Benefícios da Uva Passas para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
As uvas-passas são uma categoria excepcionalmente gostosa e muito popular de frutas secas. Elas são o resultado do ressecamento de uvas no calor solar ou em ressecadores, de maneira que fiquem douradas, verdes ou de cor preta.
Seu aspecto rústico pode não aparentar simpatia a muitos, mas elas são uma das refeições mais sadias que existem. Na verdade, são uma opção apropriada aos doces e chocolates, por motivo de seu saboroso gosto doce. Podem ser comidas cruas ou usadas em receitas, cozidas e na produção de cerveja.
Também são amplamente utilizadas em receitas regionais nos doces, cookies, tortas, manjares e comidas salgadas. Passas são uma fabulosa fonte de vitalidade usadas em tônicos para o vigor e complementos alimentares de grande força para esportistas, alpinistas e outros.
As uvas-passas também são chamadas de “gemas” por causa de seus numerosos benefícios para a pele, cabelos e saúde.
Então, se está procurando uma combinação de nutrição e sabor crocante com preço atrativo, você pode definitivamente ir para passas. Este pequeno depósito de bens e saúde com gosto saboroso e impulso energético adicional.
Benefícios da Uva-Passa
- Digestão – As passas são cheias de fibras, que incham quando embebem água e realmente geram alívio para a obstipação intestinal. O consumo diário de passas auxilia a equilibrar a ação intestinal conforme as fibras tiram as toxinas e os resquícios do trato gastrointestinal. Sendo assim, uva-passa solta o intestino apenas com intenções de regularizá-lo.
- Anemia – As passas são uma grande fonte de ferro e cobre, além das vitaminas do complexo B que são fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos. A ingestão de certa quantidade de uvas-passas por dia auxilia a acabar com a anemia ferropriva e realiza a coagulação sanguínea no decorrer da cura de feridas.
- Febre – As uvas-passas são fartas em fitoquímicos fenólicos, célebres por suas características germicidas, antibacterianas e antioxidantes. Elas podem auxiliar no tratamento da febre combatendo infecções virais e bacterianas.
- Câncer – As passas possuem grande grau de antioxidantes polifenólicos nomeados de catequinas. Esses antioxidantes acabam com os radicais livres que geram o progresso de tumores, principalmente câncer de cólon. Assim, incluir uvas-passas na alimentação é uma forma eficiente de combater a criação de células cancerígenas.
- Acidez – Uvas-passas contêm potássio e magnésio, que auxiliam na diminuição da acidez. A acidose é uma situação metabólica irregular qualificada pela toxicidade do sangue que, por diversas vezes, cria gases no sistema respiratório. Esta característica é danosa, sendo que pode causar a complicações de saúde como furúnculos, males na pele, artrite, gota, cálculos renais, queda de cabelo, problemas cardíacos e até câncer. Potássio e magnésio são compostos significativos dos antiácidos.
- Saúde Ocular – Os fitonutrientes polifenólicos inclusos nas uvas-passas são ótimos para a saúde dos olhos, pois defendem a vista dos problemas gerados pelos radicais livres, impedindo a degeneração macular, a catarata e a redução da visão por idade. Eles também possuem volumes notórios de betacaroteno, vitamina A e carotenoides que aumentam a visão e preservam o olhar autêntico e natural.
- Saúde Dental – Passas contêm um fitoquímico chamado ácido oleanólico que fornece proteção contra cáries dentárias, cavidades e fragilidade dos dentes. Inibe o crescimento de espécies bacterianas Streptococcus Mutans e Porphyromonas Gingivalis que causam cáries e outros problemas dentários. Além disso, as uvas-passas são ricas em cálcio e evitam a quebra ou descasque dos dentes com um esmalte que os torna mais fortes. A presença de boro nas passas evita o crescimento de germes, bem como branqueia os dentes.
- Reforço de Energia – Com muitos carboidratos, particularmente açúcares naturais como frutose e glicose, as passas são uma boa fonte de energia. Eles facilitam a absorção eficiente de vitaminas, proteínas e outros nutrientes no organismo. São muitas vezes consumidas por fisiculturistas e atletas para fornecer um rápido aumento de energia. Uva-passa tem açúcar, mas ajuda a energizar.
- Insônia – O ferro nas uvas-passas é vantajoso na cura da insônia, pois ajuda na melhora do sono de um indivíduo.
- Hipertensão – As passas são ricas em ferro, potássio, antioxidantes e vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a pressão arterial normal. O alto nível de potássio e a ausência de sódio fazem com que as passas sejam alimentos ideais para uma dieta saudável para o coração.
- Saúde dos Ossos – Uvas-passas contêm cálcio, que é o principal elemento dos nossos ossos. Isso ajuda a fortalecer os ossos e promove seu crescimento. Elas também são uma das melhores fontes de boro, um micronutriente que é requerido pelo corpo em pequenas quantidades. Este micronutriente é vital para a formação óssea e absorção de cálcio. É particularmente benéfico na prevenção da osteoporose induzida pela menopausa em mulheres, bem como fortalece os ossos e as articulações.
- Saúde do Coração – A ingestão contínua de passas protege contra doenças cardíacas. Ao diminuir o colesterol e o grau de triglicerídeos, as passas auxiliam no estado integral do coração, restringindo também o perigo de ocorrências vasculares cerebrais, hipertensão e ataque cardíaco.
- Saúde Renal – Sendo que as uvas-passas são abundantes em potássio, ingerir uma quantidade diária evita a criação, assim como diversos episódios de cálculos renais.
- Peso – Uvas-passas, quando comidas na proporção e combinadas com o exercício físico, podem ajudar na perda de peso. O alto teor de fibras em passas mantém cheio por mais tempo. As passas são particularmente benéficas para pessoas com baixo peso que desejam ganhá-lo de forma saudável. Elas são ricas em açúcares naturais, frutose e glicose, o que pode ajudar a engordar sem elevar os níveis de colesterol.
- Disfunção Sexual – As passas são reconhecidas por incitar a sexualidade. Esta característica afrodisíaca original é dada à presença de um aminoácido nomeado arginina, que pode instigar a libido e incentivar a excitação. Também é benéfica na cura da disfunção erétil, assim como na ampliação do movimento espermático e das possibilidades de engravidar. A ingestão frequente de passas pode tratar moléstias de resistência sexual.
- Pele Clara – Estando cheias de antioxidantes, as uvas-passas ajudam a manter a pele saudável e brilhante. Elas possuem resveratrol, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento das células da pele. Passas purificam o sangue eliminando células tóxicas e negras, melhoram a formação de glóbulos vermelhos, fornecendo oxigênio à sua pele. Essas propriedades purificadoras da uva-passa no sangue tornam sua pele clara, radiante, nutrida e bonita.
- Cabelo Saudável – As uvas-passas são uma boa fonte de ferro, complexo de vitamina B, potássio e antioxidantes, que desempenham um papel importante em tornar seus cabelos saudáveis, brilhantes e nutridos. Consumir passas regularmente também pode ajudar a reduzir a queda de cabelo e evitar a calvície.
- Diabetes – Uvas-passas ajudam depois da refeição, nos picos ou mergulhos em níveis de insulina que podem ser perigosos para pacientes com diabetes. Elas equilibram a absorção de açúcar pelo corpo, tornando-o mais uniforme e estável, reduzindo as chances de complicações ou emergências de saúde para aqueles que sofrem de ambos os tipos de diabetes.
Propriedades da Uva-Passa
Passas são altamente valorizadas em suas variedades, selecionadas como Passas de Corinto Dante ou simplesmente Passas de Corinto (pretas, pequenas e sem sementes, da Grécia) e sultanas (brancas, com ou sem sementes).
As passas provêm de diferentes uvas, de nome científico (Vitis vinifera, Família Vitaceae) são produtos secos de videira produzidos na Grécia e utilizados amplamente na dieta mediterrânea. Elas são uvas secas cujo existem vários métodos de secagem, como uma técnica de secagem ao sol ou desidratação artificial / mecânica. O processo de secagem reduz o teor de umidade das passas de cerca de 80% a 15% (cerca de 4-5 vezes menos que a umidade natural).
A quantidade de 100 gramas de uvas-passas possui:
- 299 calorias;
- 0,5 gramas de gordura;
- 0 gramas de colesterol;
- 11 miligramas de sódio;
- 749 miligramas de potássio;
- 79 gramas de carboidratos;
- 3,1 gramas de proteínas;
Como Consumir Uvas-Passas
As passas são um dos itens mais procurados e utilizados na confeitaria.
- Elas podem ser apreciadas como lanche, sozinhas, sem adições;
- Polvilhadas para enriquecer saladas de frutas e sorvetes, sobremesas, etc;
- Adicionadas a itens de padaria como chocolates, biscoitos, bolinhos, pão, pudins, bolos, panetones, etc.
No Irã, na Índia, no Paquistão e em outras regiões do sul da Ásia, onde são populares como kismish (sultanas), são adicionadas a diversas iguarias doces.
Também podem ser apreciados com outras frutas secas (damascos, tâmaras, ameixas) e nozes como amêndoas, caju, macadâmia, etc.
Uva Passa ou Uva-Passa
O correto é uva-passa com hífen, pois de acordo com a nova ortografia, o hífen sempre unirá palavras compostas que denominem espécies botânicas e zoológicas. Sendo assim, uva-passa usa hífen na grafia.
Quanto ao plural, o certo é uvas-passas. Pela regra, se uma palavra é formada por dois nomes, uva e passa, as duas adquirem a maneira do plural.
Contra Indicações das Uvas-Passas
Existem alguns fatores de risco no consumo excessivo de uvas-passas. Elas são bastante altas em calorias, o que pode engordar rapidamente, se não tiver cuidado.
As passas também possuem altos níveis de triglicerídeos devido ao alto teor de frutose (os triglicerídeos são subprodutos do corpo que metabolizam a frutose).
Níveis elevados de triglicerídeos podem aumentar suas chances de desenvolver diabetes, doenças cardíacas coronárias e câncer de fígado gordo. Se você tem outros fatores de risco, então tenha cuidado e não adicione muitas passas na sua dieta.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.