Benefícios da Banana Prata para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A banana prata é uma das variantes da banana, uma fruta de origem asiática e que conquistou a mesa dos brasileiros, não à toa, nossa população come uma média de 31 kg desta fruta anualmente, bem acima da média mundial.
A banana prata tem nome cientifico semelhante ao da banana, por ser basicamente o mesmo fruto, logo, chama “musa”, pertencendo à família das “musaceae”. A banana prata tem o tamanho médio de 10 a 13 cm, sua casca é amarelada e a polpa é creme. Devido ao tamanho, a banana prata pode ser identificada por ser menor que a nanica, por exemplo. Além disso, a banana prata é mais reta do que a nanica, que tem uma polpa mais branca e é mais doce. Outra característica da banana prata é que sua casca possui cinco facetas. Além disso, ela costuma durar mais tempo do que as outras bananas.
As propriedades da banana prata
A banana prata possui propriedades diversificadas para o organismo, sendo muito rica em nutrientes que são importantes em diversos aspectos, como na prevenção de doenças cardiovasculares, na melhor regulagem do metabolismo e, consequentemente, em um funcionamento do sistema digestivo mais satisfatório.
Quantas calorias têm uma banana prata? Bem, ao contrário da banana nanica, ela é muito menos calórica: uma banana prata média tem cerca de 39 calorias, o que não chega a corresponder a 2% do necessário para uma dieta diária. Ou seja, além de ser positiva para o organismo, ela engorda bem menos na comparação com as outras, mas desde que seja ingerida sem exageros.
Confira abaixo todos os detalhes da tabela nutricional de uma banana prata média:
Tabela nutricional | % VD (*) | |
Calorias | 39,6 kcal | 1,98% |
Carboidratos | 9,12 g | 3,04% |
Proteínas | 0,52 g | 0,69% |
Gorduras totais | 0,12 g | 0,22% |
Gorduras saturadas | 0 g | 0% |
Fibra alimentar | 0,8 g | 3,2% |
Sódio | 0 mg | 0% |
Além das propriedades indicadas na tabela nutricional, a banana prata carrega ainda vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, e minerais como magnésio, cobre, manganês, potássio, cálcio, ferro e ácido fólico, que são essenciais para a saúde.
Benefícios da banana prata
Agora que você já viu as propriedades da banana prata, é importante conhecer os benefícios da banana prata na saúde das pessoas. Pelo fato de a banana prata ter poucas calorias e ser menos propensa ao ganho de peso, ela pode ser inserida na dieta de quem busca emagrecer, pois ela também ajuda ao dar energia para a prática dos exercícios físicos necessários para ajudar você a ficar em forma, além, claro, de dar mais ânimo para as tarefas do dia a dia.
Os minerais presentes na banana prata mencionados no item anterior proporcionam diversos benefícios para quem consome a fruta regularmente. O potássio, por exemplo, ajuda a aliviar as tensões, sendo importante para combater o estresse. Além disso, ele faz bem ao coração, fortalece os ossos e pode até aliviar dores de cabeça. Outro exemplo é a presença do ferro e do ácido fólico, essenciais para o combate da anemia.
Banana prata prende o intestino?
Uma dúvida muito comum é se a banana prata prende o intestino. Apesar de ser um tema bem difundido por aí, nutricionistas refutam essa ideia e afirmam que o consumo de banana prata não “prende” o intestino. Porém, há que se ressaltar que o consumo regular de banana prata pode vir a ser prejudicial para os bebês. Ou seja, não precisa privar os pequenos da banana prata, basta não dar todos os dias.
Outra forma de evitar tal problema é comer a banana amassada junto com alguns cereais que sejam ricos em fibras, como a linhaça e a aveia. A combinação dessas fibras com a banana vai oferecer ainda mais nutrientes para o seu organismo, ao mesmo tempo em que ajudará na digestão, mantendo um bom funcionamento do intestino.
Receitas com banana prata
Com a banana prata dá para fazer receitas diversas e bastante saborosas. Como exemplo, apresentamos duas receitas que vão deixar você com água na boca: torta de banana prata e doce e banana prata. Vamos lá!
Torta de banana prata
A receita desta deliciosa torta de banana prata rende 20 porções e o seu tempo de preparo é de cerca de uma hora.
Ingredientes
- 12 bananas prata;
- 3 xícaras de açúcar;
- 1 margarina de 250 g;
- 3 ovos;
- 4 xícaras de farinha de trigo com fermento;
- 1 xícara de leite.
Modo de Preparo
Leve uma xícara de açúcar para uma panela e faça uma calda com ele. Coloque a calda em uma fôrma de tamanho regular. Em seguida, adicione margarina na borda do refratário para o bolo não grudar. Corte as bananas ao meio e coloque-as na fôrma. Bata o restante do açúcar com a margarina e os ovos. Na sequência, acrescente a farinha e o leite. Coloque esta mistura em cima das bananas e leve o refratário ao forno médio, pré-aquecido, por mais ou menos 40 minutos, ou até que o bolo doure.
Doce de banana prata
Quer saber como fazer doce de banana prata? Então acompanhe a receita abaixo, que é muito fácil de se fazer e fica uma delícia!
Ingredientes
- 7 bananas prata bem maduras;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher rasa (sobremesa) de canela em pó;
- 4 cravos.
Modo de Preparo
Comece amassando todas as bananas com um garfo. Reserve. Logo depois, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo lentamente até que ele se transforme em caramelo. Jogue as bananas amassadas na panela e mexa bastante. Em seguida, acrescente a canela e o cravo. Continue mexendo até que o doce comece a se desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e leve o doce para uma tigela. Espere esfriar e sirva, ou guarde em compotas, se preferir, elas podem durar até sete dias na geladeira.
Artigos Relacionados:
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades da Banana Nanica ou Banana D´água
Benefícios e Propriedades da Banana da Terra
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.