Benefícios do Chá de Camomila para a saúde
- O que é chá de camomila
- Benefícios do chá de camomila
- Propriedades do chá de camomila
- Para que serve o chá de camomila
- Como fazer chá de camomila
- Chá de camomila emagrece
- Contra indicações do chá de camomila
- Receitas com chá de camomila
- 1. Chá de camomila com gengibre, canela e hortelã
- 2. Chá de camomila com mel
Uma das plantas mais conhecidas e apreciadas é a camomila. As flores nos remetem às margaridas e possuem um perfume único.
Como ela é uma planta versátil e muito benéfica para a saúde, é amplamente utilizada. Pode ser encontrada sob forma de chás, creme, xampu, condicionador, sabonetes e pomada para peles secas.
O que é chá de camomila
Inicialmente, faz-se importante destacar a dose do chá de camomila. Ele não deve ser muito forte, pois pode causar dor de estômago e náuseas. Uma xícara deverá corresponder a uma colher de chá de camomila seca, que não deve se fervida. Ao preparar o chá, coloque a água quente sobre a erva.
O chá pode ser ingerido quente ou frio, mas o açúcar deve ser evitado. O ideal é que o mel seja utilizado para que as propriedades nutricionais do chá não sejam perdidas. Há, ainda, a possibilidade de acrescentar suco de limão.
Considerando as propriedades do chá de camomila, ele deve ser ingerido de acordo com o propósito de cada um. Se o objetivo é ter uma melhora no processo digestivo, beba antes da refeição. Caso queira ter um sono de qualidade, beba antes de dormir.
Benefícios do chá de camomila
Observe a seguir os benefícios do chá de camomila:
1. Ajuda a acalmar
O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade, sensação muito comum atualmente. Além disso, como a planta possui glicenia, ela tem um efeito calmante e ajuda a proporcionar um sono de qualidade.
2. Alivia cólicas menstruais
Pesquisas demonstraram que ingerir o chá de camomila durante um mês pode ajudar a diminuir os incômodos causados pelas cólicas menstruais. Adicionalmente, mulheres que ingeriram esse chá durante o período menstrual relataram que desconfortos como a insônia e o inchaço também foram minimizados.
3. Melhora a saúde digestiva
Como o chá de camomila conta com propriedades anti-inflamatórias, ele ajuda a minimizar desconfortos intestinais. Ainda nessa perspectiva, o chá protege de úlceras estomacais, haja vista que reduz a acidez no estômago.
4. Fortalece a saúde vascular
O chá de camomila é abundante em flavona, que, por sua vez, pertence a uma classe de antioxidantes. Isso significa que ele atua na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
5. Previne a osteoporose
É sabido que a osteoporose acarreta perda da densidade óssea. Com isso, costuma acontecer a quebra de ossos e problemas com postura. Embora qualquer indivíduo seja passível do desenvolvimento de osteoporose, ela costuma surgir com mais intensidade na vida de mulheres após a menopausa. Isso se dá em virtude dos efeitos hormonais. Posto isso, pesquisas apontam que a planta é capaz de estimular células que atuam no fortalecimento ósseo.
Propriedades do chá de camomila
Observe a seguir as propriedades do chá de camomila:
- Ação antibacteriana;
- Ação anti-inflamatória;
- Ação antiespasmódica;
- Ação cicatrizante;
- Ação antialérgica; e
- Calmante.
Para que serve o chá de camomila
O chá de camomila serve para auxiliar no tratamento de inflamações respiratórias, como a sinusite e a rinite, por exemplo. Ajuda no tratamento da ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir.
Ainda nesse cenário, o chá de camomila ajuda no processo de digestão, sobretudo a aliviar o mal-estar causado por alimentos gordurosos.
Costuma-se utilizar as flores de camomila para fazer chás, compressas ou inalações. Observe a seguir como fazer:
1. Compressas
Reserve 10 gramas de flores secas de camomila e 1 xícara de água. Leve a água e as flores secas ao fogo até iniciar o processo de fervura. Feito isso, desligue e deixe descansar por dez minutos. Coe e molhe um tecido limpo. Coloque em cima da região que desejar.
2. Chás
Separe três colheres de flores secas de camomila e uma xícara de água. Leve as flores secas e a água do fogo até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por dez minutos. Coe e beba após as refeições. Caso sinta necessidade de adoçar, utilize o mel.
3. Inalação
Separe seis colheres (chá) de flores de camomila e um litro e meio de água. Junte os dois e leve ao fogo. Espere ferver e desligue. Coloque o rosto sobre o recipiente e cubra a cabeça com um tecido grande e limpo.
Como fazer chá de camomila
Não há muito mistério quanto ao preparo do chá de camomila. Caso o objetivo seja comprar, opte por produtos que tenham a flor inteira. Dessa forma, as propriedades da planta serão mantidas. Na impossibilidade de tal opção, compre um extrato ou flores secas em pó.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo e, ao ferver, coloque as flores de camomila devidamente lavadas. Tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos. Coe e beba.
Caso queira, é possível acrescentar gotinhas de limão ou adoçar com mel. No que se refere ao armazenamento, ele pode ser tomado ao longo do dia, desde que armazenado em um recipiente fechado e protegido da luz.
Vale acrescentar que o chá de camomila possui diversos nutrientes, a saber:
- Folato;
- Cálcio;
- Sódio;
- Ferro;
- Zinco;
- Potássio;
- Magnésio;
- Vitamina B2; e
- Vitamina B1.
Chá de camomila emagrece
Pesquisas apontam que o chá de camomila contribui para a perda de peso, haja vista as propriedades diuréticas. Além disso, a erva controla o apetite e remove substâncias nocivas do corpo.
Ainda nesse contexto, a camomila auxilia no processo digestivo, e isso ajuda na perda de peso. Quando o organismo não digere os alimentos adequadamente, ficamos fracos e famintos, além de afetar o metabolismo. Nesses casos, o chá de camomila é o mais indicado, visto que possui um estimulante que auxilia outros órgãos a trabalharem com eficiência no processo digestivo. Como a erva ajuda a diminuir o apetite, a sensação de satisfação permanece por mais tempo.
Nutricionistas salientam que a camomila possui um fator calmante, isso é, funciona como um ansiolítico natural e reduz a compulsão por comida. Vale acrescentar que o estresse atua negativamente no sistema hormonal, pois induz o acúmulo de gordura.
Sugere-se que o chá de camomila seja ingerido ao dormir. Como possui efeito calmante, o sono tende a ser tranquilo e contínuo. A partir do momento que um indivíduo dorme mal ou cai a qualidade do sono, a produção de insulina sofre impactos, e isso pode desencadear ganho de peso.
Adicionalmente, o efeito anti-inflamatório do chá ajuda a diminuir as olheiras. Sendo assim, caso queira, o chá gelado pode ser aplicado sobre a pele com o auxílio de compressas de gaze.
Contra indicações do chá de camomila
Pessoas hipersensíveis ou alérgicas devem ter cuidado com a planta.
No que se refere a gestantes, médicos desaconselham a ingestão durante o período gestacional, visto que pode causar contrações prematuras. Embora a quantidade para chegar a esse estágio seja grande, o ideal é que não coloque em risco a saúde do feto.
Crianças devem tomar esse chá apenas com recomendações médicas. Embora o efeito do chá de camomila seja calmante, em crianças pode ter o efeito contrário.
Receitas com chá de camomila
Observe a seguir receitas com chá de camomila:
1. Chá de camomila com gengibre, canela e hortelã
Ingredientes:
- 10 gramas de gengibre;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 10 folhas de hortelã; e
- 5 xícaras (chá) de camomila.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo. Acrescente o chá de camomila e misture com os outros ingredientes. Tampe por dez minutos. Beba na temperatura desejada.
2. Chá de camomila com mel
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de camomila;
- 1 litro de água; e
- 2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo. Tão logo comece a ferver, coloque a camomila e tampe. Deixe descansar por cinco minutos. Acrescente o mel e beba.