Benefícios da Atemoia para a saúde

Você já ouviu falar sobre a atemoia? Ela é uma fruta que vem aos poucos se tornando popular aqui no Brasil e ganhando muitos adeptos de seu consumo. Essa curiosa fruta surgiu como resultado do cruzamento entre outras duas frutas bem populares em nosso país, a cherimoia e a fruta do conde, apresentando, assim, uma aparência muito semelhante a elas.

Benefícios da Atemoia para a saúde

De tamanho médio, a fruta possui uma casca de cor verde e polpa amarelada com sementes pretas. É caracterizada por um sabor bem marcante, adocicado e de grande suculência.

Além disso, por chamar muita atenção tanto pelo seu nome, quanto pela sua aparência, a atemoia é uma fruta que vem despertando grande interesse não somente pelos fatos já citados acima, mas também pelo sabor e pelos inúmeros benefícios que pode oferecer à nossa saúde. Mas, afinal, pra que serve a fruta atemoia?

Conheça mais sobre as propriedades da atemoia

Como dissemos anteriormente, essa fruta vem despertando um enorme interesse, não só dos consumidores, mas também da comunidade científica. Isso porque a atemoia é uma fruta que, comprovadamente, pode trazer enormes benefícios à sua saúde.

Estudos já apontaram que, não só a polpa, mas principalmente sua casca, é riquíssima em compostos fenólicos, que são nada mais nada menos que uma classe de antioxidantes não enzimáticos, responsáveis por combater os chamados radicais livres.

Além disso, foi comprovado que a atemoia é uma fruta que possui altos níveis de potássio, bem parecidos com o que encontramos em frutas bem conhecidas da população brasileira, como a banana, por exemplo. Esta propriedade da atemoia faz com que essa fruta desempenhe grande função e auxílio na melhora na contração muscular.

Outro grande benefício da atemoia para a sua saúde está ligada diretamente à grande concentração de cobre que essa fruta possui, ajudando não somente na reabsorção de ferro, mas também na formação de algumas enzimas importantes que auxiliam no funcionamento do nosso organismo.

Quais são os principais benefícios da atemoia para a sua saúde?

As propriedades da atemoia fazem com que essa fruta seja uma grande aliada na prevenção de diversas doenças que trazem consigo grande índice de mortalidade. Além disso, seus diversos compostos também podem ajudar positivamente na manutenção de uma aparência mais jovem e saudável. Entre os diversos benefícios de sua ingestão podemos citar:

  • Prevenção do câncer – Devido à grande quantidade de antioxidantes que essa fruta possui, ela ficou conhecida por auxiliar de forma eficaz na prevenção de vários tipos de câncer;
  • Hipertensão – O potássio é conhecido por ajudar na função muscular, mas, o que muita gente não sabe, é que ele é um poderoso vasodilatador, fazendo com que se torne um agente poderoso para ajudar no controle eficaz da hipertensão arterial;
  • Problemas intestinais, nunca mais! – Além de todos os benefícios já citados, a atemoia é uma fruta que é responsável por melhorar e muito o funcionamento do intestino devido à grande quantidade de fibras que a mesma possui;
  • Fortalecimento de unhas, cabelos e combate ao envelhecimento – A combinação de compostos fenólicos, cobre, potássio, vitamina C e antioxidantes com certeza serão um combo eficiente de beleza para você que sempre se preocupa com a saúde e aparência de sua pele.

Por ser uma fruta cuja popularidade tem aumentado recentemente, vários estudos para descobrir seus diversos benefícios ainda estão sendo realizados. Sendo assim, o melhor é não perder tempo e começar a usufruir dessas maravilhosas propriedades o quanto antes!

A pergunta que não quer calar: comer atemoia engorda?

Mesmo com os inúmeros benefícios já citados acima, é inevitável que a grande maioria das pessoas, principalmente as que estão interessadas em uma dieta mais saudável focada na perda de peso, tenham interesse em saber se a atemoia é uma fruta calórica ou não.

Embora essa fruta seja um pouco calórica (cerca de 97 calorias por porção), possui grande teor de gorduras consideradas benéficas à nossa saúde, além de, é claro, possuir todas as propriedades citadas acima, o que faz com que seu consumo regular seja super indicado, até mesmo para quem está em fase de reeducação alimentar.

Onde posso encontrar e como plantar atemoia?

Embora tenha chegado no Brasil em meados da década de 1950, a atemoia ainda é desconhecida por grande parte dos brasileiros, seja pelo fato de ser confundida com a fruta do conde, seja por não ser muito comum em algumas regiões do país. Porém, em alguns mercados e varejões, é possível encontrar a fruta disponível para venda.

Por possuir sementes razoavelmente grandes e em grande número, há quem pense que a maneira mais fácil de obter um pé de atemoia seja através de sua semeadura, porém esta prática pode dar origem a variações inesperadas e indesejadas da fruta.

Para um melhor aproveitamento, recomenda-se fortemente que o plantio seja feito através de mudas. Além de possuir um desenvolvimento relativamente rápido, a atemoia é uma fruta típica do período do outono.

Quais são as formas de consumo da atemoia?

A atemoia é uma fruta que, devido à sua grande diversidade de uso, consegue agradar uma enorme quantidade de pessoas dos mais variados gostos. Para aqueles que possuem preferência por uma alimentação mais natural, com foco em preservar todas as propriedades que os compostos dessa fruta podem oferecer, o mais indicado talvez seja o seu consumo in natura.

Agora, se você é do tipo de pessoa que gosta consumir frutas de mais variadas formas, fique sabendo que é possível consumir a atemoia em forma de suco, vitaminas, licores e também sorvetes.

Além do mais, você se lembra que no início do artigo nós trouxemos que a casca da atemoia é a parte da fruta mais rica em propriedades benéficas a saúde? Pois bem, saiba que é possível fazer um bom aproveito da mesma em forma de geleias, doces e até mesmo compotas. Ou seja, com a atemoia não há desperdício! Você consegue realmente aproveitar todas as partes da fruta e também seus compostos de forma integral.