controle da fome e da saciedade.
  • Benéfico para a pele: o salmão possui antioxidantes que protegem a pele do processo de envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. O ômega 3 e o selênio ajudam a proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioletas.
  • Benefícios do salmão na gravidez: o salmão é fonte de ômega 3. Esse ácido graxo tem papel fundamental na construção das membranas das células do cérebro. O consumo de alimentos ricos em ômega 3 é indicado durante a gravidez para fornecer esses ácidos graxos para a formação e crescimento do cérebro do feto.
Salmão benefícios e malefícios

O salmão é um peixe altamente nutritivo, benéfico para o organismo e muito versátil. Na hora do preparo, ele pode ser consumido assado, grelhado e cru, sendo este último muito difundido pela culinária japonesa, mas o salmão cru faz mal?

Quando consumido cru, o salmão de boa qualidade preserva todos seus nutrientes e todo seu ômega 3. No entanto, é importante tomar cuidado na hora de escolher o peixe, saber sua procedência e ver a credibilidade do restaurante, já que, quando consumido cru, o risco de infecções causadas pelo pescado infectado por parasitas é maior.

Pele de salmão é saudável?

O salmão é um peixe bem versátil e nutritivo, podendo ser consumido grelhado e cru. É um dos peixes mais usados na culinária japonesa para o preparo de sushis e sashimis. Muitas vezes desprezada, a pele do salmão, quando bem limpa, pode ser aproveitada frita para fazer um crisp, que na culinária japonesa é chamada de salmão skin.

Crocante e saborosa, a pele do salmão pode ser servida das mais variadas formas. Pode acompanhar qualquer prato, usado no preparo de sushi de salmão skin ou até mesmo sozinha como uma entrada. Para seu preparo, é só cortar a pele do salmão, deixando um pouco da carne junto e fritar dos dois lados até dourar.