Benefícios da Tâmara para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
É sabido que, para manter nosso corpo funcionando de forma saudável, é necessário tomar se algumas atitudes, bem como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. Determinados alimentos auxiliam no equilíbrio do corpo e proporcionam uma vida mais saudável, evitando, assim, reações inesperadas.
Nessa perspectiva, uma fruta avermelhada e de polpa fibrosa pode acrescentar proteção e aumentar a sua imunidade: a tâmara.
O que é tâmara?
A tâmara é uma fruta originada da tamareira, um tipo de palmeira, que pode alcançar até 25 metros de altura. Essa fruta possui o nome científico Phoenix dactylifera L. e pertence à família Arecaceae (Palmae).
Essa fruta é muito nutritiva, haja vista a presença de proteínas, açúcar, vitamina C e minerais. Ainda que possua um alto teor de açúcar, a tâmara é rica em fibras, potássio, cobre e é altamente energética.
Pode ser consumida in natura e pode ser encontrada na versão “seca”, como as ameixas, por exemplo. Entretanto, dessa forma, algumas propriedades são perdidas.
Tâmara árvore
As tamareiras são conhecidas pelas doces frutas que produzem e que se formam em cachos distintos. Uma tamareira madura e estável é capaz de produzir, em média, de quarenta e cinco a noventa quilogramas de frutas anualmente. Em contrapartida, o rendimento pode variar conforme a idade da árvore e condições climáticas.
É importante ressaltar que o frio tem impacto negativo sob essa árvore. Tamareiras precisam de temperaturas superiores a -6 °C para prosperarem. Além disso, a fruta precisa de um ambiente seco com noites quentes.
Tamareiras gostam de água em abundância e precisam ser regadas regularmente durante os meses de verão para produzirem as frutas. A ação de regar deverá ser feita quando o solo estiver completamente seco. Essa prática evita infecções nas raízes, sobretudo quando localizada em regiões litorâneas com baixas temperaturas.
Áreas frias e com alto nível de umidade não são favoráveis para a plantação dessas árvores. Entretanto, em áreas que possuam um clima mediterrâneo e influência costeira leve, as árvores terão um ótimo desenvolvimento.
Quanto tempo leva para produzir a tâmara?
As primeiras safras, que são produzidas quando as árvores atingem entre os cinco e oito anos, podem pesar até dez quilogramas. O ápice da produção ocorre quando estão entre os trinta e trinta e cinco anos, tendendo a declinar após os sessenta anos. Essas árvores chegam ao fim da vida reprodutiva por volta de oitenta anos. Nesse período, a produção cai exponencialmente ou deixa de existir.
Tâmara fruta origem
Essa fruta é oriunda de regiões áridas e semiáridas do Oriente Médio. Começou a ser citada no Brasil por volta de 1950, quando não havia cultivo comercial.
A tâmara é hermafrodita, haja vista a presença de brotos femininos e masculinos.
A árvore possui raízes profundas e finas, que são responsáveis por absorver água e nutrientes para a planta.
Propriedades da tâmara
Tâmaras são ricas em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro. Além de contar com a presença de vitaminas A, B, B5 e C, possuem efeito tranquilizante e laxativo.
O consumo pode auxiliar nos casos de anemia, visto a quantidade de ferro. Adicionalmente, a vitamina C presente nas tâmaras ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e retarda o aparecimento de rugas.
Acrescenta-se que o consumo regular pode ser reconhecido como medicina alternativa, visto que melhora a visão, olfato e a audição.
Restrições da tâmara
O consumo de tâmaras para as pessoas que estão em tratamento de depressão ou pressão alta requer cuidados, visto que substâncias presentes na medicação podem elevar a pressão arterial e/ou causar outros danos.
Benefícios da tâmara
Observe abaixo alguns dos benefícios da tâmara:
- Auxilia no tratamento da anemia
Sabe-se que a anemia é uma das consequências de dietas sem supervisão médica. Isso acontece porque grande parte das pessoas retira nutrientes necessários do cardápio, como o ferro, por exemplo. Nessa perspectiva, a tâmara contém níveis significativos de ferro, logo, essa fruta pode auxiliar no tratamento.
- Fortalece os ossos
Há quantidades significativas de minerais encontrados na tâmara. Dessa forma, elas contribuem generosamente para o fortalecimento dos ossos e prevenção de algumas doenças, como a osteoporose, por exemplo. Além disso, fortalece todo o corpo, sobretudo quando indivíduos atingem uma faixa etária avançada, quando os ossos se enfraquecem naturalmente.
- Reduz a constipação
Tendo em vista que essa fruta é rica em fibras, contribui exponencialmente para o trato intestinal, que por sua vez reduz o risco de câncer do cólon e hemorroidas. Acrescenta-se que o potássio, também presente na fruta, pode agir contra diarreias.
- Fornece energia
Como as tâmaras são ricas em açúcares naturais, pode ser o lanche ideal para as pessoas que estão precisando de energia, sem mencionar que aumenta a força e diminui a sensação de cansaço, muito comum entre os adeptos de atividades físicas.
- Reduz a pressão arterial
Pesquisas demonstram que tâmaras podem reduzir até 9% os riscos de AVC. Ademais, consumir essa fruta, ao menos por duas vezes por semana, reduz os níveis de colesterol LDL, que contribui para ataques cardíacos. Diante disso, pode-se observar que o consumo favorece a saúde do coração.
- Efeito anti-inflamatório
Tâmaras são ricas em um mineral muito conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios: o magnésio. Nesse sentido, ao incluir essa fruta na alimentação, segundo estudos feitos, pode-se reduzir a incidência de doença de Alzheimer e artrite, por exemplo.
- Alergias
O enxofre orgânico é outro elemento presente na tâmara. O consumo pode reduzir os impactos de rinite alérgica sazonal e aumentar a imunidade do corpo.
- Auxilia na dieta
Embora as tâmaras sejam ricas em açúcar, quando consumidas moderadamente, podem trazer benefícios ao plano alimentar e fornecer nutrientes ao organismo.
Além disso, essa fruta é indicada para construção e fortalecimentos de peso.
Variedades da tâmara
Quando atingem o estágio final de amadurecimento, o grau de umidade e teores de açúcares solúveis permitem classificar as tâmaras em três categorias, sejam elas: tâmaras moles, semi secas e secas.
Como a tâmara tem cerca de 70% de seu peso constituído de açúcar, é uma das mais calóricas. Ao mesmo tempo, são extremamente nutritivas.
Tâmara fruta preço
Tâmaras podem ser adquiridas em hipermercados, hortifrutigranjeiros e até mesmo na internet. Como a colheita é feita em cachos, podem ser comercializadas dessa maneira, por unidade e, ainda, com ou sem caroço.
Os valores podem variar entre R$ 10 e R$ 55. Caso a compra seja efetuada pela internet, deve-se colocar o CEP no local indicado para calcular o frete e as condições de entrega. Recomenda-se que, após o recebimento, o armazenamento seja em local fresco e seco.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Coco
Benefícios e Propriedades do Caju
Benefícios e Propriedades da Noz
Benefícios e Propriedades do Damasco
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades do Caqui
Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico
Benefícios e Propriedades da Pitaya
Benefícios e Propriedades da Manga
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.