Benefícios do Açúcar demerara para a saúde
O açúcar demerara consiste em um tipo de açúcar oriundo da cana-de-açúcar. Tal açúcar pode ser facilmente dissolvido e inserido em bebidas e/ou receitas.
Faz-se importante salientar que o consumo excessivo de açúcar pode fazer com que o indivíduo desenvolva diabetes, dentre outras doenças. Sendo assim, ele deve ser consumido com moderação, seja em bebidas ou alimentos. Paralelo a isso, é fundamental incluir na alimentação legumes e verduras, bem como a prática regular de atividades físicas.
Benefícios do açúcar demerara
Observe a seguir os benefícios do açúcar demerara:
1. Promove energia
Um dos benefícios do açúcar demerara é que o seu pico glicêmico é menor que o do refinado. Como ele fornece energia, praticantes de atividades físicas apreciam incorporá-lo na dieta.
2. Regula o sono
Com base em estudos feitos por nutricionistas, o açúcar demerara contém magnésio. Nesse sentido, o consumo tem relação com o sono, que regula a melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo.
3. Fortalece a estrutura óssea
O açúcar demerara contém cálcio, que é muito importante na estrutura óssea. Além de ser relevante o consumo em todas as faixas etárias, auxilia no combate à osteoporose.
4. Combate a câimbra
Há cálcio no açúcar demerara. Sendo assim, ele ajuda, também, nas questões que versam acerca da contração muscular. Sugere-se que esse açúcar seja incorporado na dieta para evitar câimbras e para pessoas que desejam ganhar massa magra.
5. Regula o metabolismo
Considerando a presença de fósforo no açúcar demerara, ele potencializa a adequada absorção de carboidratos, que, por sua vez, ajuda a regular o metabolismo. Ademais, é fundamental para a formação de células no nosso corpo.
Propriedades do açúcar demerara
Observe a seguir as propriedades do açúcar demerara:
- Presença de ferro;
- Presença de magnésio;
- Ajuda a evitar picos de glicose no sangue;
- Sabor mais suave do que o açúcar mascavo; e
- Mais benéfico para a saúde do que o açúcar branco.
Nutrientes do açúcar demerara
Observe a seguir as propriedades do açúcar demerara:
- Carboidratos;
- Fibra alimentar;
- Gordura saturada;
- Proteínas; e
- Sódio.
Como é feito o açúcar demerara
O açúcar demerara é resultante do suco da cana-de-açúcar. Em seguida, ele é fervido e passa pelo processo de evaporação. O objetivo consiste em permanecer apenas os grãos de açúcar.
Posto isso, o açúcar passa por um processamento, porém, sua coloração não é alterada.
Receitas com açúcar demerara
Observe a seguir a receita de pudim de morango que pode ser feita com açúcar demerara. Para tanto, você deverá reservar:
- 2 colheres (sopa) de açúcar demerara;
- 300 gramas de morango; e
- 400 ml de leite.
O modo de preparo consiste em colocar o açúcar demerara e o leite em um recipiente. Feito isso, misture até adquirir uma consistência uniforme. Leve à geladeira por duas horas. Ao retirar, corte os morangos em cubos e coloque-os no pudim. Caso queira, deixe mais um tempo na geladeira e sirva-se.
Vale acrescentar que há outras opções de receitas com o açúcar demerara, bem como:
- Cookies;
- Geleias;
- Bolo de milho;
- Bolo de aipim; e
- Brownie de chocolate.
Açúcar demerara e açúcar mascavo
O açúcar demerara, embora passe pelo processo de refinamento, não recebe nenhum aditivo químico. Além disso, possui coloração marrom e valores nutricionais acima da média. Ele possui grãos grandes e valores altos em lojas especializadas.
No que se refere ao açúcar refinado, ele é um dos mais corriqueiros na mesa dos brasileiros. Ele domina as prateleiras dos supermercados, porém, não é a opção mais saudável. Isso se dá devido ao processo de refinamento, que recebe aditivos químicos para atingir a coloração branca. Ao passar por esse processo, vitaminas e saís minerais são perdidos.
No que tange ao açúcar mascavo, ele possui a coloração mais escura e sabor marcante, que nos remete à cana-de-açúcar. Como ele não passa pelo processo de refinamento, o cálcio e o ferro são preservados.
Cabe destacar que, ainda que em quantidade mínima, todos os tipos de açúcar são calóricos. Logo, podem aumentar a taxa de glicose no sangue.
Consumo ideal de açúcar demerara
Estudiosos da área da saúde reforçam que o ideal é que o açúcar seja evitado. Isso vale tanto do ponto de vista saudável quanto de peso. Ainda nesse panorama, eles sugerem que o açúcar seja substituído por mel, por exemplo.
No que se refere à utilização do açúcar, sugere-se que o refinado seja substituído pelo açúcar demerara. O objetivo consiste em reduzir os efeitos do açúcar que possuem aditivos químicos.
Vale salientar que todo o tipo de açúcar possui contraindicações. Sendo assim, pessoas diabéticas devem evitar o consumo de açúcar. A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja consumido, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia.
Ainda nesse cenário, considerando os componentes químicos, uma boa ideia é substituir o açúcar branco pelo açúcar demerara. É possível, também, utilizar o açúcar demerara em doces e bolos.
Malefícios do açúcar demerara
Pessoas que têm diabetes devem consultar o médico a quantidade ideal de açúcar a ser consumida. Paralelo a isso, deve-se observar os alimentos que contêm açúcar, como a laranja e a banana, por exemplo.
A partir do momento que um indivíduo consome alimentos industrializados, bebe refrigerante em excesso e não pratica atividades físicas, o corpo pode sofrer alterações, como aumento de peso, acúmulo de gordura no fígado e alteração dos triglicerídeos.
Acompanhe a seguir os malefícios do açúcar demerara:
- Desenvolvimento de doenças cardíacas;
- Aumento do nível de açúcar; e
- Aumento de peso.
Observe a seguir algumas maneiras de ter uma alimentação melhor:
1. Leia o rótulo dos produtos a fim de identificar a quantidade de açúcar contida neles;
2. Procure reduzir paulatinamente a quantidade de açúcar no café e no suco;
3. Opte pelos sucos naturais e sem adição de açúcar;
4. Insira frutas na sua alimentação; e
5. Dê preferência a legumes cozidos.
O açúcar demerara pode ser facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos especializados. No que tange aos valores, ele costuma ser um pouco mais caro do que o açúcar refinado.