Benefícios do Marisco para a saúde

O marisco é um molusco que pertence à classe bivalvia, o que significa que ele é um animal que possui duas metades de concha. Os que fazem parte dessa classe são a ostra, marisco e mexilhão, cuja a concha apresenta duas partes que mantém o animal (que possui um corpo mole e sem esqueleto) fechado em seu interior completamente.

Ele pode ser encontrado tanto na água doce como na água salgada e possui brânquias, que são recobertas por uma camada de muco. Quando as partículas de alimentos passam por essas brânquias, elas aderem ao muco e são encaminhadas para a boca do animal.

O marisco, molusco amplamente usado na culinária mundial, pode ser grelhado, assado ou cozido, o que faz com que a quantidade de gordura nele presente seja reduzida, diminuindo assim o seu teor calórico. Porém, geralmente ele é acompanhado de molhos, manteiga ou frituras, o que acaba tornando-o mais calórico.

Na hora de comprar, é importante adquirir apenas os exemplares de marisco animal que forem frescos, devendo ser evitados os que apresentarem um aspecto seco, odor desagradável ou que estejam abertos. Além disso, eles devem ser consumidos no mesmo dia em que foram comprados.

A dica na hora de comprar é preferir aqueles que não sejam muito grandes. A membrana que recobre a cauda deve estar bem esticada e com um aspecto brilhante. Verifique se o marisco vivo está bem fechado antes de cozinhar. Ao abrir as conchas, toque com uma faca e, caso não fechem, descarte-as. Após cozinhar, descarte também as conchas que ficarem fechadas, utilizando apenas o marisco aberto.

Apesar dos benefícios do marisco para a saúde, ele não deve ser consumido regularmente por pessoas que sofrem de gota, pois contém componentes que podem fazer com que o nível de ácido úrico aumente, o que acaba agravando o problema. O marisco também pode provocar uma reação alérgica em determinadas pessoas que, dependendo do caso, podem ou não ser graves.

Além disso, como os mariscos são animais que se alimentam basicamente de resíduos, eles podem acumular toxinas ou metais pesados. Por esse motivo, não é aconselhado que ele seja consumido excessivamente, pois esses componentes podem causar sérios problemas para a saúde.

Propriedades do marisco

O marisco é uma fonte rica de ômega 3, uma gordura saudável que é essencial para manter a saúde do coração, além de conter uma elevada quantidade de proteínas, cálcio, zinco, ferro, selênio e vitamina B 12 e vitamina D e E.

Além dos benefícios do marisco, ele consiste em um alimento que possui uma baixa quantidade calórica, já que cada 100 gramas desse alimento contêm entre 100 a 200 calorias. Em relação à gordura, o marisco possui uma baixa quantidade, que pode variar entre 1 a 5%.

O marisco possui 9 aminoácidos que são essenciais à vida, o que faz desse molusco um alimento bem completo em termos proteicos. O nosso corpo não é capaz de produzir esses aminoácidos e, por esse motivo, eles precisam ser adquiridos através da ingestão de alimentos que os contêm.

A proteínas presentes nesse molusco são de fácil utilização pelo nosso organismo, ou seja, são quebradas com maior facilidade e mais bem absorvidas do que as proteínas presentes na carne. Isso faz com que esse alimento seja muito recomendado para manter a saúde em qualquer idade.

O selênio encontrado no marisco é um componente que possui grande ação antioxidante, o que é fundamental para a prevenção de várias doenças. Ele também contém vitamina E, que contribui para o crescimento e a fertilidade.

Marisco: benefícios para a saúde

Os mariscos são uma ótima fonte de proteína, o que faz com que seja ideal para o consumo de atletas. Os seus outros componentes também são fundamentais para manter o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Veja outros motivos de incluir esse alimento em sua dieta:

  • Protege contra doenças do coração

O consumo de mariscos ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares, pois contém uma alta quantidade de ômega 3, ácidos graxos poli-insaturados. Eles são chamados de gorduras boas e contribuem para reduzir a coagulação do sangue e o colesterol, além de relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a inflamação que pode afetá-los.

Além disso, o ômega 3 previne os ritmos cárdicos irregulares, o que facilita a variabilidade entre os batimentos do coração. Com isso, os riscos de arritmia são diminuídos.

  • Previne a artrite

Pesquisas mostraram que o ômega 3 no marisco ajuda a manter a articulação da cartilagem, além de outros tecidos do corpo. Esse molusco também é rico em vitamina D, que previne infamações e também ajuda a reduzir a rigidez e o cansaço matinal.

Cientistas descobriram que a calcitonina, um peptídeo que também faz parte das propriedades do marisco, contribui para estabilizar e promover o equilíbrio de colágeno nos ossos. Além disso, a combinação desses peptídeos com o ômega 3 trazem uma ação anti-inflamatória bastante potente, beneficiando muito as articulações.

  • Cuida da saúde dos olhos

Por ser um elemento rico em ácido graxos ômega 3, o consumo do marisco ajuda a redizer a secura nos olhos, situação que causa desconforto em muitas pessoas.

Outro benefício relacionado à saúde ocular é que o marisco protege contra a degeneração macular, que atinge principalmente as pessoas mais velhas e pode causar a perda da visão central.

  • Previne o Alzheimer

A presença de um composto chamado DHA no marisco faz aumentar a produção da proteína LR11, que é responsável por destruir as placas de beta-amiloide, associadas à doença de Alzheimer.

O marisco, assim como peixes, também contém a vitamina D, que ajuda a manter a função cognitiva. Além disso, esse molusco ajuda a reduzir a inflamação e a melhorar a transmissão dos sinais elétricos cerebrais.

  • Ajuda e melhorar o humor

Uma dieta rica em marisco e outros frutos do mar contribui para a melhora do humor e reduz os níveis de estrese. Isso acontece porque os ácidos graxos que ele contém beneficiam o fluxo sanguíneo e afeta positivamente os hormônios, o que produz um efeito positivo sobre a função cerebral.

  • Mantém pele e cabelos saudáveis

A ingestão de mariscos aumenta a produção de colágeno e de elastina, que são componentes essenciais para manter a pele com uma aparência mais jovem e saudável. Isso acontece graças ao ômega 3, que também ajuda a diminuir a presença de manchas na pele.

Outro fator é que o marisco consiste em um alimento rico em proteínas, o que evita a queda capilar, contribuindo assim para o crescimento dos fios. A proteína encontrada nos frutos do mar mantém os cabelos mais fortes, pois deixa os folículos capilares mais saudáveis.

  • Contribui para a redução do colesterol

Estudos recentes comprovam que uma dieta rica em marisco ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a gordura no sangue. Isso porque o colesterol encontrado nesse alimento não é bem absorvido pelo organismo humano.

Apesar de antigamente o marisco ser muitas vezes excluído das dietas que exigiam um baixo consumo de colesterol, atualmente sabe-se que nele são encontrados compostos que, apesar de se assemelharem ao colesterol, na verdade apresentam um efeito benéfico para a saúde.

Receitas com marisco

Aprenda como fazer marisco ensopado e mariscada baiana, dois pratos tradicionais que não podem faltar à sua mesa.

Ensopado de marisco

Ingredientes

  • 1 kg de mariscos limpos e descascados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 200g de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de gengibre
  • 2 tomates em cubos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de coentro
  • 1 colher (sopa) de cebolinha
  • 100 ml de leite de coco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Após lavar bem os mariscos, remova as cascas e deixe reservado.
  2. Coloque a manteiga para aquecer em uma panela e acrescente a cebola, o alho e o gengibre ralado.
  3. Depois de refogar por 2 minutos, adicione os mariscos e tempere de imediato.
  4. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 8 minutos, tire a tampa e coloque os tomates.
  5. Cozinhe por mais 2 minutos e em seguida, coloque o creme de leite, o leite de coco, pimenta-do-reino e sal.
  6. Cozinhe por mais uns minutos e finalize com a cebolinha e o coentro, servindo logo a seguir.

Mariscada baiana

Ingredientes

  • 200 g camarão
  • 200 g ostra
  • 200 g aratu
  • 200 g de siri
  • 5 dentes de alho
  • 3 limões
  • 2 tomates
  • 2 cebolas
  • 2 pimentões
  • 5 pimentas
  • 500 ml de leite de coco
  • 50 ml de azeite de dendê
  • Coentro a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem os frutos do mar e coloque-os para cozinhar em uma panela.
  2. Em seguida, tempere usando o alho, o limão e sal, deixando descansar por cerca de 10 minutos.
  3. Enquanto isso, corte os outros alimentos em cubos e coloque por cima da mariscada.
  4. Despeje em uma panela o leite de coco e tampe por 5 minutos. Em seguida, retire a tampa e cozinhe por mais 5 minutos.
  5. Após cozinhar, acrescente o azeite de dendê, cozinhando por cerca de 10 minutos sem a tampa.
  6. Sirva a seguir com arroz branco e farelo de dendê.