Benefícios da Goji Berry para a saúde

As Goji Berries (Bagas de Goji) são pequenas frutas vermelhas que se originaram no sul da Ásia. Elas vêm de uma planta conhecida como Lycium Barbarum ou Lycium Chinense e possuem vários benefícios se introduzidas na nossa alimentação do dia a dia.

A Goji Berry, antes da sua popularidade mundial, já era muito comum em países como Coréia, Japão e Vietnã, bastante usada como ingrediente, tempero e até mesmo para medicina. Desde 2000, aproximadamente, após adotado esse nome, a fruta Goji Berry, tem provado ter muitos benefícios para nossa saúde, assim como passou a se tornar comum no Ocidente, sendo indicado como alimento saudável e medicinal.

Conforme a fruta se tornava popular no mercado, sendo chamada até mesmo de “superfruta”, houve boatos de que um homem chinês chamado Li Qing Yuen a consumia diariamente. Foi afirmado por alguns que o homem viveu por muito mais tempo do que o normal para um ser humano, dito também que a fruta goji tinha propriedades anticâncer.

goji berry propriedades

Devido aos vários efeitos reivindicados pela medicina tradicional, houve consideráveis pesquisas para investigar possíveis usos medicinais sobre as substâncias contidas na fruta. A composição dos frutos, sementes, raízes e outras partes foram analisadas em detalhes. No entanto, se bem conservado, a goji berry pode ser considerada uma fruta realmente poderosa.

As goji berries são bagas vermelhas cultivadas no sul da Ásia, nas montanhas do Tibet. No Brasil, são encontradas já desidratadas, vendidas principalmente em lojas de produtos naturais. Essa poderosa fruta está até em cardápios de muitas pessoas famosas que conheceram o seu poder energético. Energia, emagrecimento, rejuvenescimento, são apenas alguns dos fatores mais relevantes sobre os benefícios da goji berry.

O arbusto da fruta goji pode atingir entre 2 e 3 metros de comprimento e meio metro de espessura, possuindo galhos com espinhos, folhas longas e ligeiramente ásperas. Suas flores podem ser de cor violeta ou rosa. A goji berry é uma baga carnosa de cor vermelha, mas também pode conter uma cor mais alaranjada.

Agora que você já sabe o que é uma goji berry, continue lendo para saber tudo sobre a fruta e seus vários benefícios, e, então, colocá-la na alimentação do seu dia a dia!

Benefícios da Goji berry

A fruta goji contém nutrientes que combatem a oxidação das células, assim prevenindo diversas doenças. Alguns destes nutrientes são: Betacaroteno, Criptoxantina, Licopeno, Luteína e Zeaxantina.

As propriedades do goji berry, os antioxidantes, são os principais benefícios, pois eles são grandes aliados de uma vida saudável. Outros nutrientes da fruta que têm um papel importante na perda de peso e também no metabolismo são vitaminas como Tiamina B1, Riboflavina B2 e Piridoxina B6.

Essa poderosa fruta cítrica é fonte de aminoácidos, fibras alimentares e proteínas. Além disso, ela obtém muito mais vitamina C do que uma laranja. Entretanto, dados esses benefícios, também é importante afirmar que a Goji pode ser uma forte aliada à perda de peso, desde que se faça boas dietas e pratique exercícios, pois ela possui fibra e controle da glicemia. Mas também, por conter muita Vitamina C, pode haver oxidação de gordura corporal ao praticar exercícios, sejam de alta ou média intensidade. A goji berry é capaz de fornecer muita energia para a prática de exercícios físicos, ajudando a queimar muito mais gordura e, consequentemente, a perda de peso.

goji berry benefícios

Como se já não fosse o bastante, as goji berries ainda possuem nutrientes que ajudam no ganho de massa magra, sendo eles:

Potássio: ajuda no melhor funcionamento da glândula chamada Hipófise, sendo ela responsável pela produção do hormônio do crescimento.

Cromo: favorece a recuperação muscular e entrada de nutrientes nas células.

Glutamina: síntese de novas proteínas.

Arginina: liberação do hormônio do crescimento. A fruta também é capaz de melhorar a libido, combater celulites, melhorar a visão e o sistema imunológico! Nada mal, não? Acho que após conhecer os benefícios da fruta Goji Berry, você irá querer saber como consumi-la, certo? Então vamos lá!

Como consumir Goji berry:

O consumo dessa “superfruta” pode haver variações. Você pode consumir a fruta Goji normalmente, mas também pode ser em suco normal, suco detox, saladas (Goji deve ser de preferência polvilhada), chás e até mesmo com um aperitivo.

Para obter os benefícios da fruta Goji, o consumo de mais ou menos 30g ao dia já seria o suficiente. Já se quiser saber como tomar Goji berry, você pode consumir cerca de 125ml em suco, assim você tem uma boa dosagem e sem exageros de calorias. Além desses modos, você também pode adicionar Goji berries em seus lanches rápidos ou até mesmo em pré e pós-treinos, já que vimos que ela lhe proporciona mais energia e melhor recuperação dos músculos.

Goji berry ajuda a emagrecer?

Não há mais sombra de dúvidas. Sim, Goji berry ajuda a emagrecer! Além de seus benefícios para o emagrecimento, a fruta te ajuda a matar a vontade de comer doce! Isso mesmo! Se você é uma pessoa que gosta de um chocolate ou algo regado a açúcar, possui muitos desejos e praticamente não se controla, leve sempre algumas Goji berries com você e simplesmente mastigue-as. O desejo de consumir açúcar irá passar rapidamente.

Outra forma é que você pode acrescentá-las à sua dieta sem problemas, seja com cereais, granola, batidas e saladas. Fica uma delícia e funciona muito bem! A Goji berry seca barriga! Pesquisas mostram que, consumindo cerca de 125ml de suco da fruta durante duas semanas, já torna perceptível o resultado de diminuição de gordura localizada e circunferência da cintura.

goji berry

Lembrando que, com a sua poderosa Vitamina C, a fruta Goji ajuda a oxidar gorduras e secar a barriga! E não só também melhora o sistema imunológico como já foi citado, mas acredita-se que pode haver resultados de diminuição das celulites.

Onde comprar Goji berries?

As Goji berries podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, supermercados, feiras, e até mesmo na internet. Lembrando que no Brasil você só as encontra já desidratadas. Se deseja encontrar a fruta ainda natural, terá que procurar bem a fundo, pois há uma certa dificuldade para encontrá-la.

Goji berry em Cápsulas:

As Goji berries são encontradas em forma natural, diretamente da planta, desidratadas em loja de produtos naturais e também em forma de cápsulas. As cápsulas de Goji berry também oferecem vários benefícios para a nossa saúde. Forte em bons nutrientes como zinco e ferro, muita vitamina C e rica em proteínas.

Essas cápsulas também ajudam a aliviar a ansiedade e na redução de colesterol ruim. Além disso, é capaz de te deixar com mais energia e bom humor durante o dia. As Goji berries em cápsulas podem ajudar a equilibrar níveis hormonais e acelerar o seu metabolismo, graças ao equilíbrio de vitamina C que ele proporciona em nosso corpo. Mas não param por aí! Elas também podem ser usadas como tratamento de dores, inflamações, queimaduras e infecções na pele! Incrível, não é mesmo?

Como tomar Goji Berry Cápsulas?

Se você deseja consumir a Goji  berry cápsula, é recomendável primeiramente que você consulte um médico. As recomendações indicam que você tome uma dose, que fica entre 400mg e 600mg. Essa quantia se divide em duas ou três Goji berries cápsulas ao longo do dia.

O certo é ingerir sempre junto com algumas das suas principais refeições. Você pode encontrar as Goji cápsulas em farmácias, lojas de produtos naturais ou pela internet. Já fica a dica das principais marcas: Doce Erva, Tao das Ervas e Biovea. As cápsulas são muito ricas em várias vitaminas e minerais, o que as tornam uma fonte bem nutritiva de suplementação!

Considerações da Goji Berry:

Há evidências nos estudos de alguns benefícios para a saúde da fruta Goji. Seus suplementos podem apresentar perigos para algumas pessoas. Como a Goji Berry cápsula ajuda a afinar o sangue, isso pode ocasionar em aumento dos efeitos de remédios fortes anticoagulantes, o que pode causar hemorragia descontrolada.

É bom levar em conta que alguns benefícios não são tão claros quanto os principais já ditos, mesmo na medicina tradicional chinesa. Por isso a importância de consultar um médico para uma indicação mais adequada da quantidade de Goji berry que você pode ingerir. Os efeitos dos benefícios das cápsulas Goji berry dependem da sua ação antioxidante. Uma aplicação farmacológica é atribuída, o que explica o seu imonoestimulante adicional.

Estudos também indicam a Goji berry com adjuvante em tratamentos de câncer e doenças no fígado. Outras pesquisas mostram que os polissacarídeos da fruta Goji são capazes de induzir a maturação funcional de células dendríticas de uma forte imunogenicidade.

O uso de cápsulas ou extratos da Goji é contra-indicado para mulheres grávidas e crianças, pois estudos ainda não comprovaram alguma segurança nesses indivíduos. O consumo da fruta Goji berry na dieta do dia a dia proporciona excelentes efeitos, percebidos na pele e forma do corpo.

O combate ao envelhecimento é possível graças aos seus antioxidantes, que estimulam a renovação das células. Não obstante, as magníficas bagas da planta Lycium Barbarum também ajudam no emagrecimento dos consumidores. Os resultados podem ser percebidos em poucos meses, sem extremas necessidades de dietas, já que uma das suas principais propriedades está na aceleração do metabolismo do corpo. Lembre-se que, apesar dos citados benefícios da Goji berry, não importa se você quer incluir na dieta, preparar sucos, ingerir as cápsulas ou usar para cura, é muito importante que procure sempre prescrição médica.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Macadâmia

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades da Chia